Ensino médio americano: Saiba tudo sobre o High School

Compartilhe:

O sistema do ensino médio americano, sem dúvida, é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Na verdade, se você acompanha nosso blog, sabe que já comentamos sobre este tipo de ensino no post sobre o que é o programa de High School. Então, hoje falaremos especificamente sobre o ensino médio americano.

Antes de mais nada, estudar no exterior pelo intercâmbio com ensino médio americano é um dos mais procurados por jovens estudantes brasileiros que querem aprender inglês.

Como funciona o ensino médio americano?

High School nos EUA

Também chamado de High School, o ensino médio nos Estados Unidos é diferente do sistema brasileiro, principalmente na duração do tempo de estudo.

Mas o tempo de estudo total é igual ao Brasil, ou seja, 12 anos na escola. A diferença é que o 9º ano é considerado Ensino Fundamental II por aqui.

Assim, o tempo de estudo no ensino médio americano tem duração de 4 anos. Cada ano tem uma denominação própria, de acordo com a idade do estudante:

Denominação dos anos do ensino médio nos Estados Unidos

  • 9º ano – Freshman student – 14 a 15 anos
  • 10º ano – Sophomore student – 15 a 16 anos
  • 11º ano – Junior student – 16 a 17 anos
  • 12º ano – Senior student – 17 a 18 anos

O estudante freshman é o novato, ou seja, aquele que acabou de ingressar no ensino médio americano e tem um longo caminho pela frente.

Nesse momento, tudo é novidade e as aulas significam oportunidades únicas de conhecer outros alunos e de se integrar.

No caso do estudante sophomore, ele já está mais acostumado com o ambiente escolar e já começa a ter uma ideia mais clara do que quer fazer no futuro.

É um momento propício para experimentar novas disciplinas, por exemplo e conhecer um pouco de tudo.

Quando está no penúltimo ano do ensino médio americano, o estudante júnior já é quase um adulto, geralmente já dirige e vai para escola de carro, pois nos EUA, é permitido a partir dos 16 anos.

Neste momento, ele tem uma ideia mais clara do que pretende fazer após o ensino médio americano e a ideia de ingressar em uma universidade americana vai ficando mais madura e ele já pode fazer o teste SAT (Scholastic Assessment Test).

Por fim, no último ano, o estudante senior está quase pronto para entrar no ensino superior e, nesse sentido, esforça-se ao máximo para conseguir boas notas e enriquecer o seu histórico escolar, inclusive com várias atividades voluntárias.

Além disso, ele precisa fazer o SAT para pontuar para as universidades, como veremos mais abaixo.

Mas as diferenças entre o ensino médio americano e o brasileiro não param por aí. 

Continue com a gente e confira o que mais é diferente quando você vai estudar no exterior e cursar o ensino médio nos EUA.

Outras diferenças do ensino médio americano e do ensino médio brasileiro

Ensino médio nos EUA
  • Grade curricular;
  • Incentivo à prática de esportes;
  • Ingresso na universidade;
  • Períodos letivos.

Grade curricular

No Brasil, os alunos são obrigados a cumprir um planejamento de conteúdo pré-estabelecido, mas no ensino médio americano, é possível que o aluno “monte” a sua grade de acordo com seus interesses, incluindo matérias obrigatórias e optativas.

São muitas opções, como música, robótica, física, teatro, artes, história, idiomas estrangeiros, literatura, dentre outras matérias.

Aí, fica muito mais fácil para o aluno desenvolver aquelas habilidades e competências em acordo com o seu tempo de estudo e perfil de estudante.

Neste sentido, os alunos do ensino médio nos EUA são motivados desde bem cedo em suas vidas, tomar decisões por si só e buscar a autonomia acadêmica e profissional. 

Incentivo à prática de esportes

O ensino médio americano é o momento da vida de muitos jovens quando seus talentos esportivos são “descobertos” e podem transformar a vida deles.

As escolas fomentam toda uma estrutura para a prática de esportes, oferecendo completa infraestrutura e viabilizando a participação dos times colegiais em várias competições em nível nacional, inclusive.

Além disso, a boa performance em alguma modalidade esportiva pode ajudar o aluno a ingressar nas concorridas universidades e colleges dos Estados Unidos com bolsas de estudo parciais ou integrais. Então já viu, a correria é grande!

Ingresso na universidade

O ensino médio americano diferencia-se do modelo brasileiro também pela forma como os estudantes entram na universidade nos Estados Unidos.

Em primeiro lugar, não existe estudo superior gratuito nos Estados Unidos. Mesmo os colleges públicos são pagos, muito mais em conta do que os particulares, entretanto.

