Faculdade fora do país - como cursar o ensino superior no exterior

Faculdade fora do país – como cursar o ensino superior no exterior

Fazer uma faculdade fora do país vem se tornando o objetivo de muitos jovens brasileiros. Dentro dos mais diversos motivos e causas, a preferência por cursar o ensino superior no exterior leva estudantes do mundo inteiro aos mais diversos destinos.

Inclusive, o Brasil também é um país que recebe diversos estrangeiros que buscam por novas experiências de vida, englobando o âmbito profissional, pessoal e acadêmico. Universidades brasileiras cada vez mais fazem parcerias com instituições de ensino pelo mundo afora para enviar e receber alunos.

Logo, a cartela de faculdade fora do país que recebe não somente os brasileiros, é imensa. Há cursos, instituições, programas e destinos de todos os gostos e que envolvem preferências específicas. Por isso, o importante é saber priorizar e colocar seus esforços em prol disso. 

Nesse sentido, fazer uma faculdade fora do país é mais comum do que se pode imaginar, mesmo não sendo tão simples assim, certo? A gente vai compartilhar algumas coisas sobre esse tipo de programa de intercâmbio e o intuito é te deixar o mais próximo desse assunto possível. 

Isso porque nós gostamos de trabalhar com clareza e de compartilhar o que julgamos necessário para a sua tomada de decisão. Primeiramente, é necessário que você tenha certeza dessa vontade e que saiba listar quais os seus objetivos e preferências com isso. 

Afinal, fazer uma universidade fora do país requer investimento, principalmente. Seja de tempo e de dinheiro ou de qualquer outra coisa. Porém, antes da gente entrar mais profundamente nesse assunto, gostaríamos de compartilhar uma lista dos destinos mais procurados:

 

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Inglaterra
  • Irlanda

 

Além disso, é importante dizer que algumas escolas oferecem bolsas de estudo para estudantes, certo? Desse modo, é necessário seguir certos requisitos para tentar a consagração, mas gostaríamos de deixar evidente que é possível sim.

Como cursar uma faculdade fora do país em alguns passos

 

Apesar de cada vivência ser única, algumas situações são comuns no momento de optar por fazer o ensino superior no exterior. Mas, levando também a parte mais burocrática a sério, listamos pontos importantes que precisam ser lembrados por você e merecem atenção.

 

Saiba por que você quer estudar no exterior

Algumas pessoas buscam uma experiência no exterior com base na vivência de outras pessoas e isso é o maior erro que você pode cometer nessa etapa do processo. Viaje e faça uma faculdade fora por você, não pelos outros. Por isso, é importante que você tenha muita ciência do que deseja construir e confie nas suas decisões, sem se basear no outro.

A gente não tá te aconselhando a não ouvir ninguém, certo? O ponto não é esse, a única questão é que você necessariamente deve estar atento às suas vontades e expectativas, alinhando isso com seus objetivos.

 

Tenha consciência do seu perfil acadêmico

O segundo passo é que você tenha, verdadeiramente, consciência do seu perfil acadêmico. Alguns estudantes viajam com o intuito de fazer uma pós-graduação para melhorar o currículo, outros querem fazer um mestrado para lecionar no exterior e por aí vai. 

Logo, a nossa dica aqui é para que você faça uma auto-análise e saiba identificar o perfil de aluno que assume. Você é aquela pessoa mais participativa? Tem o foco no mercado de trabalho? Ou é alguém que curte fazer trabalhos acadêmicos e imergir em pesquisas e estudos longos?

 

Confie na escolha do seu curso

A nossa terceira dica tem a ver com confiança. Parece até clichê recomendar que você siga seu coração, mas não tem como ser diferente. A partir do momento que você consegue ter segurança de si mesmo, as escolhas ficam mais fáceis e acontecem de uma forma mais natural. 

Claro que dúvidas podem existir no meio do caminho, mas ouça o que seu coração tem a lhe dizer sobre o que fazer. A escolha do seu curso vai determinar o caminho de grande parte, senão de toda, do seu intercâmbio.

 

Se informe sobre as bolsas de estudo

Nesse momento, é aquela hora de correr atrás das possibilidades disponíveis no mercado. Geralmente você encontra bolsas disponíveis para estudantes brasileiros que querem viver o ensino superior no exterior. Em alguns países às vezes é mais fácil, em outros nem tanto. Mas, a boa notícia é que é possível estudar fora com um desconto.

Logo, não deixe a pesquisa de lado e nem as oportunidades. Apesar de qualquer coisa, a tentativa é sempre válida e o não você já tem. A IE inclusive é parceira de algumas escolas que ofertam determinadas bolsas.

 

Escolha destino e instituição

Saiba escolher o destino e a instituição conforme suas preferências, mas também levando em consideração todos os gastos diretos e indiretos que você virá a ter. É nesse momento que você precisa pensar de forma mais racional para evitar o máximo de problemas possíveis. 

Porém, há um leque de opções que sem dúvidas vai satisfazer suas necessidades em grande parte. Claro que o processo de aprovação em uma faculdade também vai impactar nessa decisão, mas confie nos seus gostos e tenha sempre em mente o que você está se propondo a fazer.

 

Cuide do processo de candidatura com o apoio da IE

Uma vez que todos os passos anteriores forem resolvidos e você se sentir seguro para caminhar em direção a realização desse desejo, é momento de dar início ao processo de candidatura. A gente sabe que nesse momento o medo e a insegurança podem surgir, mas confie no processo.

Ou seja, é nesse momento que você precisa contar com pessoas que possam te guiar melhor no processo. Afinal, é tempo de separar as documentações, preencher formulários, fazer os exames solicitados e muito mais. 

 

Definitivamente, esse é o momento de você começar a planejar a sua viagem dos sonhos. A gente sabe que às vezes o desejo de fazer intercâmbio fica um pouco distante, por diversas questões. Mas, se você começar a se planejar a partir de agora, a faculdade fora do país sai. Logo, converse com um de nossos especialistas e juntos tracem o plano perfeito para sua experiência no exterior.

Além disso, não se preocupe se você não se encaixar nos pré-requisitos para fazer o ensino superior fora ainda, existem outras modalidades de intercâmbio na IE que envolvem estudo e é uma ótima oportunidade para você se preparar para uma experiência a médio ou longo prazo.

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email