Escrito por: Marcelo Melo

Como tirar o visto canadense

Antes de mais nada, como emitir o visto canadense é uma pergunta que muitos brasileiros fazem. Afinal, não faltam motivos …

Início » Blog IE Intercâmbio » Como tirar o visto canadense

Antes de mais nada, como emitir o visto canadense é uma pergunta que muitos brasileiros fazem. Afinal, não faltam motivos para querer visitar, trabalhar, estudar e até morar neste país cheio de encantos.

Contudo, existem diferentes maneiras de tirar o visto canadense. Então, isso vai depender do que você deseja fazer no país. Por isso, para quem quer visitar a turismo, existe um processo; e para quem quer estudar, trabalhar ou morar no Canadá, existe outro.   

O visto canadense para turista é emitido de duas formas: o eTa, que é uma autorização eletrônica de viagem, e o visto convencional de turismo.

Já o visto de estudante para o Canada ou o visto de trabalho, podem ser emitidos com a ajuda de uma agência de intercâmbios. A IE, por exemplo, pode fazer todo o processo para você. É só entrar em contato com um dos especialistas da nossa empresa, para receber todas as informações sobre como tirar o seu visto.

Para você entender melhor cada tipo de visto canadense, separamos por tópicos. São eles:

  • eTa (Electronic Travel Authorization: Autorização Eletrônica de Viagem) – Visto para turista
  • TRV (Temporary Resident Visa: Visto Canadense Tradicional) – Visto para turista
  • Study Permit – Visto para estudar e trabalhar


Como emitir o visto canadense

eTa (Electronic Travel Authorization: Autorização Eletrônica de Viagem) – Visto para turista

O eTa é um visto de turismo mais econômico (C$7.00) que o visto canadense tradicional e com um processo de emissão mais rápido (em minutos ou em até 1 semana).
Eventualmente, ele é elegível apenas para brasileiros que tenham um visto dos Estados Unidos válido, ou que já tiveram um visto canadense nos últimos 10 anos.
É importante lembrar que esse visto só permite a entrada no país por via aérea e que ele tem validade de 5 anos. Se o seu passaporte vencer antes desses 5 anos, você precisará solicitar um novo eTa.
Para solicitar esse tipo de visto canadense, você precisa seguir esses 3 passos:

  1. Reunir a documentação: passaporte com validade mínima de 6 meses, cartão de crédito e e-mail.
  2. Preencher o formulário no site do Governo do Canadá: ele tem tempo máximo de preenchimento, por isso, esteja com toda a documentação por perto antes de iniciar o processo, como passaporte e visto americano, se você se enquadra neste caso.
  3. Pagar a taxa: é muito importante imprimir o seu recibo! Pois ele pode não estar mais disponível depois de um tempo.

TRV (Temporary Resident Visa: Visto Canadense Tradicional) – Visto para turista

Se você não é elegível ao eTa, precisa tirar o tradicional visto de turismo canadense. Ele é obrigatório para entradas marítimas, terrestres e aéreas.
O preço dele por pessoa é de C$100.00 e por família de 5 ou mais pessoas é C$500.000. E agora existe a taxa de biometria que custa: C$85.000 por pessoa e C$170.000 por família com 2 pessoas ou mais.
Para solicitar esse visto canadense, você precisa seguir os 4 passos abaixo:

  1. Reunir os documentos: o site do governo do Canada oferece a lista de documentos que você vai precisar: https://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp  . É importante conferir o checklist deles para saber se não falta nada!
  2. Preencher os formulários: preencha de acordo com o seu caso (básico, para família ou para casal);
  3. Pagar as taxas: também pode ser feito no site do governo. Você só precisa do seu e-mail e cartão de crédito. Neste caso também é importante salvar o recibo. Pois ele não fica disponível depois.
  4. Submeter a aplicação: Você pode enviar sua solicitação online ou ir pessoalmente a um CVAC. No Brasil o Canadian Visa Application Centre é representado pela VFS Global. Acesse o site deles para maiores informações: https://www.vfsglobal.ca/canada/brazil/english/introduction.html

O TRV leva pelo menos 12 dias para ficar pronto. Você pode acompanhar o status do seu visto também pelo site do governo. E se você tem dificuldade com o inglês, no site você encontra um manual em português.
A validade deste visto canadense também é de acordo com a data de vencimento do seu passaporte.

Study Permit – Visto para estudar e trabalhar

É ideal para quem quer tirar visto de estudante ou visto de trabalho no Canadá. Isso porque ele autoriza 20 horas de trabalho durante cursos com 6 meses ou mais e em tempo integral durante suas férias.
Com isso, alunos que fazem High School, por exemplo, podem fazer um curso de graduação no Canadá e ainda podem fazer estágios ou trabalhos sem precisar voltar para o Brasil para trocar o visto. Interessante, né?
Para solicitar esse tipo de visto, você vai precisar atender a alguns requisitos básicos, como:

  •  Ter uma instituição de ensino válida.
  • Ter um passaporte válido para a duração do programa de estudos.
  • Não ter condenações criminais ou relacionadas à imigração.
  • Convencer um oficial de imigração de que você tem laços com o Brasil.
  • Convencer um oficial de imigração de que você vai permanecer no Canadá apenas no período de estudo.
  • Ter dinheiro suficiente para seus estudos e para se manter no Canadá.

Como falamos lá no comecinho do texto. Aqui na IE, você encontra diversos programas para estudar e trabalhar no Canadá. É só entrar em contato com um de nossos especialistas para saber mais sobre os programas e assim tirar o seu visto canadense.

Deixe um comentário