Escrito por: Marcelo Melo

Conheça as faculdades internacionais que aceitam o ENEM!

Quer saber quais faculdades internacionais que aceitam o ENEM? Conheça neste artigo quais são as faculdades para estudar no exterior e onde ficam!

Início » Blog IE Intercâmbio » Conheça as faculdades internacionais que aceitam o ENEM!

Saber quais são as faculdades internacionais que aceitam o ENEM pode ser muito importante quando se deseja fazer uma graduação no exterior.

Isso porque, cada uma das faculdades internacionais que aceitam o ENEM possui um processo próprio, que pode variar entre notas, histórico escolar e mais.

Por isso, criamos este artigo para você entender um pouco mais sobre as faculdades internacionais que aceitam ENEM! Vamos lá?

Afinal, quais são as faculdades internacionais que aceitam o ENEM?

Primeiramente, a maioria das faculdades internacionais aceitam o ENEM como uma forma de somar pontos para estudar no exterior.

Ou seja, cada instituição possui uma forma exclusiva de seleção dos alunos que usam a nota do ENEM, que muitas vezes pode ser uma entrevista ou avaliação, por exemplo.

Porém, a única coisa em comum, é que todas exigem o visto de estudante solicitado que deverá ter validade no período do curso desejado.

Sendo assim, Portugal é o país que mais oferece vagas, e o idioma facilita na compreensão, além de não haver necessidade de proficiência em outro idioma, diferente de outros países.

Portanto, confira a seguir 5 países que mais aceitam o ENEM, e suas respectivas instituições:

  1. Portugal;
  2. França;
  3. Estados Unidos;
  4. Reino Unido;
  5. Canadá.

Portugal

Em primeiro lugar, Portugal possui 50 instituições que aceitam o ENEM, e para fazer o intercâmbio universitário para estudar no país, eles exigem, de modo geral:

  • Ensino médio completo;
  • Nota mínima de 500 pontos;
  • Passaporte.

Sendo assim, a Universidade de Coimbra (UC) foi a primeira a aceitar o ENEM, e outras escolas seguiram os mesmos passos pouco tempo depois, como a Universidade de Algarve (UAlg).

Em Coimbra, por exemplo, as notas possuem diferentes pesos para cada curso, sendo em sua maioria, o mínimo de 100/120 pontos para a candidatura na graduação, o que equivalente a 500/600 na escala do exame brasileiro.

França

Com 4 instituições que aceitam o ENEM, como a Université Paris-Saclay e École Normale Supérieure, para estudar na França, normalmente é exigido:

  • Ensino médio completo;
  • Documentação traduzida;
  • Boas notas no histórico escolar;
  • Teste de proficiência em francês;
  • Passaporte.

Estados Unidos

Algumas universidades nos Estados Unidos, como a New York University, optaram por aceitar o ENEM recentemente.

Em média, são 3 instituições que aceitam o ENEM, e isso ocorre, pois, a universidade recebe candidaturas de estudantes de outros países, que normalmente não foram preparados para testes padronizados onde estudaram.

Reino Unido

De modo geral, 3 instituições no Reino Unido aceitam a nota do ENEM para concorrer a vagas, como a Universidade de Bristol e a Universidade de Oxford.

Porém, é importante destacar que essas universidades do Reino Unido costumam pedir também o vestibular local, pois as notas do ENEM são somadas a outras exigências, como a fluência em inglês e atividades extracurriculares.

Canadá

No Canadá, instituições de ensino como a Universidade de Toronto e a Humber College aceitam a pontuação do ENEM somada com outras exigências, e elas são alteradas conforme os cursos.

Conheça mais sobre as faculdades internacionais que aceitam o ENEM com a IE!

Estudar no exterior pode ser uma oportunidade de alavancar a carreira acadêmica, além de contar muito para o currículo!

Então, agora que você conhece mais sobre as faculdades internacionais que aceitam o ENEM, que tal planejar o seu intercâmbio universitário? Entre em contato e conheça nossos programas!