Escrito por: Marcelo Melo

Como fazer faculdade no Canadá em 5 etapas!

Estudar no exterior é uma oportunidade de estudar em uma das mais prestigiadas instituições do mundo e adquirir conhecimentos atualizados, …

Início » Blog IE Intercâmbio » Como fazer faculdade no Canadá em 5 etapas!

Estudar no exterior é uma oportunidade de estudar em uma das mais prestigiadas instituições do mundo e adquirir conhecimentos atualizados, além de conhecer pessoas que são referência na área de estudo. Que tal cursar uma faculdade no Canadá?

Um grande diferencial do Canadá é que o aluno pode ter uma autorização estendida de trabalho: seja através do Co-op, como pelo PGWP (Post Graduation Work Permit). Ambos autorizam o estudante a trabalhar full time legalmente no país. Que oportunidade!

Entretanto, para entrar em uma faculdade no Canadá é necessário cumprir com diversos requisitos, que explicaremos ao longo deste texto, para você saber tudo o que precisa para estudar no Canadá.

Então, que tal ingressar em uma das mais conceituadas instituições de ensino no planeta? Imagine o diferencial que isso vai trazer para o seu currículo e como pode significar uma mudança na sua vida?!

Ainda por cima, se você puder trabalhar legalmente e na sua área de formação, em alguma empresa canadense. Já pensou na experiência que você iria acumular?! Veja, em seguida, como ingressar em uma universidade no Canadá!

Como fazer faculdade no Canadá: etapas de ingresso

  1. Pesquisa das faculdades
  2. Teste de inglês
  3. Application
  4. Study Permit
  5. Passagem aérea


Etapa 1 – Pesquisa

Antes de mais nada, você deve escolher a instituição que quer estudar, através do seu intercâmbio no Canadá.

Defina de acordo com os cursos oferecidos e a sua área de interesse. Considere também, a localização da escola, o clima e o tamanho da cidade, as opções de acomodação, dentre outras características importantes no destino.

Etapa 2 – Teste de inglês

Se você optar por um College Privado, provavelmente a própria instituição tem o seu próprio teste de inglês. Isso significa que o candidato não precisa desembolsar com um teste.

Agora, se você optar por um College Público, você precisará comprovar a proficiência no inglês através de um exame. Os mais populares exigidos pelas faculdades no Canadá são o TOEFL e o IELTS.

Etapa 3 – Application

A partir da aprovação, você vai fazer a “application” (solicitação) para a vaga no curso escolhido. Para tal, há um custo, que varia de cada instituição.

Então, você deve preparar uma carta de solicitação da vaga e juntar pelo menos uma carta de referências acadêmicas, feitas por um dos seus professores, assim como o seu histórico escolar. O objetivo é, sem dúvida, atestar o seu bom desempenho estudantil.

Etapa 4 – Study Permit

Depois, é só aguardar o retorno da instituição e, caso positivo, a escola vai te dar uma “carta de aceite”, com a qual poderá solicitar o visto de estudante junto às autoridades legais do Canadá.

Nesse sentido, para o visto, será necessário ainda, pagar a taxa, agendar a entrevista, apresentar outros documentos, como formulários oficiais preenchidos, comprovantes de condições financeiras, atestado médico, dentre outros solicitados.

O Study Permit (como é chamado o visto de estudos) permite que você trabalhe 20 horas por semana durante as aulas e 40 horas por semana nas férias.

Etapa 5 – Passagem aérea

Visto na mão, é hora de comemorar e acertar os detalhes finais, que incluem passagens aéreas, acomodação, seguro viagem, cartão multimoeda, carteira de vacinação internacional, entre outros.

Faculdade no Canadá com a IE Intercâmbio

Em conclusão, com o visto em mãos, chegou a hora de se matricular no curso escolhido e pagar a taxa de estudos que, tipicamente, é cobrada por ano ou por semestre, e não mensalmente, como no Brasil.

Por fim, a próxima etapa é a mais gostosa: arrumar as malas e embarcar rumo aos melhores anos da sua vida!

E não esqueça, a consultoria especializada da IE Intercâmbio está pronta para te ajudar em todas as etapas. Vamos te orientar em todo o processo de escolha e admissão em uma faculdade no Canadá! Estamos aqui para te ajudar! Converse conosco e veja nossas super condições!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário