Escrito por: Marcelo Melo

Porque estudar em Londres? Confira 6 principais motivos

Entenda as vantagens de estudar em Londres. Descubra os tipos de intercâmbio em Londres e as principais razões para estudar na Inglaterra.

Início » Blog IE Intercâmbio » Porque estudar em Londres? Confira 6 principais motivos

Você precisa aprender inglês de uma forma rápida e eficiente, mas não sabe como e nem onde? Então, que tal turbinar a sua carreira e fazer um super programa de intercâmbio para estudar em Londres?

Com certeza, o intercâmbio para estudar em Londres é uma oportunidade única de aprender o idioma inglês com professores nativos no idioma e extremamente qualificados no ensino de línguas para estrangeiros. 

Outro motivo para estudar em Londres é que a cidade conta com um sistema educacional de excelência, onde o intercambista poderá aprender idiomas, fazer um curso profissionalizante e até mesmo, ingressar em alguma das universidades em Londres.

Isto porque, dentre os muitos lugares para estudar na Inglaterra, há muitas universidades em Londres, muito bem conceituadas, com grande variedade de cursos e que aceitam estudantes estrangeiros. Como por exemplo:

Onde estudar na Inglaterra: 10 Principais universidades em Londres

  1. Imperial College of Science
  2. University College London
  3. The London School of Economics and Political Science
  4. King’s College London
  5. Queen Mary University of London
  6. SOAS, University of London
  7. City University London
  8. St George’s, University of London
  9. Goldsmiths, University of London
  10. University of Greenwich

Conheça abaixo, mais motivos para você estudar na Inglaterra e fazer o seu intercâmbio em Londres.

6 Motivos para você estudar em Londres

1. Educação de excelência

Em primeiro lugar, como comentado acima, a Inglaterra é um país referência quando se fala em educação</h3>

Dessa forma, além da grande quantidade, diversidade e qualidade de opções de escolas, estudar em Londres possibilita visitar duas das melhores e mais tradicionais universidades do mundo, a Universidade de Cambridge e a Universidade de Oxford.

2. Desenvolvimento e infraestrutura

Em segundo lugar, Londres oferece aos seus moradores, estudantes e visitantes, uma infraestrutura básica de altíssima qualidade.

Assim, dispõe de excelente segurança pública, ampla e eficiente rede de transportes públicos (principalmente o metrô), o que possibilita o deslocamento seguro e com bastante praticidade. Inclusive para outras cidades próximas, como Cambridge e Oxford.

3. Diversidade cultural

O terceiro motivo é que a capital inglesa é uma grande metrópole, onde mais de 300 idiomas e dialetos são falados pelos seus mais de 10 milhões de moradores. 

Dessa forma, apesar das tradições da realeza britânica, a cidade possui um ar cosmopolita e multicultural, aberto à diversidade mundial.

E, por isso, estudar em Londres é uma oportunidade de vivenciar diversas culturas no mesmo lugar, provar uma gastronomia diversificada e multicultural, aprender não somente a falar o idioma mas, principalmente, interagir com pessoas e culturas de todas as partes do mundo.

Nesse sentido, é um dos principais centros históricos, políticos, financeiros, culturais, de moda, entretenimento, artes e mídia da Europa. 

4. Estágios e empregos

O quarto motivo para você estudar em Londres é o potencial de desenvolvimento profissional dos estudantes. Isto porque muitas das universidades em Londres têm programas de parceria com grandes empresas multinacionais para a oferta de estágios.

Só para se ter uma ideia, mais da metade das 500 maiores empresas do mundo têm escritórios em Londres, o que confere grande potencialidade de aproveitamento para os estudantes universitários.

Em resumo, a notável reputação de ensino das universidades em Londres e a existência de grandes corporações multinacionais, fazem de Londres um excelente destino para o estudante enriquecer o seu currículo profissional e obter experiência profissional internacional.

5. Pontos turísticos e atrações

O quinto motivo é a possibilidade que a cidade oferece para o estudante conhecer durante o intercâmbio, monumentos e atrações históricas e culturais diferenciadas, que ajudam a entender a história da civilização ocidental.

Como por exemplo, a Torre de Londres, o Palácio de Buckingham, o Big Ben, a abadia de Westminster e alguns dos museus mais importantes museus do mundo:

  • National Gallery
  • British Museum
  • Museu de História Natural de Londres
  • Victoria and Albert Museum

Igualmente, a cidade de Londres também conta com 4 Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO:

  • Torre de Londres
  • Jardim Botânico Real
  • Palácio de Westminster
  • Área de Greenwich

6. Localização geográfica

Por fim, o sexto motivo para estudar em Londres é a sua localização, que facilita as viagens dos estudantes pelo continente europeu, de carro, ônibus, barco ou avião. 

Porém, principalmente a rede ferroviária britânica é muito completa e eficiente, conectando Londres, de forma rápida e segura, a diversas outras cidades na Inglaterra e na Europa. 

