Escrito por: Marcelo Melo

Entenda Porque Estudar Inglês no Exterior é Muito Melhor!

Entenda o contexto mundial e os principais motivos porque estudar inglês é tão necessário. Saiba como falar inglês e as vantagens do intercâmbio.

Início » Blog IE Intercâmbio » Entenda Porque Estudar Inglês no Exterior é Muito Melhor!

Com certeza, seus pais, algum amigo ou professor já sugeriu para você aprender um novo idioma. Mas, dentre todas as línguas, porque estudar inglês é tão importante e deve ser a sua primeira escolha, antes dos demais idiomas?

Antes de explicar porque estudar inglês é tão necessário nos dias de hoje, saiba que a língua inglesa é a mais falada no mundo, seguida do mandarim chinês e do espanhol. Assim, o idioma inglês tem cerca de 1,5 bilhões de falantes em todo o mundo!

Nesse sentido, uma das maiores justificativas de porque estudar inglês é justamente a possibilidade de você ampliar a sua capacidade de comunicação com pessoas do mundo todo.

Inclusive, no que diz respeito ao mundo virtual, o inglês é considerado o idioma universal da internet, que é uma das formas de comunicação entre as pessoas mais utilizada atualmente. E você não vai querer ficar de fora dessa, não é mesmo?!

Então, neste artigo, você não vai entender apenas porque estudar inglês é fundamental nos dias de hoje. Vamos te apresentar também os principais motivos para estudar inglês, as maiores vantagens de falar inglês e, ainda, onde aprender e como falar inglês corretamente.

Assim, fica colado com a gente e nos acompanha até o final, porque você vai conhecer tudo e realmente entender porque estudar inglês é quase que uma necessidade básica para você bombar no trabalho e nas redes sociais!

Por que estudar inglês?

Atualmente, o cenário mundial prioriza o idioma inglês nas suas relações políticas e comerciais, o que acaba impactando na vida pessoal e social de cada um de nós. 

É uma das línguas oficiais de algumas das maiores e mais importantes instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização do Atlântico Norte (OTAN), o Banco Mundial, a União Europeia, dentre outras.

Da mesma forma, algumas das maiores empresas do mundo atual têm o inglês como idioma oficial. Olha só:

  • JPMorgan & Chase
  • Bank of America
  • Apple
  • Wells Fargo
  • ExxonMobil
  • AT&T
  • Citigroup

Isto sem falar das inúmeras e super inovadoras startups na área de tecnologia e serviços, além das conhecidas Google, Facebook, eBay, Walmart, e assim por diante. 

Então, você quer aprender como falar inglês e se comunicar com as pessoas e as empresas neste idioma? Claro que sim, né!?

Igualmente, o inglês é o idioma oficial dos negócios e do show business, falado por, aproximadamente, 400 milhões de pessoas no mundo todo. 

Se contarmos como segunda ou terceira língua, o número de usuários da língua inglesa sobe para quase 1,5 bilhões! É muita gente!

E ainda, dentre os países que têm o idioma como língua oficial, podemos citar algumas das maiores potências mundiais nas áreas política, econômica, cultural, militar, científica e acadêmica, como os Estados Unidos, o Canadá e a Inglaterra.

Além disso, como já mencionado acima, o idioma inglês domina a comunicação na área da tecnologia e da internet, sendo utilizado como padrão na criação de códigos e nomenclaturas. Com certeza, você já “deletou”, “startou”, “printou”, não é mesmo!? 

Motivos para estudar inglês

O inglês é o idioma com maior número de publicações científicas

Nas áreas acadêmica e científica, os países citados acima lideram os investimentos mundiais em pesquisa e produção acadêmica e científica. Dessa forma, justifica que a grande maioria dos artigos são, é claro, em inglês.

Assim, como um profissional de ponta, você quer obter as informações mais importantes para o desenvolvimento do seu negócio.

Nesse sentido, a melhor forma de obtê-las é diretamente da fonte, e não de traduções que, eventualmente, podem cometer erros grotescos de interpretação e significância das palavras. Então, você precisa aprender inglês!

O inglês é o principal idioma do show business mundial

Outro dos motivos para estudar inglês é que, a maioria dos shows, filmes e demais produções artísticas são originalmente elaboradas em inglês ou traduzidas para este idioma. 

Com isso, é uma forma de viabilizar a sua veiculação em alguns dos países mais ricos do mundo, como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

O inglês é uma língua universal

Mais uma razão porque estudar inglês é fundamental nos dias de hoje, é a possibilidade de viajar e se comunicar com praticamente qualquer pessoa em quase todo o mundo. 

Isto porque o idioma está presente em quase todos os países do mundo, é globalmente falado e compreendido, sobretudo nas relações sociais e comerciais entre as nações.

Vantagens de falar inglês no exterior

  • A fluência em inglês pode melhorar o salário
  • Falar inglês é um diferencial profissional
  • Aumenta as oportunidades internacionais 
  • Falar inglês amplia o networking
  • Aprender inglês é mais fácil do que aprender português
  • Falar inglês vai tornar você um “cidadão do mundo”
  • Aprender a falar idiomas faz bem para a cabeça
  • Estudar inglês no exterior facilita o aprendizado e possibilita imersão cultural

Onde e como falar inglês

Agora que você conhece os principais motivos de porque estudar inglês é tão importante, descubra onde e como falar inglês como um nativo e aproveitar todas  as vantagens de se comunicar em outro idioma.

Bem, na verdade, você pode estudar inglês de diversas formas, nos dias de hoje: em um curso de inglês, na escola, por conta própria, de forma autodidata, com livros, aplicativos, vídeos, músicas e demais ferramentas.

Entretanto, a grande questão é: será que você realmente consegue aprender assim? 

Pois é, sabemos que alguns estudantes até têm facilidade em estudar por conta própria mas, a realidade é que a grande maioria não consegue e precisa do acompanhamento e do relacionamento com outras pessoas, para tirar dúvidas e praticar a língua, por exemplo.

Por isso, vamos apresentar para você o intercâmbio de inglês, que é um programa de estudos para aprender inglês no exterior, em países onde a língua inglesa é o idioma oficial, como por exemplo, os Estados Unidos, que é o maior destino para intercâmbio em inglês. 

Além dos EUA, outras opções incluem os seguintes países:

  • Canadá
  • Reino Unido
  • Irlanda
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • África do Sul
  • Malta

Intercâmbio é a melhor maneira para aprender a falar inglês

O intercâmbio de idiomas é o programa onde o estudante viaja para o exterior para estudar inglês, em um país em que a língua é o idioma oficial.

A duração dos cursos de idiomas são bastante flexíveis, podendo ser de 1 mês até um ano de duração, dependendo dos objetivos e do grau de conhecimento prévio do idioma.

Há opções de cursos para todos os níveis, do mais básico, passando pelo intermediário, até o mais avançado. 

Confira algumas opções de cursos:

  • Curso de inglês geral
  • Curso de Business English
  • Curso preparatório para exames de Cambridge, TOEFL, IELTS
  • Cursos profissionalizantes

Como é o curso de inglês durante o intercâmbio?

A carga horária do curso também pode variar, entre 15 e 40 horas semanais. As aulas são completas e cobrem as 4 habilidades do idioma: 

  • Speaking (fala)
  • Reading (leitura)
  • Writing (escrita)
  • Listening (audição)

Além, é claro, de bastante conversação e atividades práticas para treinar a pronúncia, a comunicação e a expressão. Os professores são nativos no inglês e têm grande experiência no ensino de idiomas para estrangeiros. 

Fora de sala de aula, são promovidas ainda, várias atividades extras para integrar a turma com a comunidade ao redor, como viagens curtas, visitas a pontos turísticos, festas, eventos, museus e muito mais! É a maior diversão!

Uma das maiores vantagens de falar inglês no intercâmbio é a possibilidade de vivenciar o cotidiano das pessoas que moram no destino e interagir com elas de igual para igual, como se fosse outro membro da comunidade, vivenciando o seu dia a dia.

Como é a acomodação durante o intercâmbio?

A acomodação durante o intercâmbio pode ser feita em casas de família ou em residências estudantis, dependendo dos objetivos e do perfil do estudante.


As casas de família recebem os estudantes em um ambiente familiar, com todas as despesas da casa já incluídas (energia, aquecimento, telefone, internet) e, opcionalmente, duas refeições: café e jantar. 

Nas residências estudantis, compartilhadas por alunos do mundo todo, cada um tem seu quarto e todos dividem as despesas da casa, como por exemplo: aluguel, energia, internet, comida, dentre outros gastos.

Intercâmbio para estudar inglês é com a IE

E aí, entendeu agora porque estudar inglês é tão importante para a sua vida e para o seu trabalho?! Não dá para perder mais tempo, não é mesmo?!

Fale com o time de especialistas da IE intercâmbio e confira as incríveis opções de intercâmbio para estudar no exterior, com condições sensacionais para você!

E aí, quando alguém perguntar “porque estudar inglês”, seja o primeiro a responder, com toda a certeza e satisfação, próprias de quem sabe o que está falando! Confira agora mesmo!

Deixe um comentário