Dessa forma, as melhores e mais concorridas universidades são particulares e cobram uma taxa anual de “tuition”, referente às aulas. Os valores não são baixos e podem chegar até seis dígitos, em dólar!

Então, é óbvio que muitos alunos querem tentar uma bolsa para estudar. E o bom desempenho no ensino médio americano é fundamental para isso.

Mas não é só isso, além de mandar bem nas notas durante todo o período do ensino médio nos EUA, o aluno precisará fazer o teste SAT, que é uma avaliação composta por várias provas, padronizadas, como o ENEM, no Brasil.

O SAT avalia as habilidades do aluno nas áreas de Leitura, Escrita e Matemática. 

A pontuação vai de 400 a 1600 pontos e seu resultados confere possibilidades para aplicar para as diferentes universidades, conforme a pontuação exigida.

Além disso, o aluno vai precisar apresentar também:

  • cartas de recomendação pessoal (de professores, empregadores etc.),
  • uma carta de intenções (escrita por ele, justificando a escolha daquela universidade e enaltecendo suas qualidades),
  • comprovantes financeiros para arcar com o custo de todo o curso,
  • comprovante de proficiência no idioma para alunos estrangeiros,
  • dentre outros que podem ser solicitados caso a caso.

Períodos letivos

Sem dúvida, por causa da diferença entre as estações do ano no Brasil e nos Estados Unidos, os períodos letivos são ajustados para assegurar as férias durante o verão (summer break) e a primavera (spring break), e os grandes feriados e recessos, como o Natal e Ano Novo.

Neste sentido, ao estudar no exterior, é bom saber que o início do ano letivo do ensino médio nos EUA é após as longas férias de verão e ocorre somente entre agosto e setembro, e termina entre maio e junho.

Enfim, o ensino médio americano é com certeza bem mais flexível do que o brasileiro e estimula o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do aluno.

Onde fazer o ensino médio nos EUA?

Estudar nos Estados Unidos

A princípio, o intercâmbio High School pode ser realizado em diversos destinos nos Estados Unidos. Entretanto, existem alguns estados onde este tipo de programa é mais procurado. Confira:

  • Flórida
  • Califórnia
  • Illinois
  • Massachusetts
  • Nova York

Mais detalhes sobre o ensino médio americano

Os participantes do intercâmbio High School nos EUA que vão estudar no exterior podem ficar hospedados em dois tipos de acomodação: a Residência Estudantil e a Casa de Família (host family)

A primeira opção permite uma interação com outros intercambistas participantes do programa High School.  O aluno terá seu quarto individual ou compartilhado com outro estudantes, se quiser.

Por sua vez, a segunda opção é ideal para aqueles alunos que vão estudar nos Estados Unidos e querem vivenciar o estilo de vida americano, morando com pessoas locais e participando do cotidiano das famílias americanas.

Com relação ao visto para cursar o ensino médio americano, é fundamental deixar claro que a agência de intercâmbio IE disponibiliza o suporte completo para o estudante.

Desde o processo de matrícula até a solicitação do visto para quem vai fazer o ensino médio nos Estados Unidos

De qualquer forma, a principal recomendação é que o visto seja solicitado com antecedência de pelo menos 60 a 120 dias antes do início do programa.

A duração do programa pode ser de um semestre acadêmico (5 meses) ou um ano acadêmico (10 meses). 

Por que fazer o ensino médio nos Estados Unidos?

Estudar no exterior

Antes de tudo, a decisão de cursar o ensino médio americano é a maior oportunidade de aproveitar tudo o que o país, que é a maior potência mundial, tem a oferecer.

E isto inclui o estilo de vida, a cultura americana, o aperfeiçoamento do idioma, o desenvolvimento de novas amizades e muito mais.

Além disso, a qualidade do sistema de ensino americano é uma referência mundial na área de educação. 

E o ambiente escolar propicia um envolvimento ainda maior do aluno com a cultura local, além da integração social com o povo nativo e desenvolvimento da sua autonomia. 

A prática de inúmeras atividades, como esportes, cinema, participação em eventos sociais, científicos e culturais, auxiliam na integração e reforçam o contato do estudante brasileiro com jovens estrangeiros e nativos, o que permite uma enorme troca.

Faça o ensino médio americano com a IE

intercâmbio nos Estados Unidos

Enfim, esperamos que nosso texto tenha esclarecido bem para você como funciona o ensino médio americano. 

E agora que você já sabe como ele funciona e o que ele pode te proporcionar para a sua vida acadêmica e profissional, que tal planejar o seu intercâmbio para cursar o ensino médio nos Estados Unidos?

Conte com a gente para organizar tudo o que você precisa para cursar high school em outro país ou mesmo queira fazer um curso de idiomas antes de ingressar no ensino médio americano.

Receba nossas novidades