Conheça agora, um pouco mais sobre os programas para estudar em Londres.

A IE Intercâmbio possui parceria com as melhores escolas de inglês de Londres, com diversas opções de pacotes, para todas as faixas etárias. Para saber mais, converse com nossa equipe especializada em programas de intercâmbio para estudar na Inglaterra.

Modalidades de intercâmbio em Londres

  • Curso de idiomas
  • Curso profissionalizante
  • Férias Teen (Explore UK)
  • Highschool
  • Universidade

Curso de idiomas

O intercâmbio com curso de idiomas é a modalidade mais procurada por alunos brasileiros, para estudar em Londres.

O programa está disponível para todos os estudantes com no mínimo 16 anos de idade, com qualquer nível do idioma, em cursos de pelo menos 1 semana de duração e com carga horária mínima de aulas de 10 horas semanais.

A acomodação pode ser em uma casa da família (obrigatório para menores de 18 anos e opcional para adultos) ou em uma residência estudantil. Cada uma de acordo com o perfil dos estudantes.

Nas casas de família, o estudante vai vivenciar o cotidiano de uma família local e participar das atividades da casa e interagir intensamente com nativos de inglês, o que potencializa o seu aprendizado. 

As despesas da casa já estão incluídas (energia, aquecimento, água, internet), assim como as refeições. Assim, é uma modalidade bastante atrativa para a acomodação dos intercambistas.

As residências estudantis são alugadas para grupos de estudantes (maiores de idade) que compartilham as despesas domésticas (energia, aquecimento, aluguel, alimentação), assim como as responsabilidades da casa.

Nesse sentido, promovem maior responsabilidade, autonomia e independência ao aluno.

Curso profissionalizante

O programa de intercâmbio com curso profissionalizante é direcionado para alunos recém-graduados que desejam obter mais experiência em sua área de atuação e ampliar seu conhecimento profissional.​ 

A duração e a carga horária são flexíveis, de acordo com o curso escolhido.

Férias Teen (Explore UK)

Este programa ocorre na cidade de Oxford, durante o período de férias, em julho e janeiro, e é direcionado para jovens estudantes de 10 a 17 anos. 

Inclui acomodação com todas as refeições, curso de inglês com 20 aulas por semana, completa programação de atividades durante a semana, traslados de chegada e partida do aeroporto de Londres.

Além disso, estão incluídas 2 excursões para Londres com passagem para transporte público na cidade, para visitar os melhores pontos turísticos da cidade e acompanhamento de guias brasileiros.

High School

Esta modalidade de intercâmbio em Londres é indicada para os alunos que desejam cursar o ensino médio no exterior. Assim, ele pode optar por cursar um ano inteiro ou apenas um dos períodos (termos) de estudos do ano letivo britânico:

  • 1º termo de Setembro a Dezembro
  • 2º termo de Janeiro a Abril
  • 3º de Abril a Junho

A modalidade oferecida é a de Escola Distrital, onde o candidato escolhe uma região e aponta 3 escolas do seu maior interesse. O aluno fica hospedado com uma família local e as aulas são em uma escola pública, o que confere uma imersão ainda mais profunda na cultura inglesa.

Universidade

Como já citado ao longo deste post, as universidades britânicas são muito bem conceituadas em todo o mundo. 

Assim, ingressar  em uma Universidade na Inglaterra é garantir  que o estudante vai aprender com profissionais altamente renomados e obterá um diploma de grande valor acadêmico e profissional.

Além disso, poderá criar um amplo networking com pessoas de diversas nacionalidades  do mundo.

Os cursos podem ser de graduação ou de pós-graduação e incluem as áreas de:

  • Contabilidade
  • Marketing
  • Comunicação Social
  • Administração
  • Relações Internacionais
  • Engenharia
  • Moda
  • Design
  • MBA
  • Especialização em Turismo, Jornalismo, TI, Psicologia, Cinema, Nutrição, dentre outros

O processo para ingressar em uma universidade em Londres é um pouco mais complexo e necessita de mais documentos, como comprovantes de fluência na língua inglesa, cartas de recomendação, atestados financeiros, dentre outros.

Por isso, dispomos de um serviço personalizado de assessoria para ingresso na universidade, onde nosso especialista em ensino superior na Inglaterra vai te orientar por todo o caminho, ajudando você a realizar o sonho de se formar em uma universidade no exterior.

Então, gostou de conhecer as opções para estudar em Londres, conhecer um país novo, vivenciar uma cultura muito antiga e tradicional?

Confira todos os detalhes dos programas e as nossas condições super especiais para você estudar em Londres e dar aquele upgrade no seu inglês e na sua carreira profissional! Vem falar com a gente!

Referências

https://www.cityoflondon.gov.uk/

https://www.gov.uk/browse/visas-immigration/student-visas