Escrito por: Marcelo Melo

Ensino médio nos Estados Unidos – 5 motivos para fazer o High School

O programa de High School contempla boa parte dos jovens que optam por estudar no exterior e ter uma vivência …

Início » Blog IE Intercâmbio » Ensino médio nos Estados Unidos – 5 motivos para fazer o High School

O programa de High School contempla boa parte dos jovens que optam por estudar no exterior e ter uma vivência acadêmica diferenciada. Nesse sentido, fazer o ensino médio nos Estados Unidos ou em qualquer outro destino requer planejamento, coragem e investimento.

Por isso, separamos alguns benefícios e motivações que vêm como consequência de uma escolha como essa. Fazer um intercâmbio por si só já é um privilégio, mas fazer um programa que de certo modo fomenta a sua base atual, é ainda mais prazeroso.

Em outras palavras, o ensino médio nos Estados Unidos evidencia transformação e um desenvolvimento mais efetivo. Além de conhecer um país, você é inserido em sua cultura e estilo de vida, tem a possibilidade de melhorar suas habilidades no idioma, conhecer pessoas do mundo todo e de quebra concluir o colegial com extrema qualidade. 

O Estados Unidos é referência é uma das maiores potências do mundo e referência em educação. Inclusive, é um destino que contempla diversos programas de intercâmbio, os quais não englobam somente jovens de 15 a 18 anos, como nesse caso.

Ou seja, optar pelo ensino médio nos Estados Unidos é investir e acreditar em um crescimento acadêmico e confiar nas grandes oportunidades. Não é a toa que o destino serve de casa para inúmeros jovens intercambistas anualmente. 

Além disso, o ensino médio americano não é a única possibilidade, certo? Se você já concluiu os estudos no Brasil, outras modalidades nesse destino estão ao seu dispor. Confere elas logo abaixo:

 

  • Curso de Idiomas
  • Férias Teen
  • Work Experience
  • Universidade
  • Au Pair
  • Trip Experience

 

Um adendo importante é que para o Curso de Idiomas, os Estados Unidos é o país que mais dispõe de destinos, os quais vão de leste à oeste. Além disso, programas como Au Pair e Work Experience você só encontra lá.


Planeje sua viagem com quem entende de intercâmbio

5 motivos para você optar pelo ensino médio nos Estados Unidos:

 

Anteriormente a gente até deu alguns spoilers de alguns benefícios, mas vamos especificar melhor agora, combinado? Afinal, fazer o ensino médio nos EUA é o desejo de muitos jovens que entendem a importância de um ensino de qualidade.

 

Praticar o idioma local

Um dos pré-requisitos do programa de High School é que você tenha conhecimento intermediário do idioma. Porém, estando no Brasil você acaba não exercitando tanto suas habilidades, o que de fato pode fazer com que você perca um pouco do tato. 

Nesse sentido, um enorme benefício é conseguir aliar essa experiência com a prática do idioma. Ainda mais se tratando de um destino que tem como língua oficial o inglês. A rotina começa a mudar na fala, na escrita, na interpretação e em outros campos. Por isso, aproveite a oportunidade para praticar e se aperfeiçoar.

 

Qualificações

Além do ensino renomado e do reconhecimento que uma instituição americana possui diante dessas possibilidades, as qualificações oferecidas aos estudantes abrem, sem dúvida, um mundo de oportunidades. Inclusive, em alguns casos, há o interesse do aluno de fazer uma universidade no país, por exemplo.

Essas qualificações têm o intuito de incentivar os alunos a funcionarem de forma independente e de quem sabe mergulhar em uma outra experiência também.  

 

Desenvolvimento pessoal

Autonomia sem dúvidas é um dos grandes benefícios desse processo. Sair da sua zona de conforto e se demonstrar preparado para enfrentar eventuais problemas e situações inesperadas vão agregar na sua vida. Um intercâmbio, seja de qualquer cunho, traz impactos na maneira como você enxerga e lida com as coisas além de todo conhecimento.

Nesse sentido, é óbvio que a assistência existe, mas no geral, você vai deter de muitas responsabilidades e isso te colocará à prova. Um intercâmbio deixa marcas e a autonomia, o autoconhecimento, o amadurecimento são características comumente adquiridas. 

 

Estilo de vida americano

Quem nunca no momento que assistia a um filme juvenil americano não se imaginou morando e estudando em um lugar como esse? Pois bem, o estilo de vida americano tão retratado em obras cinematográficas entram na sua vida a partir do momento que você decide viver uma experiência dessa.

Porém, é chegando lá que a vivência se torna completa. Novos hábitos, costumes e tradições condicionam você e seus comportamentos. Por isso, a oportunidade de viver essa imersão cultural em outro país é tão especial e enriquecedora. Afinal, o intercâmbio também oferta aos participantes essa bagagem educativa fora das instituições.

 

Networking

Como não fazer amigos e parceiros durante essa jornada? É como criar uma rede de apoio e construir relações que vão agregar durante sua temporada fora. Pessoas do mundo todo viajam com o intuito de estudar no exterior e criam relações que podem durar por toda uma vida.

Logo, muitas pessoas que fazem esse ou algum outro programa nutrem amizades, aprendem com essas pessoas e voltam para casa com a certeza de que em algum lugar do mundo existe um espaço para ela. Além do mais, oportunidades podem surgir desses relacionamentos e surpreender. 

 

Por fim, antes de se planejar para fazer uma viagem como essa, atente-se ao seu perfil, suas preferências e objetivos com o intercâmbio, certo? Essa é uma ótima forma de começar e entender o que de fato dá match com seu propósito em termos de modalidades de intercâmbio.

Sendo assim, você acabou de conhecer alguns benefícios de optar por cursar o ensino médio nos Estados Unidos e como a gente sabe que podem surgir dúvidas no caminho, entra em contato com um de nossos especialistas em intercâmbio para juntos vocês encontrarem a melhor opção para você.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário