Proficiência do Espanhol: como adquirir a comprovação do idioma?

Proficiência do Espanhol: como adquirir a comprovação do idioma?

O espanhol, além de ser o segundo idioma mais falado do mundo – depois do mandarim – desempenha um papel muito importante no cenário comercial, cultural e turístico. Sendo assim, é extremamente relevante desenvolver a proficiência do espanhol, uma vez que muitos países falam a língua, principalmente os países da América do Sul e a Espanha.

A proficiência do espanhol é desenvolver a capacidade de ler, escrever, falar e compreender bem o idioma com precisão, para assim, conseguir desempenhar o papel de falante da língua ao redor do mundo.

Em outras palavras, a proficiência do espanhol significa que temos segurança para nos comunicar no idioma sem rodeios e com naturalidade. Nesse sentido, nada melhor do que estudar no exterior para adquirir a tão sonhada fluência!

 

Níveis de fluência em espanhol

 

O medidor de fluência mais utilizado no mundo é o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas – o CEFR (Common European Framework of Reference for Languages), e ele aponta que são seis níveis de fluência em espanhol:

 

  1. A1
  2. A2
  3. B1
  4. B2
  5. C1
  6. C2



A1

Comprova conhecimento linguístico para compreender e falar corriqueiramente expressões básicas do espanhol.

 

A2

Comprova conhecimento linguístico para se comunicar de maneira básica de forma mais aprofundada que o A1.

 

B1

Comprova conhecimento linguístico para transitar entre os níveis básico e intermediário, mas ainda de forma mais voltado ao cotidiano.

B2

Comprova conhecimento linguístico para conversar de forma um pouco mais avançada. Assegura a comunicação fluida e mais aprofundada.

 

C1

Comprova conhecimento linguístico em nível avançado. Um nível que não tem muitas dúvidas e entende com facilidade. É o nível requisitado para universidades internacionais.

 

C2

Comprova conhecimento linguístico em nível totalmente avançado. A comunicação é perfeita e o domínio do idioma é total inclusive em termos culturais.



A maior prova de que estamos no C2 em nível de proficiência é quando nos comunicamos tão naturalmente que não é preciso pensar. Sonhar e acordar do sonho em outra língua também são fortes indícios, além de, claro, reconhecer a língua onde quer que você esteja! 

 

As avaliações de fluência geralmente são feitas em testes de proficiência. No caso do espanhol, o mais popular e renomado é o DELE – Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira.




Mas como alcançar a proficiência em espanhol?

 

Bom, existem algumas dicas para o aprendizado de idioma:

 

  • Ler desde notícias a livros no idioma;
  • Assistir programas, filmes e séries de televisão no idioma;
  • Conversar com nativos por aplicativos;
  • Fazer um curso de idiomas;
  • E o mais efetivo deles: fazer um intercâmbio para estudar no exterior, que é a melhor forma de exercitar todas as dicas anteriores.

 

Fazer um curso de idiomas no exterior é o que você precisa para conseguir levar seu espanhol para o nível mais alto da escala e conseguir se comunicar com segurança em qualquer lugar do mundo. Você pode fazer intercâmbio!



Curso de idiomas no exterior é com a IE Intercâmbio 

Com os programas de intercâmbio da IE, você pode fazer um curso de espanhol no exterior e se desenvolver ainda mais profissionalmente! Entre em contato com os nossos especialistas e vá atrás do seu certificado de proficiência do espanhol!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email