Como estudar nos EUA: 7 passos para estudar no exterior

Entenda quais os principais passos de como estudar nos EUA e tudo o que você precisa saber sobre o intercâmbio nos Estados Unidos.
Compartilhe:

Se o seu sonho é morar em um dos destinos mais procurados para intercâmbio no exterior mas ainda tem muitas dúvidas sobre onde e como estudar nos EUA, continue por aqui.

Nosso post de hoje vai te apresentar os 7 passos principais de como estudar nos EUA, além dos melhores destinos e tipos de intercâmbio nos Estados Unidos.

Você vai entender tudo o que é preciso e sobre o processo como estudar nos EUA, de uma forma bem fácil e simples para você entender.

7 passos como estudar nos EUA: entenda o processo

Estudar inglês nos EUA
  1. Definir seus objetivos pessoais e profissionais
  2. Planejar a parte financeira e a disponibilidade de tempo
  3. Contactar uma agência de intercâmbio especializada
  4. Decidir o tipo de intercâmbio e o destino
  5. Preparar a documentação necessária
  6. Tirar o visto de estudante
  7. Confirmar o programa, serviços, passagem, acomodação

Definir seus objetivos pessoais e profissionais

Antes de mais nada, para entender como estudar nos EUA, é importante saber que a decisão de passar um tempo fora do Brasil, longe da família e dos amigos vai exigir de você muita coragem e determinação!

Por isso, é fundamental que você esteja bem seguro e confiante dos seus objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional.

Além de conhecer bem e entender as suas preferências pessoais e o seu perfil de estudante, ou seja, pergunte a si mesmo: 

  • Eu prefiro calor ou frio, praia ou montanha, sol ou neve?
  • Gosto de cidades maiores, ou prefiro aquelas pequenas e mais acolhedoras?
  • Quanto tempo eu consigo ficar longe da família e amigos?
  • Consigo estudar sozinho ou prefiro estar em grupo?  
  • O que eu quero: Estudar inglês nos EUA, fazer High School ou entrar em uma universidade americana?

Assim, a partir das respostas e sabendo o que realmente quer, pode passar para o passo seguinte que é o planejamento financeiro e de tempo.

Planejar a parte financeira e a disponibilidade de tempo

Esta é uma das fases mais importantes do processo de como estudar nos EUA.

Isto porque toda a organização do intercâmbio nos Estados Unidos vai depender de duas coisas: tempo disponível e possibilidade de investimento.

É importante conhecer o tempo disponível que você tem – 1 semana, 1 mês (férias), 3 meses, 6 meses ou até mais – para te orientar a definir o tipo de programa nos Estados Unidos.

Por exemplo: para a graduação em uma universidade americana, você vai precisar completar pelo menos um semestre, se não quiser fazer até o final.

E, nesse caso, a duração do intercâmbio poderia chegar até alguns anos, dependendo do curso escolhido de como estudar nos EUA.

O mesmo acontece com o programa para fazer o ensino médio nos Estados Unidos (High School), onde o intercambista pode completar os 4 anos desde o início ou somente fazer um semestre (4-5 meses).

Já os programas para estudar inglês nos EUA podem ser mais curtos, com pelo menos 2 semanas de duração!

Então, vai depender do que você quer!

Nesse sentido, as despesas são proporcionais ao tempo do programa no exterior: quanto mais longo o curso, maior a necessidade de investimento. 

Contactar uma agência de intercâmbio especializada

Objetivos traçados, orçamento planejado e tempo agendado, agora a melhor coisa a fazer é buscar a orientação de como estudar nos EUA por meio de uma agência de intercâmbio.

Com mais de 25 anos de experiência, a IE Intercâmbio é especialista em organizar programas de intercâmbio nos Estados Unidos, garantindo conforto, qualidade e condições incríveis.

Dessa forma, os experientes consultores poderão dar todo o suporte para escolher o melhor destino e tipo de programa, de acordo com as suas necessidades e expectativas.

Conversando com quem entende do assunto, vai fazer você economizar um caminhão de tempo em pesquisas e obter muito mais atividades nas escolhas. Pode confiar!

Além disso, os profissionais que trabalham com isso já conhecem toda a documentação necessária e os requisitos de cada destino e tipo de intercâmbio.

Decidir o tipo de intercâmbio nos Estados Unidos e o destino

Com todo esse suporte, vai ficar muito mais fácil para você definir o tipo de intercâmbio e a melhor cidade onde e como estudar nos EUA.

Confira as incríveis modalidades de intercâmbio nos Estados Unidos disponíveis para você e os destinos mais sensacionais!

Modalidades de intercâmbio nos EUA

Principais cidades onde estudar nos EUA

  • Miami
  • Orlando
  • Boston
  • Nova York
  • San Francisco
  • San Diego
  • Los Angeles
  • Chicago
  • Fort Lauderdale
  • Washington DC

Preparar a documentação e os requisitos necessários

Depois de escolher o destino e o programa de como estudar nos EUA, você precisa preparar a documentação necessária.

De uma forma geral, você vai precisar do passaporte válido (pelo menos por seis meses após o término do intercâmbio) com visto (de turismo, estudante ou trabalho, se aplicável), além do cadastro no SEVIS e pagamentos das taxas.

Além disso, na maioria dos destinos e programas, para a solicitação do visto, será necessário apresentar:

  • Seguro saúde internacional
  • Certificado Internacional de Vacinação (CIV) 
  • Passagem de volta
  • Reserva e endereço de onde vai ficar hospedado
  • Dinheiro ou cartão de crédito suficiente para financiar a viagem

Mas, dependendo do programa de como estudar nos EUA, você vai precisar apresentar outros documentos específicos, como por exemplo:

  • Cartas de recomendação e certificado de proficiência no idioma para intercâmbio com cursos de graduação e pós-graduação.
  • Atestado de bons antecedentes e experiência no trato com crianças, para programas Au Pair.
  • Atestado de matrícula e frequência regular em uma faculdade ou universidade no Brasil, para Work Experience.

Tirar o visto de estudante

Nos Estados Unidos, o visto de estudante é necessário para programas com mais de 90 dias de duração ou para aqueles que envolvem trabalho.

Ou seja, os estudantes podem usar o visto de turista para cursarem um programa com curso de idiomas, por exemplo, de até 3 meses de duração.

Em programas mais longos, para estudar, Au Pair ou Work Experience, será necessário um visto específico, com maior validade e que precisa de documentos mais detalhados.

Conheça os vistos para estudar nos Estados Unidos:

O visto B1/B2 é destinado para turismo, porém, quem irá estudar nos Estados Unidos em cursos que não exigem certificados ou diplomas pode optar por ele.

Além disso, para entender como estudar nos EUA pelo visto B1/B2, o curso não pode ultrapassar um período de 18 horas semanais e 90 dias de duração.

Já os cursos com duração superior a 90 dias, como os cursos de graduação, por exemplo, é necessário o visto F1 (visto de estudante).

É válido lembrar que, para aplicar o visto de estudante, você precisa estar matriculado em uma instituição de ensino que forneça o documento necessário para esse visto e mostrar no dia da entrevista em um consulado dos EUA.

Nesse sentido, para tirar estes vistos, você vai precisar apresentar toda a documentação normalmente solicitada para visto de turista, conforme citado acima, mas também: 

  • Carta de aceite da instituição onde você vai estudar (Faculdade ou Universidade)
  • Carta convite ou contrato da empresa onde vai trabalhar (Work Experience)
  • Carta convite da família onde vai trabalhar, comprovante de bons antecedentes e experiência comprovada com crianças (Au Pair)

Confirmar o programa, serviços, passagem, acomodação

Após ter isso tudo definido e aprovado, você pode finalmente comprar a passagem aérea, pagar o programa de intercâmbio e confirmar o tipo de acomodação escolhida.

Em seguida, vem uma das partes mais gostosas que é preparar as malas e embarcar!

Estude nos EUA e planeje seu intercâmbio com a IE

Intercâmbio nos Estados Unidos

Em conclusão, se você chegou até aqui, entendeu as principais maneiras como estudar nos EUA, ou seja;

  1. Estudar inglês nos EUA em um curso de idiomas
  2. Fazer um curso preparatório para teste de proficiência
  3. Entrar em um curso profissionalizante
  4. Cursar o ensino médio nos Estados Unidos 
  5. Ingressar em uma faculdade ou universidade americana
  6. Participar do programa Férias Teen
  7. Ser Au Pair nos EUA 
  8. Trabalhar e estudar através do Work Experience EUA 

Entre em contato com nossos especialistas em intercâmbio nos Estados Unidos e tire todas as suas dúvidas adicionais sobre como estudar nos EUA.

Receba nossas novidades