Descubra o que é hostel e como funciona este tipo de hospedagem

Descubra o que é hostel e como funciona este tipo de hospedagem

Atualmente, o mercado de viagens está muito dinâmico e diversificado. A todo momento, são oferecidos novos serviços e produtos para os viajantes, cada vez mais exigentes! Nesse sentido, conheça o que é hostel, um interessante e divertido tipo de hospedagem!

Entretanto, para você curtir esta descolada e divertida maneira de se hospedar, durante as suas viagens para o exterior, em primeiro lugar, você precisa saber exatamente o que é hostel e como ele funciona.

Então, para você aprender de uma vez por todas o que é hostel é que vamos apresentar aqui, todos os detalhes da sua história, suas características e como é se hospedar neste modelo de acomodação, muito comum nas viagens pela Europa.

 

Entenda o que é hostel

Pode-se dizer que a palavra hostel significa, em português, albergue. Então, ambos são a mesma coisa. Dessa forma, o hostel é o tipo de acomodação, similar a um hotel tradicional, onde são oferecidos menos serviços e acomodação compartilhada.

Assim, o hostel é uma opção de hospedagem mais econômica e oferece quartos, banheiros, cozinha, dentre outros espaços compartilhados.

Apesar da falta de privacidade, os maiores objetivos do hostel são, em primeiro lugar, oferecer maior interação social e intercâmbio cultural para seus hóspedes, durante as suas experiências de viagem.

Em segundo lugar, o hostel se propõe a cobrar bem menos pelos seus serviços do que um hotel tradicional cobraria. Sem dúvida, disponibilizando serviços mais simples e informais, porém, com qualidade e alto grau de interatividade.

Por exemplo, um hostel pode não oferecer serviço de recepção 24 horas, como num hotel. Mas, sem dúvida, haverá outras formas de te receber super bem e a qualquer hora!

História do hostel

Na verdade, esta não é uma forma de acomodação recente, entretanto, pouca gente sabe o que é hostel e fica em dúvida para diferenciá-lo de uma pousada ou de um hotel, por exemplo.

Os hostels, ou albergues, foram criados em 1909, por um professor alemão que precisou improvisar sua hospedagem, durante uma tempestade. Assim, o primeiro hostel começou a funcionar em 1912, dentro de um castelo, na cidade alemã de Altena, onde está até hoje.

Em seguida, durante as décadas de 1930 até 1960, o movimento alberguista se espalhou pelo mundo. E centenas de hostels foram construídos em vários países da Europa, da América do Norte, Central e do Sul. 

 

Hostel e albergue no Brasil

A ideia dos albergues chegou ao Brasil em 1961, através de um casal de turistas que tinha vivenciado esta experiência inovadora na Europa.

O primeiro hostel brasileiro foi instalado no Rio de Janeiro, e funcionou de 1965 até 1973. Igualmente e em seguida, outros albergues foram abertos nas demais cidades brasileiras.

Finalmente, em 1971, foi criada, também no estado fluminense, a Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), oficializando a categoria de hospedagem, que existe até hoje e cresce a cada dia.

 

Características do hostel

 

  • Localização privilegiada – em meio à natureza ou em centro urbanos;
  • Ambiente informal e descolado;
  • Acomodação simples e compartilhada – com beliches, por exemplo;
  • Banheiros compartilhados – divididos por sexo;
  • Tem ambientes comuns favoráveis à integração social e cultural;
  • Tem foco em potencializar a interação dos hóspedes entre si e com a comunidade;

 

Quem procura o hostel

Como os hostels são ambientes mais informais, geralmente, eles são preferidos pelo público mais jovem e aberto a novas experiências e culturas. E também, na maioria das vezes, precisam economizar mais nas viagens.

Entretanto, há uma grande variedade de perfis de turistas que frequentam os albergues na atualidade. Desde grupos de amigos, famílias, casais e até turistas da terceira idade, justamente à procura de maior socialização.


Então, agora que você sabe o que é hostel, pode considerá-lo como uma diferente e divertida opção de acomodação durante o seu intercâmbio para estudar no exterior. O que acha? Confira mais detalhes com a nossa equipe que está pronta para te atender!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email