A cidade de Seattle guarda em sua caixinha de surpresas os maiores fãs do rock and roll, além de uma tecnologia de ponta que lembra uma série de ficção científica!

A cidade de Seattle se destaca pela modernidade tecnológica e investimento em inovação que impressiona todos que fazem intercâmbio em Seattle ou vão a outras finalidades.

Dessa forma, a cidade de Seattle é sede de grandes empresas de TI, varejo e redes sociais, sendo considerada pela BBC “o segundo vale do silício americano”. 

Não podemos esquecer de mencionar também que a cidade é cenário da famosa série americana Grey ‘s Anatomy. Assista alguns episódios e se apaixonará por ela e por Seattle!

Nesse texto, você encontrará um guia completo a respeito da cidade, como o que fazer em Seattle, como é o clima de Seattle etc.

Afinal, onde fica Seattle?

Se você chegou até aqui, pode estar procurando mais informações para embarcar em um intercâmbio em Seattle, mas também pode não saber nada sobre ela.

Portanto, o primeiro passo é entendermos onde fica Seattle! A cidade fica no estado de Washington, a capital dos Estados Unidos. 

É a maior da região Noroeste Pacífico e da costa oeste ao norte de São Francisco (situada na Califórnia), sendo uma das que mais crescem nos EUA.

Assim como Roma, a cidade de Seattle fica localizada em cima de sete colinas, fazendo com que seu relevo seja cheio de montanhas. 

Além disso, a cidade de Seattle também é cercada de mares, rios, lagos e florestas, fazendo parte de uma enseada chamada Puget Sound.

Por isso, a região é conhecida por ser propícia a esportes de todos os tipos, como:

  • Mountain Bike;
  • Iatismo;
  • Ciclismo;
  • Esqui;
  • Caminhadas;
  • Outros.

Veja onde fica Seattle no mapa: 

Um pouco mais sobre a cidade de Seattle

Não importa se você já a conhece ou está tendo contato pela primeira vez: a cidade de Seattle sempre tem uma forma de nos surpreender!

Você conseguirá entender isso ao ler um pouco mais abaixo sobre sua poderosa economia local e a incrível qualidade de vida oferecida por lá.

Aqui vai um spoiler: que tal tomar um café na própria sede da Starbucks?!

Economia

Como dissemos anteriormente, a cidade de Seattle é considerada o “segundo vale do silício americano”. Isso porque ela é simplesmente a 11ª maior economia dos EUA.

Possui um Porto Marítimo que atua como um portal para seu comércio com locais como Ásia e cruzeiros para o Alasca. Esse é considerado o 8º maior porto dos EUA.

E não para por aí! A cidade de Seattle é responsável por sediar 5 das maiores empresas de todo os Estados Unidos. Confira:

  1. Starbucks 
  2. Amazon
  3. Nordstrom
  4. Expeditors International de Washington
  5. Weyerhaeuser

Além disso, abriga diversas empresas do tipo start-up nas áreas de tecnologia da informação, tecnologia limpa e construções verdes.

Por aí, já conseguimos imaginar como deve ser a qualidade de vida por lá. A cidade de Seattle, sem dúvida, tem como prioridade ações voltadas à sustentabilidade garantindo o bem-estar dos seus cidadãos.

Qualidade de vida e infraestrutura

Se você está pensando em fazer um intercâmbio em Seattle ou até mesmo uma viagem por lazer, certamente ficará encantando com o estilo de vida por lá.

Antes de qualquer coisa, um assunto que preocupa muitos intercambistas e viajantes é o índice de criminalidade dos destinos escolhidos.

E quanto a isso, se a cidade de Seattle for sua escolha, não precisa se preocupar! Segundo o site Numbeo, ela faz parte das 350 cidades mais seguras do mundo.

Em relação à saúde, a Universidade de Washington é uma das líderes americanas no que diz respeito à pesquisa médica. 

Além disso, conta com três grandes centros médicos e um hospital pediátrico que é referência em toda localidade subjacente.

Outro serviço de referência é o transporte público. Lá é oferecido aos cidadãos e visitantes uma grande rede de metrôs e rodovias amplas em perfeito estado.

Clima de Seattle

O clima na cidade de Seattle é temperado marítimo, oscilando entre quentes e secas e frias e úmidas. Confira as médias das temperaturas para cada estação do ano:

  • Primavera: 10 a 18°C;
  • Verão: 13° a 23°C;
  • Outono: 6° a 12°C;
  • Inverno: média de 2° a 11°C.

Provavelmente se você já andou pesquisando, deve ter visto chove muito em Seattle. 

Apesar de não ser 100% mentira, devemos levar em consideração que isso é uma comparação com outras cidades subjacentes a ela.

E essa chuva, na verdade, é algo parecido com uma garoa. Então não se preocupe, isso não vai estragar seus planos!

O que fazer em Seattle: confira! 

Chegamos ao tópico que todos amam: pontos turísticos, passeios, diversão e mais. Essa é uma das melhores formas de planejar uma viagem e se sentir mais perto do seu destino.

Aliás, se você já viu onde fica Seattle, percebeu que o que não falta na cidade de Seattle são atrações. Afinal, o turismo é uma das fontes de economia local e é muito valorizada.

Se fizer intercâmbio em Seattle, terá tempo para aproveitar tudo: restaurantes prestigiados, parques naturais com cadeias montanhosas, museus etc.

Dê uma olhada na lista dos seus 10 principais pontos turísticos da cidade de Seattle:

  1. Pike Place Market
  2. Gum Wall
  3. Ballard
  4. Space Needle
  5. Seattle Waterfront
  6. Seattle Aquarium
  7. Museu de Arte de Seattle
  8. Columbia Center
  9. Pioneer Square
  10. Museu do Voo em Seattle

Pike Place Market

Esse é um dos pontos turísticos mais conhecidos e atrativos da cidade de Seattle. O Pike Place Market é uma espécie de mercado de rua e pasmem: ele existe desde 1907!

Andando por lá, você certamente enfrentará uma aglomeração de pessoas:quem está fazendo intercâmbio em Seattle, cidadãos, comerciantes, turistas etc.

Existem mais de 180 comerciantes no Pike Place Market vendendo de tudo, como caranguejos gigantes, flores exóticas e muito mais.

Para os fãs de desenhos, aqui vai uma ótima notícia: você também encontrará a famosa loja de quadrinhos “Golden Age Collectables”, considerada a pioneira nos Estados Unidos.

Outra coisa bem legal a respeito do mercado, é o espaço subterrâneo, onde também há diversas lojas com produtos interessantes, como antiguidades.

Ah! Não podemos esquecer de te dar uma dica: muito cuidado ao andar pelas suas ruas. Os comerciantes têm costume de brincar arremessando salmões de um lado para o outro!

Gum Wall

Traduzindo o inglês, o segundo ponto turístico sobre o qual falaremos é a “Parede de chicletes”. Isso mesmo! Essa é uma das coisas de o que fazer em Seattle.

A Gum Wall acabou se tornando uma atração para quem vai visitar a cidade de Seattle. Lá, as pessoas mascam seu chiclete e colam nessa parede junto a milhares de outros.

Ela fica sob o Pike Place Market, então se você estiver fazendo um planejamento de viagem, pode conhecer os dois no mesmo dia!

Ballard 

Esse é o nome do bairro mais “natureba” da cidade de Seattle. Se você é vegetariano, vegano ou só curte produtos orgânicos e naturais, não deixe de visitar.

No bairro Ballard há vários restaurantes voltados a esse tipo de culinária. Na pizzaria Stoneburner, por exemplo, os ingredientes são todos frescos e locais.

Inclusive, esses são adquiridos em uma feirinha que ocorre no próprio Ballard aos domingos.

Confira as dicas do que fazer no bairro:

  • Pizzaria Stoneburner
  • Art Walk
  • Hot Cakes Molten Chocolate Cakery 
  • Sorveteria Full Tilt

Space Needle

Já pensou poder observar toda a cidade de Seattle há 184 metros de altura?! Isso é possível no Space Needle, um mirante com uma vista indescritível.

Aliás, não só a vista lhe trará essas sensações diferenciadas. A subida até lá também é emocionante: o elevador é capaz de percorrer o percurso em apenas 40 segundos!

Se sua viagem estiver programada para épocas de nevasca (consulte o tópico do clima de Seattle), ainda poderá viver a experiência de ver a neve subindo em vez de caindo.

Isso porque a neve cai em aproximadamente 5 km/h, enquanto o elevador sobe a 16 km/h. Incrível!

Seattle Waterfront

Esse é outro bairro que vale a pena ser incluído na lista de passeios para fazer na cidade de Seattle. A área possui píeres animados, restaurantes conhecidos pelos seus frutos do mar e muito mais.

Além disso, há uma atração chamada Seattle Great Wheel, que consiste em uma roda gigante, onde é possível ter uma vista panorâmica de onde fica Seattle.

Seattle Aquarium

O Seattle Aquarium é um dos passeios que não pode ser deixado de lado na viagem até a cidade, principalmente se você estiver indo com crianças para lazer.

Trata-se daqueles mega aquários onde é possível interagir com os animais aquáticos presentes. Entre eles, tem os ouriços do mar e peixes baiacu.

O local é conhecido por não ser grande e por isso é bem organizado. A variedade de animais é enorme e na saída, você ainda se depara com uma bela vista para o Seattle Great Wheel.

Museu de Arte de Seattle

Engana-se quem acha que a cidade de Seattle é voltada apenas à tecnologia, a educação – por isso vale a pena fazer intercâmbio em Seattle – e a arte também estão presentes na região.

Uma prova disso é o sétimo ponto turístico selecionado por nós: o Museu de Arte de Seattle ou SAM (Seattle Art Museum).

O local também não é tão grande, mas oferece uma coleção de artes de diversas culturas, tanto dos EUA, quanto do mundo, reunidas em um só lugar, como africana, egípcia, islâmica, europeia etc.

Desde sua construção, em 1933, o Museu passou por algumas obras. Até que finalmente em 2007, após uma expansão, ele foi dividido em três unidades:

  • Museu de Arte de Seattle (o principal e que vale mais a pena conhecer);
  • Museu de Arte Asiática;
  • Olympic Sculpture Park.

Resumindo, se você é daqueles que se interessa por arte, mas não gosta de ficar horas em um museu, essa é uma das coisas para colocar na sua lista de “o que fazer em Seattle”. 

Columbia Center

O Columbia Center já foi chamado Bank of America Tower e é considerado um dos maiores arranha-céus do mundo

Foi construído em 1983 na cidade de Seattle e possui nada mais nada menos do que 283 metros de altura e 76 andares. A entrada para admirar tudo lá do alto é $14.

Quem já foi afirma que a vista é tão linda tanto de dia quanto de noite. Além disso, o pôr do sol é de tirar o fôlego. Confira como estará o clima de Seattle nesse dia para não perdê-lo!

Pioneer Square

Esse bairro vale a pena conhecer através de caminhada. O lugar oferece desde galerias com exposições de arte e cafeterias aconchegantes até rede de passagens subterrâneas.

As ruas parecem cenário de um filme de romance com flores coloridas invadindo as ruas e construções antigas, mas cheias de restaurantes e bares modernos.

A rede de passagens subterrâneas e porões é muito conhecida pela maioria dos turistas e recebe o nome de Seattle Underground.

Museu do Voo na cidade de Seattle

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nesse nome, mas se já ouviu Museu da Boeing ou Museu da Aviação em Seattle, saiba que são a mesma coisa.

Você pode estar pensando “Ah, é só mais um museu de avião”, mas não! Ele tem alguns diferenciais que te fará enxergá-lo com outros olhos.

Primeiramente, este é o maior museu aeroespacial privado do mundo! Ele conta toda a história da aviação e da gigante Boeing.

Inclusive, para quem gosta de história, o Museu do Voo também mostra os modelos lançados pela Boeing que fizeram uma revolução no meio comercial e militar.

Provavelmente a parte mais incrível desse passeio para quem é leigo no assunto será observar o primeiro avião presidencial a jato dos EUA. 

Isso mesmo! Ele está lá exposto para quem deseja explorar a cidade de Seattle e conhecer um pouco mais dessa história.

Intercâmbio em Seattle

Agora que vimos mais de perto os pontos turísticos e passeios na cidade de Seattle, é quase impossível dizer que não está apaixonado, certo?!

Infelizmente, normalmente as viagens não duram tempo suficiente para conhecermos todos eles. Mas isso pode ser facilmente resolvido caso opte por realizar um intercâmbio por lá.

As opções de cursos oferecidas pela IE são:

  • Curso de inglês
  • High school
  • Graduação
  • Pós-graduação

Além disso, você também pode optar por participar do programa “Work Experience”, que como o próprio nome diz, é uma experiência de trabalho no exterior.

São diversos tipos de emprego oferecidos aos brasileiros que desejam se aventurar nesse programa:

  • Garçom/garçonete;
  • Recepcionista de hotel;
  • Barman/bargirl;
  • Cleaner;
  • Outros.

Parece um sonho, mas é real: você pode conhecer todos os pontos turísticos do local onde fica Seattle e ainda voltar com conhecimento e um dinheiro a mais para casa!


Cidade de Seattle e o café

Uma coisa é certa: se você é um amante de café não pode deixar de visitar as cafeterias de Seattle e tudo que envolve o tema por lá.

Uma curiosidade sobre a cidade é que ela possui a maior concentração de cafeterias por habitantes em todo EUA! Estima-se que há cerca de 2,5 cafés para cada 1.000 habitantes.

Não é à toa que, como já mencionado, a sede da Starbucks esteja por lá. Inclusive, é possível observar a fachada original da loja.

Outras duas marcas  de café super conhecidas e prestigiadas pelos habitantes são a Seattle’s Best e Tully’s.

A cidade ainda conta com lojas especializadas na torrefação do grão, chamadas Victrola Coffee e a Cloud City Coffee. 

Esse é o lugar perfeito para você degustar um café enquanto caminha pelas ruas da cidade em direção ao curso de inglês, work experience ou universidade.

Custo de vida em Seattle

Essa é a parte do texto que foi pensada em você, que finalmente decidiu tirar o sonho do papel e fazer um intercâmbio em Seattle.

Como a maior parte dos programas tem um período mais extenso do que viagens a lazer, você precisará investir em restaurantes, mercado, transportes e outras utilidades.

Para se organizar e planejar um orçamento seguro para sua viagem, confira alguns valores disponibilizados pelo site Numbeo.

Alimentação

  • Refeição para 1 pessoa em restaurante barato: $20,00 
  • Refeição para 2 pessoas em restaurante de nível médio: $88,50
  • Combo no Mc Donald’s: $10,00
  • Leite (1 litro): $0,97 
  • Pão Branco (500g): $3,70
  • Arroz (1kg): $4,65
  • Ovos (12): $3,47
  • Queijo Local (1kg): $16,86
  • Filé de Frango (1 kg): $12,25
  • Carne (1kg): $15,39
  • Maçãs (1 kg): $5,13
  • Banana (1kg): $2,25
  • Laranjas (1kg): $5,12
  • Tomate (1kg): $5,77
  • Batata (1kg): $2,74
  • Cebola (1kg): $2,85
  • Alface: $2,23
  • Água (garrafa de 1,5 litro): $2,22

Transportes

  • Passagem de ida (transporte local): $2,75
  • Passe Mensal: $99,00
  • Partida do Táxi:$3,00
  • Corrida de taxi (1km): $1,68
  • Táxi (1 hora de espera): $30,00

Outros valores

  • Mensalidade na academia: $53,52
  • Ingresso para o cinema: $14,00
  • 1 par de jeans (Levis ou similar): $49,70
  • 1 par de tênis Nike: $86,21

Vale mesmo a pena conhecer a cidade de Seattle?

Agora que você já viu onde fica Seattle, o que fazer em Seattle, como é o clima de Seattle etc, responda mentalmente: 

Seria um desperdício investir tempo para estudar e conhecer a cidade? Não, certo?!

Aliás, toda experiência no exterior é válida. Ter a chance de conviver com culturas e realidades diferentes das nossas, nos dá outra perspectiva de vida.

Lá, você terá a oportunidade de conviver não só com os americanos, mas com outros alunos de diversas nacionalidades que também vão fazer intercâmbio.

Por isso, não espere mais para experimentar os deliciosos frutos do mar e conhecer a cidade de Seattle. Entre em contato conosco e conheça nossos programas de intercâmbio!