Escrito por: Marcelo Melo

Mestrado no Canadá: Principais requisitos para estudar no Canadá!

Quer saber como fazer um mestrado no Canadá? Confira neste artigo os 5 principais requisitos para fazer mestrado no Canadá e planeje seus objetivos!

Início » Blog IE Intercâmbio » Mestrado no Canadá: Principais requisitos para estudar no Canadá!

O mestrado no Canadá é um importante passo na carreira acadêmica, sendo almejado por vários estudantes ao redor do mundo!

Isso porque, as instituições de ensino que oferecem mestrado no Canadá, estão entre as melhores do mundo!

Por isso, criamos este artigo para você com os 5 principais requisitos para fazer mestrado no Canadá! Vamos lá conhecer cada um deles?

Afinal, quais são os requisitos para fazer mestrado no Canadá?

Primeiramente, cada instituição tem sua própria forma de organizar o processo de seleção para o mestrado no Canadá.

Devido a isso, é necessário pesquisar sobre cada universidade e verificar as informações para se organizar de maneira segura.

Mas de modo geral, para estudar no Canadá existem especificações e requisitos, e para te ajudar no planejamento, confira os 5 principais requisitos para o mestrado no Canadá:

  1. Notas na graduação;
  2. Provas de admissão;
  3. Proficiência no inglês;
  4. Carta de intenção e recomendação;
  5. Portfólio.

Notas na Graduação

Em primeiro lugar, as notas da graduação são importantes para o mestrado, então ter um histórico com boas notas conta bastante no processo.

Dessa forma, é necessário que as notas estejam em um formato que as universidades no Canadá usam, como o Grade Point Average (GPA), que vai de 0 a 4 pontos.

Por isso, esteja certo que as notas estão convertidas no formato adequado para enviar.

Provas de admissão

Para alguns programas de mestrado é obrigatória a realização de uma prova de admissão em áreas como:

  • Medicina;
  • Administração;
  • Direito.

Inclusive, essa prova pode ser realizada ainda no Brasil, uma vez que grande parte das aplicações é feita online.

Proficiência em inglês

A proficiência em inglês é o requisito mínimo para iniciar um mestrado em uma universidade no Canadá.

Isso porque, não é possível aprender o idioma durante o curso, sendo necessário saber o inglês e comprovar o seu nível para o acompanhamento nas aulas, e desenvolvimento de pesquisas.

Cartas de intenção e recomendação

Assim como em outros processos para estudar em uma universidade no Canadá, para o mestrado também é necessário fazer uma carta de intenção e recomendação.

E podemos explicá-las da seguinte forma:

  • Na carta de intenção, é necessário que explique a razão da escolha da faculdade, e o motivo que o levou a decidir estudar no Canadá;
  • Na carta de recomendação, os autores (professores, orientadores, etc) devem destrinchar a experiência de trabalhos ou estudos, destacando qualidades e diferenciais do aluno, além do motivo que você deveria ser admitido no programa.

Portanto, o aluno precisa enviar um e-mail para o professor orientador da universidade pretendida, para assim a instituição entrar em contato e enviar as devidas orientações a respeito do processo.

Portfólio

Conhecido como College, ou universidade no Canadá, as instituições podem solicitar artigos já feitos anteriormente, com validação da qualidade do trabalho acadêmico.

Porém, o artigo não precisa estar publicado, pode ser trabalhos acadêmicos, ou até mesmo de conclusão de curso, desde que estejam bem escritos.

Quais são as melhores universidades para o mestrado no Canadá?

Algumas cidades canadenses possuem universidades renomadas no mundo inteiro, e algumas delas são:

  • Universidade de Toronto;
  • Universidade da Colúmbia Britânica;
  • Universidade de Alberta;
  • Universidade de Ottawa.

Estude no Canadá com a IE

Agora que você já conhece alguns requisitos para fazer mestrado no Canadá, que tal planejar o seu intercâmbio universitário? Entre em contato para conhecer mais sobre nossos programas e realize de vez seu sonho de estudar em um College no Canadá!

Fale com nossos especialistas via Whatsapp