Faculdade nos Estados Unidos: oportunidade ideal para quem ama tecnologia

Top 10 faculdades dos Estados Unidos: descubra como e porque entrar

Você já teve o desejo de estudar no exterior? Quem sabe fazer um curso superior em um daqueles destinos dos seus sonhos? Pois bem, sabia que são muitas as opções de faculdades nos Estados Unidos? O destino é, sem dúvida, um dos mais procurados e é por isso que falaremos sobre ele hoje.

Logo, se você tem o desejo de fazer algum curso superior no exterior, voltado para as mais diversas áreas de atuação, esse artigo é para você.

Nesse sentido, optar por uma das faculdades nos Estados Unidos é a oportunidade que você tem de desenvolver ainda mais suas habilidades na língua, além claro de estudar em uma instituição renomada, com profissionais extremamente qualificados.

Além disso, uma experiência como essa pode abrir portas para você vivenciar oportunidades de emprego no exterior, fomentar seu networking e voltar para casa com uma bagagem internacional ainda maior.

Por isso, vamos falar sobre algumas das opções de instituições que entram na lista de faculdades nos EUA e possuem parceria com a IE. Mas, por exemplo, não podemos deixar de falar do Vale do Silício, um polo de inovação, tecnologia, empreendedorismo e grandes empresas.

Se está dentro da sua lista de afazeres durante essa temporada nos Estados Unidos focar no ramo de tecnologia, dar um salto na sua carreira, essa é uma possibilidade. Há inclusive um mar de possibilidades quando falamos sobre as faculdades do Vale do Silício.

Em San Francisco, onde está localizado o Vale, você encontra inúmeras opções de universidades especializadas no segmento. Isso porque startups e empresas como Google, Facebook, Apple estão concentradas, em sua maioria, lá.

Logo, diversos alunos que estudam nessa região, acabam conseguindo estagiar nestas empresas. Demais, né? É impagável o salto de crescimento que jovens do mundo todo têm depois desse tipo de experiência.

Principais faculdades dos Estados Unidos

Top 10 faculdades dos Estados Unidos: descubra como e porque entrar

Não é só faculdade na área de tecnologia que você encontra no país não, ein? Assim como não é só curso de Graduação. Você pode fazer um MBA nos Estados Unidos, uma Pós-Graduação, um Mestrado e por aí vai.

Nesse sentido, a IE conta com alguns fortes parceiros para te ajudar no processo de imersão dentro de uma faculdade nos Estados Unidos. Assim, listamos algumas das principais instituições do país e que fazem parte do nosso catálogo:

  • University of Central Florida – Orlando, FL;
  • Florida International University – Miami, FL (FIU);
  • Cleveland State University, Cleveland – OH (CSU);
  • Auburn University at Montgomery – AL ( AUM);
  • University of South Florida, Tampa – FL ( USF);
  • The University of Alabama at Birmingham (UAB);
  • Texas A&M University, Corpus Christi – TX;
  • University of Kansas, – Lawrence, KS (UOK);
  • Louisiana State University – Baton Rouge, LO (LSU);
  • Colorado State University – Fort Collins, CO (CSU);

 

A Shorelight, por exemplo, é uma das parceiras da IE que tem como premissa conectar alunos brasileiros às melhores oportunidades de ensino superior nos Estados Unidos. Você consegue ter acesso a informações sobre cursos, duração, valores, acomodação e muito mais.

Em paralelo, falamos da INTO também, onde ótimos cursos de Graduação e Pós-Graduação estão presentes em diversas instituições. Você consegue fazer uma pesquisa desde a área de estudo, passando pelo destino e determinando o tipo de curso que pretende fazer.

Faculdades americanas e tipos de curso

Conheça de perto as instituições

Como fazer faculdade nos Estados Unidos com bolsa

faculdades vale do silício

É possível sim fazer uma faculdade nos Estados Unidos com uma bolsa de estudos. A gente sabe que muitas pessoas têm o sonho de realizar esse desejo e que, às vezes, por questões financeiras, isso é colocado como segundo plano.

Mas, hoje, a IE tem parceria com algumas instituições de ensino superior que disponibilizam esse tipo de benefício para alguns alunos. Sim, não é pra todo mundo, ein? Só que uma coisa podemos falar, esse tipo de bolsa varia de 3 até 18 mil dólares por ano.

Dessa forma, são avaliadas algumas questões sobre o perfil do aluno para que seja oferecida uma bolsa mediante as condições do mesmo.

Como funciona o processo seletivo para brasileiros

faculdade área de tecnologia

Primeiramente, é preciso que você esteja atento à inscrição. O processo seletivo é realizado com base nos passos dessa candidatura. Por isso, as suas dúvidas sobre como fazer faculdade nos Estados Unidos serão sanadas agora.

Afinal, listamos abaixo cada um dos pontos cruciais e logo em seguida explicamos individualmente todos eles.

Isso acontece porque é de extrema necessidade que todos os itens do processo sejam seguidos cautelosamente. Então, dá só uma olhadinha no que você vai precisar fazer, sequencialmente:

  1. Consultoria
  2. Avaliação do perfil
  3. Opções de faculdades
  4. Organização da documentação
  5. Resposta da faculdade
  6. Definição da instituição de ensino
  7. Documentação extra
  8. Concessão do visto de estudante (F-1)

Agora que você já sabe quais são os passos para seguir com o processo de inscrição, confere detalhadamente o que é feito em cada um deles:

 

Consultoria

Quando falamos sobre consultoria, o primeiro ponto que precisa ser abordado é a antecedência com o processo. O recomendável é que você inicie a consultoria com no mínimo 6 a 8 meses antes da data pretendida de início do programa.

 

Avaliação do perfil

Mediante contratação da consultoria, a IE avalia o perfil do estudante, bem como suas notas
escolares, seu nível de inglês, a preferência em relação ao curso e a região onde gostaria de estudar nos Estados Unidos.

Isso acontece porque muitos jovens ainda possuem muitas dúvidas sobre a escolha. O entendimento em relação ao perfil e as preferências do aluno contam muito nessa fase do processo para que a escolha final seja mais coerente e assertiva.

 

Opções de faculdades

Assim, nesta etapa, nossos especialistas irão buscar as melhores opções de faculdades que atendam o perfil do estudante. Antes da tomada de decisão em qual faculdade (s) enviar a aplicação, podemos garantir que é possível enviar a aplicação para até 3 universidades ou college da escolha do estudante.

Ou seja, há mais de uma possibilidade para você. Claro que todas elas estão alinhadas com os seus objetivos, mas o processo de aplicação precisa ser seguido de acordo com a instituição e mediante o resultado você consegue escolher (caso seja aceito em mais de uma).

 

Organização da documentação

Após a definição da faculdade (s), precisa-se iniciar a organização da documentação e a realização de testes para avaliação da proficiência. Isso acontece antes do envio da aplicação para as instituições de ensino, certo?

 

Resposta da faculdade

O prazo de resposta das faculdades sobre a aceitação do estudante pode levar até 2 semanas. Assim, ao receber a resposta, pode analisar as possibilidades de bolsa de estudos oferecidas. Muitos estudantes conseguem bolsas de até US$15,000 de desconto na anuidade.

 

Definição da instituição de ensino

Nessa etapa do processo, o estudante então define em qual instituição ele quer estudar e assim realiza pagamento do depósito para garantir a vaga no programa. Logo após o pagamento do depósito, o mesmo receberá o documento I-20, que é uma espécie de formulário, para dar entrada no agendamento do visto americano.

 

Documentação extra

Apesar da fase da documentação já ter passado, alguns documentos extras são solicitados durante essa fase do processo. Listamos alguns dos pedidos mais comuns, dá só uma conferida:

  • Comprovação de renda dos responsáveis;
  • Exames médicos;
  • Carteira de vacinação;

 

Concessão do visto de estudante (F-1)

No nosso último ponto, após concessão do visto de estudante (F-1), o estudante deverá seguir as instruções da faculdade, sobre data de apresentação e orientação para novos estudantes. Além de acessar o portal do aluno onde terá acesso às informações do curso e da instituição para melhor se programar.

Como entrar em uma faculdade nos Estados Unidos?

MBA nos Estados Unidos

Para saber como funciona a faculdade nos Estados Unidos, resolvemos te explicar alguns tipos de entradas existentes nessas instituições. A entrada direta é aquela mais comum, é o processo tradicional. Apesar de ser uma das mais exigentes, também segue piamente o perfil e as preferências do aluno.

Assim, são selecionados os documentos, o aluno submete os mesmos nas faculdades que têm interesse e aguarda a resposta em relação ao aceite. Algumas podem ser mais seletivas, outras nem tanto, isso depende da faculdade.

Em contrapartida, temos o Primeiro Ano Internacional, que funciona bem para aqueles alunos que ainda não conseguem preencher todos os requisitos necessários para ter uma entrada direta. Nesse sentido, é como se fosse um processo um tanto quanto simplificado.

Logo, o estudante vive duas fases: a preparação para a imersão na vida acadêmica e o período de adaptação, onde toda sua evolução é acompanhada. Com essa imersão em ambientes universitários, ele vai emergindo no cenário preciso.

Além disso, não podemos esquecer os Colleges, instituições que têm como premissa apenas o ensino dos dois primeiros anos de graduação. Assim, ao final do período, o estudante tem a opção de migrar para uma universidade.

Porém, para isso, é necessário o cumprimento de alguns requisitos básicos que devem ser cumpridos ao longo desses dois anos.

Ah, só um ponto importante, todas as faculdades possuem um prazo de inscrição, o ideal é que você busque começar esse processo com 6 meses de antecedência, no mínimo.

Por que fazer uma faculdade nos Estados Unidos e as oportunidades

Como funciona faculdade nos estados unidos
  • Diversidade de cursos e instituições;
  • Qualidade do ensino superior;
  • Mercado de trabalho competitivo;
  • Fluência e prática no inglês;
  • Flexibilidade na rede acadêmica;
  • Networking poderoso;
  • Carreira internacional;
  • Experiência em faculdades renomadas;
  • Independência;

 

A gente sabe que são diversas as motivações para quem deseja ingressar em uma universidade no exterior. Porém, as listadas acima, algumas delas, sem dúvidas, acontecem por conta da escolha por esse destino.

Obviamente que os Estados Unidos não é o único país a oferecer um ensino de qualidade aos estrangeiros e nativos. Mas, da mesma forma, não dá pra negar que o país é uma das maiores potências educacionais do mundo e que isso impacta na decisão.

Se tratando de oportunidades, apesar da faculdade de TI nos Estados Unidos ser um grande atrativo, não é só esse tipo de curso que você encontra dentro das universidades do país. Então, confere só um gostinho das outras possibilidades:

  • Engenharia;
  • Ciências Puras e Aplicadas;
  • Astronomia;
  • Biologia;
  • Ciências de Materiais;
  • Internet das Coisas;
  • Design Thinking;
  • Geologia;
  • Ciências Planetárias;

Como são as faculdades americanas

como fazer faculdade nos estados unidos

A maioria dos alunos, vivem no campus da instituições, o que já é uma ótima forma de inclusão. A acomodação abriga o que é necessário para esses estudantes viverem bem. A infraestrutura é realmente completa, com dormitórios, salas de aula, espaços para esporte, locais para alimentação e mais.

Se tratando especificamente do ensino, por exemplo, as instituições têm bastante liberdade e autonomia para ditar sua metodologia. São diversos cursos, nas mais diversas áreas de atuação e com disciplinas que envolvem questões além da formação acadêmica.

A prática de esportes também é um fator de extrema importância para os estadunidenses. Por isso, há um grande incentivo às práticas, dentro e fora do ambiente institucional. Inclusive, esse tipo de atividade pode ser um diferencial para você, levando em consideração todas as suas habilidades.

Quanto custa para fazer uma faculdade nos Estados Unidos

faculdade TI nos estados unidos

Se tratando de College e Universidade, esses valores anuais sofrem uma alteração. Por isso, um dos primeiros passos é a análise de perfil, para que você consiga escolher com mais assertividade o tipo de modalidade ideal para você.

Desta forma, um College nos Estados Unidos pode custar de 9 até 15 mil dólares por ano. Já se tratando de Universidade, o valor passa a variar entre 12 e 40 mil dólares por ano. Vale ressaltar que isso é reflexo do ranqueamento da instituição.

Ou seja, quanto maior ranqueada for a Universidade, mais alto será o investimento do aluno.

Por fim, optar por cursar uma das faculdades nos Estados Unidos pode ser a oportunidade que você tem de desenvolver novas habilidades, cursar o ensino superior fora, conhecer pessoas do mundo todo, viver uma experiência de trabalho no exterior e muito mais.

Se você tem o desejo de fazer um intercâmbio, seja a curto, médio ou longo prazo, comece a se planejar com a IE e converse com nossos consultores para juntos encontrarem a melhor opção para você. Diferentes cursos e opções de programas estão disponíveis, embarque nessa com a gente!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

APROVEITE AS CONDIÇÕES ESPECIAIS VIGENTES

Dias
Horas
Minutos
Segundos

SOLICITE O CONTATO DE NOSSOS ESPECIALISTAS

Obrigado pelo contato!

compartilhe com o mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp