Orçamento de intercâmbio: confira os 10 principais itens

Orçamento de intercâmbio: confira os 10 principais itens

O intercâmbio para estudar idiomas no exterior é uma das mais populares e seguras viagens realizadas por jovens estudantes brasileiros. Assim, um orçamento de intercâmbio deve incluir os custos com estudos, estadia, alimentação, saúde, lazer, dentre outras despesas.

Entretanto, raramente, um orçamento de intercâmbio inclui a passagem aérea, que pode ser comprada na agência de intercâmbio, mas não é considerada como custo do programa. Isto porque algumas pessoas preferem utilizar programas de benefícios para emitir seu tkt aéreo.

Então, geralmente, o orçamento de intercâmbio é composto do custo da escola – matrícula, aulas e livros; o custo da hospedagem – casa de família ou dormitório estudantil e as taxas aplicáveis.

De qualquer forma, os programas são bem flexíveis e os valores de intercâmbio podem ser adaptados de acordo com as necessidades, as expectativas e, sobretudo, as condições financeiras do estudante. 

Nesse sentido, vamos te apresentar os principais itens que compõem o orçamento de intercâmbio, comercializado pelas agências especializadas, com a IE Intercâmbio, uma das maiores e mais conceituadas no mercado brasileiro.

Itens do orçamento de intercâmbio

 

Antes da viagem

 

  • Seguro-viagem/saúde – fundamental cobrir todo o período de viagem, desde a saída até o retorno ao Brasil. Confira sempre o regulamento de utilização e os itens cobertos pelo seguro.

 

  • Pré-viagem – mala e mochila, remédios de uso contínuo, artigos de higiene, roupas e calçados adequados ao clima, câmeras, adaptadores de tomadas, dentre outros acessórios.

 

  • Curso, taxas e materiais – vai depender da duração do curso: 8, 14, 20 semanas e da carga horária semanal: entre 15 e 40 horas por semana. Além disso, há a taxa de matrícula e livros.

 

  • Documentação – engloba as despesas para tirar o passaporte, emitir o visto, além de preparar outros documentos e declarações necessárias. Igualmente, vale a pena conferir a necessidade e o custo da vacinação obrigatória para alguns destinos.

 

  • Passagem aérea – atualmente, o custo da passagem aérea pode ser uma das maiores despesas do programa, dependendo do destino e da época da viagem. Vale a pena buscar promoções!

 

Durante a viagem

 

  • Alimentação – é preciso calcular uma quantia para as refeições em restaurantes, durante as horas que está fora de casa. Nesse sentido, evite comer hambúrguer e pizza todos os dias!

 

  • Acomodação – a princípio, pode ser em casa de uma família estrangeira ou em um dormitório estudantil. Geralmente, as casas incluem alimentação: café da manhã e jantar. 

 

  • Transporte – é o valor que você vai gastar na condução diária de casa para o curso e vice-versa. Além do transfer na chegada ao país, do aeroporto para a cidade.

 

  • Lazer – sem dúvida, você vai querer aproveitar a viagem, conhecer a cidade, sair à noite, fazer compras e viajar pelo país. Separe uma quantia razoável para este importante item do orçamento!

 

  • Extras – esta é a caixinha que você vai guardar para eventuais emergências e necessidades. Então, é importante ter disciplina e não tocar na grana, somente em último caso!

 

Em síntese, estes são os 10 principais itens de despesas que vão compor os preços de intercâmbio para estudar no exterior. Sem dúvida, podem variar muito de acordo com cada programa de estudo e destino escolhido.

Veja, em seguida, algumas dicas para você gerenciar o seu orçamento de intercâmbio durante a viagem.

 

  • Faça uma caixinha diária com a quantidade certa para gastar por dia.
  • Anote todos os gastos.
  • Procure atividades gratuitas e promocionais.
  • Procure andar a pé ou de bicicleta, na medida do possível.
  • Por segurança, divida seu dinheiro em uma parte em espécie e outra em cartão.

 

Por fim, entre em contato com a IE Intercâmbio que nossos especialistas vão explicar todos os detalhes adicionais do orçamento de intercâmbio, além de propor condições incríveis para você embarcar na melhor viagem da sua vida! Fale com a gente aqui.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email