Aprender inglês sozinho: 5 dicas para desenvolver habilidades no idioma

Aprender inglês sozinho: 5 dicas para desenvolver habilidades no idioma

Quantas pessoas você já ouviu falar que aprendeu inglês sozinho? Ou mesmo que foi aperfeiçoando o idioma com as práticas dentro de casa? Talvez muitas! Hoje, nós resolvemos te dar algumas dicas de como aprender inglês sozinho ou mesmo se preparar para uma experiência no exterior.

Há quem tenha facilidade em estudar e aperfeiçoar um idioma sozinho e há quem tenha mais dificuldades em praticar e desenvolver habilidades novas. Porém, aprender inglês sozinho pode estar dentro da sua realidade, mesmo que isso não seja uma tarefa recorrente no dia a dia.

Em outras palavras, a língua mais falada no mundo inteiro se tornou um requisito para muitas atividades e levou um sentimento de necessidade principalmente para os jovens. Nesse sentido, aprender inglês sozinho é como se preparar para novas oportunidades pessoais e profissionais.

Por isso, exercitar a leitura, a audição, a fala e a escrita é o que te fará ter melhores desempenhos com o passar do tempo. Inclusive, nos exames de proficiência, normalmente são habilidades avaliadas e posteriormente definidas em níveis de conhecimento.

Além disso, esse tipo de estudo em casa funciona até mesmo como um preparatório para quem deseja fazer intercâmbio. Seja para quem sabe o básico aperfeiçoar alguns conhecimentos ou mesmo quem já é intermediário ou avançado, praticar um pouco.

Fazer um intercâmbio é uma maneira mais rápida e mais completa obviamente para aprender um novo idioma. O contato cultural, a experiência de vida internacional e as novas relações de network reforçam o aprendizado no exterior. 

Por esse motivo, antes de conferir nossas dicas para aprender inglês sozinho ai da sua casa ou de onde estiver, confere alguns destinos para estudar inglês no exterior:

 

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Austrália
  • Inglaterra
  • Malta
  • Nova Zelândia

Atente-se às nossas 5 dicas para aprender inglês sozinho e quem sabe se preparar para um intercâmbio:

 

Faça um planejamento

Tente encaixar na sua rotina novos hábitos, faça um planejamento semanal de estudos e deixe em um local de fácil acesso aos seus olhos para que lembre diariamente do propósito. Opte por dias menos cansativos para que a prática não seja exaustiva. 

Do mesmo modo, você pode deixar seu conteúdo planejado para a semana seguinte. Sendo assim, você gera um roteiro para se basear e marcar suas atividades. Logo, consegue ter um controle maior do que irá estudar e quando.

 

Seja curioso

Pesquise. O que você não souber, tire dúvidas, seja na internet ou, se possível, com algum profissional. Seja um estudante curioso, quanto mais exercitar sua curiosidade, mais coisas você pode aprender e desenvolver. 

Estudar inglês sozinho pode não ser tão simples, então sem cobranças, tá? Entenda seu tempo, suas preferências e metas também, mas compreender o processo e não se desesperar para cumprir rapidamente alguns objetivos é necessário também.

 

Tenha constância

Quem nunca começou algo e não terminou? Seja pela preguiça, falta de constância, insatisfação ou qualquer outro motivo, é comum que atividades não realizadas com frequência se tornem indiferentes ou mesmo deixem de ser praticadas.

Por isso, quanto mais constância, melhor. Vira rotineiro e um dia sequer que você deixe de lado isso, sentirá falta. Sendo assim, tente, por mais difícil que pareça ser, ter constância com suas atividades é um passo importante para não deixar o aprendizado de lado.

 

Peça ajuda

Consulte quem puder. Não tenha vergonha de dizer que precisa de ajuda, isso não é motivo para sentir isso. Nesse sentido, seja um professor para tirar dúvidas, um amigo, um aplicativo ou até na internet, procure auxílio. 

Ajuda nunca é demais e entender que alguém sabe mais sobre determinados assuntos é natural e não deve barrar você. Inclusive, é uma motivação durante o processo de aprendizagem.

 

Aproveite as oportunidades

Quando a gente fala de oportunidades, estamos falando de qualquer chance que você tenha de obter auxílio durante esse processo. Sendo o seu propósito estudar para se preparar para um intercâmbio ou não, se aproprie do que tem a seu alcance.

Ou seja, não deixe que oportunidades de conseguir desenvolver ainda mais essas novas habilidades se desencontrem do seu caminho. Atente-se a tudo aquilo que pode colaborar e quem sabe te fazer chegar ainda mais longe.

 

Em síntese, essas são algumas dicas para você aprender inglês sozinho e quem sabe se preparar para um intercâmbio com a IE. São diversas as modalidades disponíveis para você e os níveis de idioma para cada um são variados também. Porém, o mais importante é que não existem barreiras para quem não sabe nada de inglês.

Afinal, o Curso de Idiomas tá aí para te proporcionar o aprendizado no exterior, independente do seu objetivo de ensino. Opções de trabalho no exterior também podem te ajudar a praticar ainda mais o idioma e quem sabe se tornar fluente.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *