Melhores cursos para fazer na adolescência e desfrutar do tempo

Compartilhe:

Você já pensou quais são os melhores cursos para fazer na adolescência? 

Essa é uma pergunta que muitos jovens se fazem, pois sabem que os melhores cursos para fazer na adolescência podem ser um divisor de águas em uma fase importante para o seu crescimento e desenvolvimento

Neste artigo, vamos falar sobre alguns dos melhores cursos para fazer na adolescência, que podem trazer benefícios para a sua vida pessoal e profissional, além de serem bem dinâmicos.

Se você quer saber mais sobre esses cursos para jovens, não deixe de ler este artigo até o final e descobrir como escolher a opção ideal para você entre os melhores cursos para fazer na adolescência.

Quais são os melhores cursos para fazer na adolescência?

Entre os melhores cursos para fazer na adolescência, podemos citar as modalidades mais conhecidas, como:

Curso de idiomas

Os cursos de idiomas são uma das opções mais procuradas pelos jovens.

Isso ocorre pois são capazes de oferecer a oportunidade de aprender uma nova língua e se comunicar com pessoas de diferentes países, idades e culturas. 

Além de ser um diferencial no mercado de trabalho, os cursos para adolescentes oferecem domínio de um idioma estrangeiro, como também facilita o acesso a informações, conteúdos e oportunidades no mundo globalizado.

Existem diversas opções de cursos de idiomas para adolescentes, que variam de acordo com:

  • Nível;
  • Duração;
  • Metodologia;
  • Custo;
  • Localização. 

Normalmente, os melhores cursos para fazer na adolescência no quesito idioma são os de inglês, espanhol e francês.

Estas são línguas faladas em vários continentes e que têm grande relevância na ciência, na arte, na política e na economia.

Programa de  Intercâmbio férias teen

Uma das modalidades mais interessantes  e enriquecedoras entre os melhores cursos para fazer na adolescência é o intercâmbio de férias teens, ou seja, cursos para adolescentes.

Ele consiste em viajar para outro país durante as férias escolares e estudar a língua local em uma escola especializada, combinando o aprendizado com atividades dinâmicas de lazer e cultura. 

Os cursos para adolescentes permitem que  vivencie o cotidiano de outro país, conheça novas pessoas, faça amigos, explore novos lugares e desenvolva sua autonomia, sua confiança e sua responsabilidade.

Entre as opções do intercâmbio na modalidade teen, podemos dizer que ele pode ser feito em grupo, com o acompanhamento de um líder ou monitor, ou individual, para os que se sentem mais preparados para viajar sozinhos. 

Há também diferentes tipos de programas de intercâmbio teen entre os melhores cursos para fazer na adolescência, que podem focar em aspectos como esportes, carreira, arte, meio ambiente, entre outros. 

Por que fazer um curso na adolescência? 

A adolescência é uma fase de descobertas, mudanças e desafios e os melhores cursos para fazer na adolescência podem ajudar muito no processo.

Os cursos de intercâmbio para adolescentes também fazem parte de um momento ideal para investir na educação e no desenvolvimento pessoal, buscando novos conhecimentos e experiências que possam contribuir para o futuro. 

Uma das formas de fazer isso é através de cursos de idiomas para adolescentes que são cursos personalizados e  ampliam as habilidades e as competências dos jovens.

Além disso, os melhores cursos para fazer na adolescência podem trazer vários benefícios para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional dos jovens. 

Alguns dos benefícios dos cursos para adolescentes são:

  1. Desenvolvimento cognitivo
  2. Ampliação de horizontes
  3. Formação de amizades
  4. Preparação para o futuro

Desenvolvimento cognitivo

Os melhores cursos para fazer na adolescência estimulam o cérebro e a memória dos jovens, que aprendem novos conceitos, novas regras, novas palavras, novas formas de pensar e de se expressar. 

Esses cursos para adolescentes melhoram o raciocínio, criatividade, concentração, a atenção e a capacidade de resolver problemas.

Ampliação de horizontes

Os cursos expandem os horizontes dos jovens, que entram em contato com novas informações, novos conteúdos, novas culturas, novas pessoas e novas realidades. 

Assim, aumentando a curiosidade, a abertura, a tolerância, a empatia e a visão de mundo dos jovens que fazem cursos de idiomas para adolescentes.

Formação de amizades

Cursos para jovens tornam propícia a criação de amizades, que são fundamentais para o bem-estar, a autoestima, a confiança e o apoio dos jovens. 

Eles podem fazer amigos com os colegas de curso, com os professores, os anfitriões, com os moradores locais, enquanto fazem os cursos de intercâmbio para adolescentes

Essas amizades podem durar por muito tempo e até se tornar redes de contatos profissionais no futuro para além da experiência temporária dos cursos para adolescentes.

Preparação para o futuro

Uma das vantagens dos cursos de idioma e dos melhores cursos para fazer na adolescência é a preparação para o futuro, que é cada vez mais competitivo, dinâmico e globalizado. 

Os cursos para jovens proporcionam habilidades e competências que são valorizadas no mercado de trabalho, como o domínio de um idioma estrangeiro, a capacidade de se adaptar, a iniciativa, a liderança, a comunicação. 

Outra vantagem, é a possibilidade de também poderem descobrir seus interesses, suas aptidões, seus talentos e vocações, que podem orientar suas escolhas profissionais e acadêmicas.

Como escolher o curso ideal para você?

Aqui estão algumas dicas de como escolher entre os melhores cursos para fazer na adolescência para você:

  1. Defina o seu objetivo 
  2. Avalie o seu perfil
  3. Considere o seu orçamento
  4. Verifique a sua disponibilidade
  5. Escolha o destino da sua preferência 

Defina o seu objetivo

O primeiro passo para escolher entre os cursos para adolescentes, é definir o seu objetivo, ou seja, o que você quer aprender, melhorar ou desenvolver com o curso. 

Por exemplo, ao fazer algum dos melhores cursos para fazer na adolescência, seu objetivo pode ser:

  1. Aprender um novo idioma com cursos para jovens;
  2. Aperfeiçoar o seu nível de proficiência;
  3. Preparar-se para um exame;
  4. Ampliar o seu vocabulário;
  5. Melhorar a sua pronúncia com cursos de idiomas para adolescentes

Ou você pode querer fazer um intercâmbio teen, para vivenciar a cultura de outro país, conhecer novas pessoas, fazer amigos, explorar novos lugares. 

Com base no seu objetivo com os cursos para jovens vai determinar o tipo, o nível, a duração do curso que você vai escolher.

Avalie o seu perfil

O segundo passo para escolher entre os melhores cursos para fazer na adolescência é avaliar o seu perfil, ou seja, as suas características, preferências, habilidades e limitações como estudante. 

Por exemplo,  ser mais visual, auditivo ou cinestésico, ou seja, aprender melhor com imagens, sons ou movimentos. 

Pode ser que tenha mais facilidade ou dificuldade com gramática, leitura, escrita, conversação, entre outros. 

E que  goste mais de estudar sozinho ou em grupo, de forma mais livre ou mais estruturada, de forma mais lúdica ou mais séria. 

O seu perfil vai influenciar o estilo, o ritmo, o ambiente e a didática do  cursos para jovens que você vai escolher.

Considere o seu orçamento

O terceiro passo para escolher entre os melhores cursos para fazer na adolescência é considerar o seu orçamento, o quanto você pode investir no curso. 

Ele vai considerar o custo, a localização e a duração do curso que você vai escolher.

Verifique a sua disponibilidade

O quarto passo para escolher o curso ideal para você é verificar a sua disponibilidade, ou seja, o quanto você pode se dedicar ao curso. 

É possível ter mais ou menos tempo livre, mais ou menos compromissos escolares, profissionais ou pessoais, mais ou menos flexibilidade de horários, etc. 

A sua disponibilidade vai determinar a frequência, a intensidade, a carga horária e o período do curso que você vai escolher.

Escolha o destino de preferência

O quinto passo é escolher a sua preferência geográfica, sendo assim, o lugar onde você quer fazer o curso. 

Você pode querer fazer algum dos melhores cursos para fazer na adolescência na sua cidade, no seu estado, no seu país ou em outro país no exterior. 

Além disso, escolher fazer o curso em um lugar que tenha um clima, uma cultura, uma gastronomia, uma segurança, uma infraestrutura que sejam do seu agrado. 

A sua preferência geográfica vai definir o destino, o clima, a locomoção e a acomodação durante o curso que você vai escolher.

Quais são os destinos mais procurados pelos adolescentes?

Alguns dos destinos mais procurados entre os melhores cursos para fazer na adolescência são:

Estados Unidos

Os Estados Unidos é o destino mais popular entre os adolescentes que querem fazer intercâmbio teen, pois oferecem uma grande variedade de opções de cursos, cidades, escolas e programas. 

Além de aprimorar o inglês, o estudante pode conhecer a cultura americana, que é muito presente na mídia, no cinema, na música e na moda. 

Ele também é famoso por seus parques temáticos, como a Disney, a Universal, o SeaWorld, que são atrações imperdíveis para os jovens.

As cidades mais procuradas entre os melhores cursos para fazer na adolescência  nos Estados Unidos são:

  • Nova York;
  • Los Angeles;
  • Miami;
  • Orlando;
  • San Francisco;
  • Boston;
  • Chicago, entre outras.

Canadá

O Canadá é outro destino muito procurado pelos adolescentes que querem fazer intercâmbio teen, pois é um país multicultural, seguro, acolhedor e com uma excelente qualidade de vida. 

Além de aprender inglês, o estudante pode ter contato com o francês, que é a segunda língua oficial do país, e com as diversas culturas que convivem harmoniosamente no Canadá. 

Ele também é conhecido por suas belezas naturais, como as montanhas, os lagos, as florestas e as cataratas, que proporcionam paisagens incríveis e atividades ao ar livre.

Muito procurados entre estudantes dos melhores cursos para fazer na adolescência, podemos citar as cidades canadenses:

  • Toronto;
  • Vancouver;
  • Montreal;
  • Victoria;
  • Calgary, entre outras.

Inglaterra

A Inglaterra é um dos destinos ideais para estudar, e por isso, perfeita para os adolescentes que querem fazer intercâmbio teen e mergulhar na história, na cultura e na tradição da língua inglesa. 

Por lá, o estudante pode conhecer o berço de grandes escritores, artistas, cientistas e personalidades que marcaram o mundo. 

Outro ponto importante é que a Inglaterra é famosa por seus monumentos, museus, palácios, parques e estádios, que são principais pontos turísticos para os jovens.

Além disso, os cursos de inglês na Inglaterra podem ser de curta ou longa duração, e combinados com atividades que o estudante pode desfrutar como futebol, rugby, críquete, tênis, teatro, música, etc. 

Os destinos mais procurados na Inglaterra entre os melhores cursos para fazer na adolescência:

  • Londres;
  • Oxford;
  • Cambridge;
  • Manchester;
  • Liverpool, entre outras.

Irlanda

A Irlanda é um destino que vem ganhando cada vez mais espaço entre os adolescentes que querem fazer intercâmbio teen.

Assim, é possível descobrir a cultura irlandesa, que é rica em lendas, música, dança, humor e hospitalidade, além de suas paisagens verdes, seus castelos, são elementos que encantam os jovens.

As cidades mais famosas entre adolescentes para fazer intercâmbio teen na Irlanda são:

  • Dublin;
  • Cork;
  • Galway;
  • Limerick, entre outras.

Austrália

A Austrália atrai tanto adultos em geral, quanto adolescentes para intercâmbios. Este país une características modernas e tradicionais, e oferece a oportunidade de aprender inglês enquanto se explora a cultura local. 

Os estudantes têm acesso a praias, recifes, desertos e uma biodiversidade única, espalhadas entre as cidades mais procuradas:

  • Sydney;
  • Melbourne;
  • Brisbane;
  • Gold Coast são populares para esses programas.

Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, os intercâmbios proporcionam contato com a natureza, incluindo vulcões, geleiras e fiordes. 

O aprendizado do inglês ocorre simultaneamente ao descobrimento das influências maori e britânica na cultura local. 

Além disso, também podemos citar as famosas cidades neozelandesas que atraem não somente adolescentes, mas turistas e intercambistas do mundo todo como: 

  • Auckland;
  • Wellington;
  • Christchurch;
  • Queenstown estão entre os destinos escolhidos.

França

Na França, os intercâmbios oferecem a oportunidade de aprender francês e explorar a cultura local, que inclui arte, moda e gastronomia. 

Os estudantes visitam monumentos, museus e parques enquanto estudam o idioma em famosas cidades como:

  • Paris;
  • Lyon;
  • Nice;
  • Bordeaux.

Espanha

A Espanha é escolhida por adolescentes para intercâmbios devido à sua cultura rica. O aprendizado do espanhol é complementado pela imersão em atividades locais. 

Também devemos citar que o país tem praias, montanhas e uma variedade de cidades e vilarejos entre cidades, como: 

  • Madri;
  • Barcelona;
  • Valência;
  • Sevilha.

Como se preparar para a sua viagem? 

Para fazer algum dos cursos de intercâmbio para adolescentes, seja de idiomas ou de intercâmbio teen, é preciso seguir alguns dos passos que podem facilitar sua viagem, como:

Pesquisar as diferentes opções de cursos e destinos

Antes de decidir qual curso e qual destino você vai escolher, é importante pesquisar as diferentes opções que existem, levando em conta os seus objetivos, interesses, preferências e disponibilidade. 

Por aqui, já citamos 2 dos melhores cursos para fazer na adolescência e você ainda pode fazer comparativos e ver qual deles oferece o melhor custo-benefício para você.

Escolher o curso e o destino que mais se adequa ao seu perfil 

Depois de pesquisar as diferentes opções de cursos de idiomas para adolescentes e destinos, é hora de escolher o curso que mais combina com você, e com seu orçamento. 

Você deve levar em conta o seu objetivo, o seu perfil, o seu orçamento, a sua disponibilidade e a sua preferência geográfica.

Considere também a qualidade, a reputação, a segurança e a infraestrutura do curso e do destino que você vai escolher.

Fazer a inscrição e o pagamento com antecedência

Ao escolher um dos cursos de intercâmbio para adolescentes e o destino, é preciso fazer a inscrição e o pagamento com antecedência, garantindo a sua vaga e evitando imprevistos. 

Siga as orientações e os prazos de cada curso e verifique se há alguma exigência ou restrição específica para o seu caso. 

Você pode guardar os comprovantes e os recibos de tudo o que pagar, para evitar problemas até mesmo na hora de passar pela imigração..

Organizar documentos

Depois de fazer a inscrição e o pagamento do curso, será necessário apresentar o passaporte, o visto e o seguro de viagem, seguindo as orientações e os prazos de cada país e de cada curso. 

Para exemplificar, o passaporte é o documento de identidade válido em outros países, e deve estar em dia e com validade suficiente para a sua viagem. 

Enquanto o visto para cursos de intercâmbio para adolescentes é a autorização para entrar e permanecer em outro país, e pode ter diferentes tipos e durações, dependendo do seu objetivo e do seu destino. 

Já o seguro de viagem é a garantia de assistência médica, odontológica, jurídica e de bagagem em caso de emergência ou imprevisto, e pode ser obrigatório , dependendo do seu destino e do seu curso.

Comprar as passagens aéreas

Ao tirar o passaporte, o visto e o seguro de viagem, é preciso comprar as passagens aéreas, de preferência com antecedência, buscando as melhores ofertas e as melhores rotas.

O importante é escolher as datas, os horários, as escalas, as companhias aéreas e os aeroportos que mais lhe convêm, e verificar se há alguma taxa ou imposto extra a ser pago. 

Confira as regras e as restrições de cada companhia aérea, como o limite de peso e de tamanho da bagagem, a necessidade de check-in online, a possibilidade de remarcação ou cancelamento, etc.

Arrumar as malas

Depois de comprar as passagens aéreas, vem a hora de arrumar as malas, levando em conta o clima, a cultura, a duração e as atividades do curso e do destino. 

Leve roupas, calçados, acessórios, itens de higiene, remédios, documentos, dinheiro, cartões, entre outros, que sejam adequados e suficientes para a sua viagem. 

Respeite o limite de peso e de tamanho da bagagem, e evite levar objetos proibidos ou perigosos.

Levar dinheiro em espécie, em cartão pré-pago e em cartão de crédito

Com as malas prontas, é essencial levar dinheiro para a sua viagem, seja em espécie ou em cartão pré-pago e um cartão de crédito, de acordo com a moeda e a taxa de câmbio do país de destino. 

Leve uma quantia suficiente para cobrir os seus gastos com alimentação, transporte, hospedagem, lazer e compras. 

Não se esqueça de também levar uma quantia extra para emergências ou imprevistos. 

Troque o seu dinheiro pela moeda local em casas de câmbio confiáveis, e evite carregar grandes quantias em locais públicos ou inseguros.

Adaptar-se ao novo ambiente

Depois de chegar ao seu destino, vem o momento de se adaptar ao novo ambiente, respeitando as leis, os costumes, a etiqueta e a cultura do país de destino. 

Nunca se esqueça de seguir as regras e as normas de conduta do curso, da acomodação, do transporte, dos locais públicos. 

Tenha cuidado com a sua segurança, saúde, alimentação, a sua comunicação. 

Aproveite as oportunidades de aprendizado, de convivência, de lazer e de diversão que o curso e o destino oferecem, sem problemas que possam atrapalhar sua experiência.

Qual o melhor curso para adolescentes?

Não há uma resposta definitiva para qual é o melhor curso, pois isso depende dos objetivos, interesses, preferências e disponibilidade de cada um. 

No entanto, uma das opções mais interessantes e enriquecedoras de cursos de idiomas para adolescentes é o intercâmbio teen.

Ele pode ser uma experiência que pode trazer muitos benefícios para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional dos jovens que escolhem os melhores cursos para fazer na adolescência. 

Por isso, pode ser considerado uma das melhores escolhas para quem quer fazer um dos cursos de intercâmbio para adolescentes.

Faça sua escolha entre os melhores cursos para fazer na adolescência com a IE

Para escolher os melhores cursos para fazer na adolescência, fale com nossos especialistas de intercâmbio e descubra como aproveitar essa experiência!

Receba nossas novidades