Onde estudar inglês? 6 países para aprender ou aprimorar o idioma

Compartilhe:

Sabemos o quão importante é, nos dias atuais, dominar a língua inglesa para ter mais oportunidades. Mas sempre fica aquela dúvida: onde estudar inglês?!

São tantas opções no mercado que ficamos sem saber onde estudar inglês de forma realmente eficiente e enriquecedora.

Se esse é seu caso, certamente você já procurou onde estudar inglês e viu que uma das opções é estudar no exterior

Ao longo do texto, você entenderá porque o intercâmbio é tão recomendado por estudantes para aprender inglês, quais os melhores países para isso e outras dúvidas sobre o assunto.

Afinal, onde estudar inglês?

A escolha do melhor lugar depende dos seus objetivos, orçamento, preferências de estilo de vida, aprendizado e disponibilidade de tempo. 

No entanto, aqui estão alguns dos lugares mais populares e bem considerados para você entender onde estudar inglês:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Nova Zelândia
  • Austrália
  • Inglaterra
  • Emirados Árabes

Em países de língua inglesa você estará imerso em um país onde o inglês é a língua nativa, sendo uma das melhores formas de aprender.

Além disso, cidades multiculturais como Nova York e Londres oferecem diversidade de culturas e sotaques, proporcionando uma experiência abrangente.

Independentemente de onde estudar inglês, a prática constante, a exposição regular ao idioma e o engajamento ativo no aprendizado são fundamentais para um progresso eficaz.

Como fazer intercâmbio?

Onde estudar inglês

Você precisará seguir algumas etapas, como escolher o destino, o programa estudantil e o orçamento necessário para isso.

Claro que essas são apenas ideias gerais de como você pode começar a tirar seu projeto do papel. Vamos dar uma olhada nelas agora de uma forma mais detalhada.

Escolher um destino e o programa, por exemplo, podem parecer tarefas fáceis, mas na prática, normalmente é necessário uma orientação profissional.

A IE disponibiliza as seguintes opções para quem deseja estudar no exterior:

  1. Curso de idioma
  2. Cursos de ensino superior
  3. Programas de estudo com permissão de trabalho 
  4. High School

Em todas as opções acima você estará praticando a parte mais importante de um curso de inglês: a imersão no idioma, sendo todas bem interessantes.

Porém, uma delas é voltada exclusivamente a quem tem o único objetivo de viajar para aprender ou aprimorar a língua inglesa: o curso de idioma.

E é sobre ele que daremos maior ênfase abaixo mostrando quais os destinos mais populares entre os brasileiros que procuram saber onde estudar inglês.

Estados Unidos

O primeiro país que explicaremos como fazer intercâmbio são os Estados Unidos. Você já deve ter ouvido falar sobre viver o sonho americano e essa pode ser sua realidade.

Diversidade cultural, grandes cidades, inovação tecnológica, praias e parques, ensino de qualidade, cultura pop global, oportunidades econômicas e liberdade de expressão.

Seria impossível falar sobre tudo que ele oferece lá. Esse é apenas um pequeno resumo do que aguarda quem procura onde estudar inglês e escolhe os EUA.

Para fazer um curso de inglês nos Estados Unidos e em outros países que veremos adiante, você deverá cumprir alguns requisitos:

  1. Ser maior de 16 anos
  2. Se matricular em um curso de no mínimo 1 semana
  3. Ter uma carga horária mínima de 15 horas semanais

Lembrando que não há limite de idade e muito menos um nível mínimo de idioma exigido. Você pode estudar no exterior mesmo que não fale nada de inglês.

Em qualquer uma das alternativas de cidades, a IE oferece ao aluno a oportunidade de se acomodar em uma residência estudantil ou casa de família.

Mas nada impede que o estudante opte por morar fora do Brasil em um um hotel ou no Airbnb, por exemplo. 

Em relação às cidades, você terá várias opções para escolher onde estudar inglês:

  • Boston: cidade histórica e cheia de cultura, lar de renomadas universidades e instituições culturais, além de uma fervorosa cena esportiva.
  • Orlando: marcada por seus parques temáticos, entretenimento variado e clima subtropical, oferecendo também acesso a beleza natural da região.
  • Miami: famosa por suas praias, vida noturna e influências culturais. Oferece turismo, compras e entretenimento em meio a um clima tropical agradável.
  • Chicago: com arranha-céus, como a Willis Tower, e uma história ligada ao jazz,  é conhecida por sua arquitetura, influência na música e na gastronomia.
  • Los Angeles: centro da indústria do entretenimento, abrigando Hollywood e suas celebridades, além de praias, clima ensolarado e diversidade cultural.
  • Fort Lauderdale: praias, restaurantes à beira-mar e estilo de vida descontraído. Sua proximidade com Miami adiciona opções extras de exploração da região.
  • San Francisco:  famosa pela Ponte Golden Gate, charme vitoriano e colinas. Oferece atrações como o bairro Chinatown, Ilha de Alcatraz, cable cars e outros.
  • San Diego: possui uma atmosfera ensolarada e combina atrações como o Zoológico de San Diego e o Balboa Park.

Claro que as características citadas acima de cada cidade são apenas uma amostra do que cada uma oferece para te ajudar a escolher onde estudar inglês.

Canadá

Esse é outro destino queridinho entre os brasileiros que desejam morar fora do Brasil para aprender inglês.

O Canadá é conhecido pela diversidade cultural, excelente qualidade de vida, centros urbanos dinâmicos, educação renomada e esportes, como o hóquei.

Para fazer um curso de inglês no Canadá, você precisará:

  1. Ter mais de 16 anos
  2. Se matricular em um curso de no mínimo 1 semana
  3. Estudar com uma carga horária mínima de 15 horas semanais

Assim como no caso do país anterior, aqui também não há limite de idade e nem de nível de idioma: é permitido do básico ao avançado.

As cidades disponíveis para escolher onde estudar inglês em terras canadenses são:

  • Toronto: a maior cidade do Canadá. É uma metrópole multicultural marcada por diversidade, arquitetura, espaços verdes e uma variedade de bairros distintos.
  • Montreal: localizada em Quebec, é conhecida por misturar influências francesas e inglesas. Oferece festivais, eventos culturais e gastronomia diversificada. 

Um outro ponto muito positivo sobre o país é que ele permite que o estudante trabalhe enquanto estuda

Dessa forma, se você estiver disposto a conciliar os estudos com um trabalho remunerado, essa é uma ótima oportunidade.

Além das cidades citadas para escolher onde estudar inglês, o programa de estudar e trabalhar inclui a opção de Ottawa, com um estilo de vida mesclando tecnologia e natureza.

Os requisitos para estudar e trabalhar no Canadá são:

  1. Ter acima de 18 anos
  2. Estar matriculado nos cursos técnicos ou superior de, no mínimo, 26 semanas 
  3. Nível de inglês a partir do intermediário

Austrália

Brasileiros que curtem o verão do Brasil e pesquisam onde estudar inglês, logo se encantam pela Austrália.

Isso porque o país também oferece temperaturas elevadas em determinadas épocas do ano, acolhendo quem decide morar fora do Brasil.

Mas claro que seu clima também possibilita dias amenos, em que é possível explorá-la tranquilamente e aproveitar atividades ao ar livre.

Se você andou pensando em fazer um curso de inglês por lá, as regras são quase as mesmas citadas anteriormente.

É preciso ter mais de 16 anos, se matricular em curso de pelo menos 2 semanas e com no mínimo, 15 horas semanais. Aqui também não é necessário ter conhecimento sobre inglês.

As cidades disponíveis para escolher onde estudar inglês no país são:

  • Melbourne: a capital esportiva da Austrália, sendo famosa por sediar eventos como o Grande Prêmio de Fórmula 1. Oferece parques, praias e bairros diferenciados.
  • Sydney: conhecida por seu cartão postal, a Sydney Opera House, e a ponte Sydney Harbour Bridge. Oferece um estilo de vida ensolarado e ao ar livre. 
  • Perth: ensolarada e descontraída. Oferece esportes como surfe e natação. A cidade é um ponto de partida para explorar a região oeste, como o deserto de Pinnacles.
  • Gold Coast: destino litorâneo famoso por praias douradas e surf de classe mundial. Também é lar de uma variedade de parques temáticos, como o Dreamworld.
  • Brisbane: situada às margens do rio Brisbane. Possui parques à beira do rio, áreas de lazer e trilhas. É próxima a Gold Coast, tornando possível explorá-la.

Caso sua cidade de escolha não seja nenhuma dessas acima, a IE ainda pode te ajudar a descobrir como fazer intercâmbio no local para que seu objetivo seja alcançado.

No caso da Austrália, assim como no Canadá, o intercambista pode optar também pelo programa de estudar com permissão de trabalho.

Além das cidades citadas para escolher onde estudar inglês, há a opção de Darwin, um local característico do litoral e da região desértica de Outback.

Os requisitos são um pouco diferentes do programa que inclui apenas o curso de inglês. As regras para estudar e trabalhar são:

  1. Ter acima de 18 anos
  2. Estar matriculado em cursos de, no mínimo, 14 semanas
  3. Nível de inglês a partir do básico

Inglaterra

Se você chegou até aqui e ainda não sabe onde estudar inglês, o lar do Big Ben é outra excelente opção por várias razões.

Para começar, o país é o berço da língua inglesa, proporcionando a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas em um ambiente autêntico.

A localização geográfica da Inglaterra facilita viagens para outros países, permitindo explorar outros destinos durante seu intercâmbio.

Confira quais cidades você pode escolher para morar fora do Brasil e aprender inglês:

  • Londres: capital do Reino Unido, repleta de história, cultura e vida urbana. Lar de marcos famosos, como o Palácio de Buckingham, o Big Ben e a Torre de Londres.
  • Cambridge: conhecida pela Universidade de Cambridge, uma das mais renomadas do mundo. Passeios de barco no rio Cam e o Parker’s Piece são atrações da cidade.
  • Newcastle: rica história industrial e portuária, que se reflete na arquitetura misturando tradição e modernidade. É famosa por sua vida noturna.
  • Belfast: abriga murais políticos e memoriais que narram sua história. É famosa por ser o local onde o navio Titanic foi construído. 
  • Oxford: lar da famosa Universidade de Oxford. A arquitetura dos colégios, as ruas de paralelepípedos, os jardins e a Biblioteca Bodleian são marcos da cidade.
  • Brighton: famosa por praias, o píer e atrações à beira-mar, como o Brighton Palace Pier. O Pavilhão Real de Brighton, com influências indianas, também é uma atração.

Como as opções anteriores de onde estudar inglês, basta ter mais de 16 anos, se matricular em cursos de, no mínimo, 1 semana e ter qualquer nível do idioma para fazer o curso de inglês.

Nova Zelândia

Apesar de não ser um destino tão falado entre os brasileiros, a Nova Zelândia conquista qualquer um que pesquise sobre onde estudar inglês por lá.

Não é à toa que está entre os países mais populares para estudar no exterior. Se você ainda não teve nenhuma informação sobre ela, vamos te ajudar.

O país é conhecido por suas paisagens, incluindo montanhas, praias, lagos e florestas, possibilitando várias atividades ao ar livre.

Também possui uma boa qualidade de vida, ambiente seguro e sociedade acolhedora, proporcionando um ambiente ideal para estudantes internacionais.

Sua localização também permite explorar facilmente outros países do Pacífico e da Ásia. 

Além disso, é relativamente compacta, o que facilita a exploração de diversas regiões e atrações em um período de tempo curto.

Para saber como fazer intercâmbio por lá, basta cumprir os requisitos que mencionamos nos países anteriores.

É preciso ter mais de 16 anos, estar matriculado em cursos de, no mínimo, 1 semana e possuir qualquer nível do idioma.

Já as opções de cidades para escolher onde estudar inglês são:

  • Auckland: conhecida por combinar praias, parques e vulcões adormecidos. É cercada pelo Oceano Pacífico e o Mar da Tasmânia.
  • Wellington: capital da Nova Zelândia, é localizada entre colinas e o mar. A Casa do Parlamento e o Museu Te Papa são destaques culturais da cidade. 
  • Queenstown: cercada pelos picos alpinos das Remarkables e às margens do Lago Wakatipu. A cidade é famosa por atividades como bungee jumping e vinícolas.
  • Christchurch: une história e renovação após o terremoto de 2011. É conhecida por jardins, como o Hagley Park, e a atmosfera relaxante às margens do rio Avon. 

Lembrando que o estudante pode trabalhar enquanto faz o curso de idioma, assim como na Austrália. Basta cumprir os mesmos requisitos deste país vizinho.

Emirados Árabes

Se estiver pensando em escolher os Emirados Árabes como o local onde estudar inglês, não fique preocupado pela língua oficial ser o árabe. 

O inglês é amplamente utilizado como segunda língua, especialmente nos setores de negócios, turismo e, principalmente, educação. 

Com uma população diversificada, o país é o ponto de encontro de várias culturas e nacionalidades, o que proporciona uma experiência intercultural rica.

Em cidades como Dubai, famosa por sua arquitetura, é possível ver arranha-céus futuristas e projetos inovadores.

A localização central oferece fácil acesso a outras partes do Oriente Médio, Ásia e África, possibilitando viagens e exploração.

As cidades também oferecem uma vida moderna e confortável, com centros comerciais de luxo, restaurantes internacionais e opções de entretenimento.

Antes de saber como fazer intercâmbio por lá e aproveitar para explorar o deserto, participar de safáris e passeios de camelo, confira alguns dos pontos turísticos:

  • Burj Khalifa
  • Palm Jumeirah
  • Dubai Mall

Em relação aos requisitos, são os mesmos que já conhecemos. É preciso ter mais de 16 anos e estar matriculado em cursos de no mínimo 1 semana.

Não é necessário ter qualquer nível de proficiência em inglês e, a partir dos 16 anos, qualquer idade é aceita.

Nos Emirados Árabes, a cidade que você escolhe onde estudar inglês é Dubai.

Para quem tem interesse em trabalhar no país, também é possível. A IE disponibiliza o programa de estudar e trabalhar nos Emirados Árabes. 

Os requisitos para isso são:

  1. Ter mais de 18 anos
  2. Nível de inglês intermediário
  3. Se matricular em um curso com duração mínima de 12 semanas

Qual é a melhor forma de aprender inglês sozinho?

A resposta é simples e direta: com dedicação e as estratégias certas. Aprender inglês por conta própria pode ser desafiador, mas é totalmente possível

Aqui estão algumas das estratégias que podem ajudá-lo a escolher onde estudar inglês: 

  • Defina objetivos claros: estabeleça metas realistas e específicas para o que deseja alcançar, seja conversação básica, fluência avançada ou preparação para exames.
  • Imersão: exponha-se ao inglês o máximo possível. O intercâmbio, nesse caso, é a melhor opção para onde estudar inglês, pois o estudante está em contato constante.
  • Aprenda o vocabulário diariamente: dedique um tempo diário para aprender palavras e expressões. Use aplicativos de aprendizado de idiomas, flashcards etc.
  • Pratique a conversação: caso morar fora do Brasil não seja uma opção, converse consigo, grave áudios, participe de grupos ou tente chamadas de vídeo com nativos.
  • Gramática: estude a gramática e a estrutura do inglês de maneira gradual. Use recursos online, livros de gramática e tutoriais em vídeo.
  • Crie um ambiente de aprendizado: transforme seu ambiente em um espaço onde o inglês esteja presente, seja por meio de pôsteres, anotações ou etiquetas.
  • Mantenha a consistência: aprender um idioma exige consistência. Reserve um tempo todos os dias para estudar e praticar regularmente.
  • Assista a aulas online: Muitos sites oferecem aulas de inglês online gratuitas. Eles podem oferecer orientação ao seu aprendizado.
  • Autoavaliação: Regularmente avalie seu progresso, identificando pontos fortes e áreas que precisam de mais atenção.

A prática constante é essencial. Se a sua escolha de onde estudar inglês foi aprender sozinho, tente encontrar oportunidades de interação com nativos ou outros estudantes.

É possível aprender inglês em 3 meses?

Curso de inglês

Sim, em 3 meses, você certamente conseguirá acumular algum conhecimento sobre a língua que te possibilite alcançar mais oportunidades que antes.

Mas é preciso se atentar à seguinte pergunta: qual seu objetivo? Se a intenção for conquistar fluência no idioma, por exemplo, provavelmente precisará de mais tempo.

Se ao escolher onde estudar inglês, você optou por aprimorar o idioma já com uma bagagem, talvez 3 meses seja o suficiente para dominar a língua.

Tudo dependerá de qual seu objetivo durante esse tempo, o quanto você já sabe e por quanto tempo está disposto em morar fora do Brasil para aprender a língua.

Quanto tempo leva para começar a falar inglês?

como fazer intercâmbio

O tempo necessário para começar a falar inglês varia de pessoa para pessoa. Assim como na pergunta anterior, a resposta também dependerá de alguns fatores. 

Esses fatores incluem sua dedicação, frequência de estudo, ambiente de imersão e método de aprendizagem. 

Estudar no exterior por meio do intercâmbio, por exemplo, é uma forma mais eficiente de dominar o idioma por ser um ambiente de total imersão.

Dependendo da sua preferência por onde estudar inglês, podem ser consideradas as seguintes estimativas: 

  • Nível básico: pode levar de algumas semanas a meses para adquirir vocabulário e estruturas gramaticais simples para comunicação básica.
  • Nível intermediário: de seis meses a um ano ou mais para alcançar um nível em que você possa se comunicar com fluência em situações cotidianas.
  • Nível avançado: alcançar um nível próximo à fluência nativa pode levar de poucos a vários anos, dependendo do comprometimento, prática e exposição ao idioma.

Lembre-se de que aprender uma língua é um processo contínuo e o progresso pode ser não linear. Escolha bem onde estudar inglês para obter os melhores resultados.

Ainda não sabe onde estudar inglês? Conte com a IE!

Estudar no exterior

Tudo bem se você ainda não conseguiu se decidir, são realmente muitas opções de destinos e programas bem interessantes para estudar no exterior.

Nesse momento, é importante que você se organize e lembre-se sempre do que será importante para você ao longo dessa trajetória. Isso evitará possíveis erros futuros.

Caso você ainda precise de ajuda sobre onde estudar inglês, fique à vontade para entrar em contato com nossos especialistas e descobrir mais informações.

Thumb Málaga Espanha

Espanha

Málaga

Estude desde o nível básico

12X de R$ 535*

Receba nossas novidades