Escrito por: Marcelo Melo

Proficiência do Espanhol: como adquirir a comprovação do idioma?

O espanhol, além de ser o segundo idioma mais falado do mundo – depois do mandarim – desempenha um papel …

Início » Blog IE Intercâmbio » Proficiência do Espanhol: como adquirir a comprovação do idioma?

O espanhol, além de ser o segundo idioma mais falado do mundo – depois do mandarim – desempenha um papel muito importante no cenário comercial, cultural e turístico. Sendo assim, é extremamente relevante desenvolver a proficiência do espanhol, uma vez que muitos países falam a língua, principalmente os países da América do Sul e a Espanha.

A proficiência do espanhol é desenvolver a capacidade de ler, escrever, falar e compreender bem o idioma com precisão, para assim, conseguir desempenhar o papel de falante da língua ao redor do mundo.

Em outras palavras, a proficiência do espanhol significa que temos segurança para nos comunicar no idioma sem rodeios e com naturalidade. Nesse sentido, nada melhor do que estudar no exterior para adquirir a tão sonhada fluência!

Níveis de fluência em espanhol

O medidor de fluência mais utilizado no mundo é o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas – o CEFR (Common European Framework of Reference for Languages), e ele aponta que são seis níveis de fluência em espanhol:

  1. A1
  2. A2
  3. B1
  4. B2
  5. C1
  6. C2

A1

Comprova conhecimento linguístico para compreender e falar corriqueiramente expressões básicas do espanhol.

A2

Comprova conhecimento linguístico para se comunicar de maneira básica de forma mais aprofundada que o A1.

B1

Comprova conhecimento linguístico para transitar entre os níveis básico e intermediário, mas ainda de forma mais voltado ao cotidiano.


Fale com nossos especialistas via Whatsapp

B2

Comprova conhecimento linguístico para conversar de forma um pouco mais avançada. Assegura a comunicação fluida e mais aprofundada.

C1

Comprova conhecimento linguístico em nível avançado. Um nível que não tem muitas dúvidas e entende com facilidade. É o nível requisitado para universidades internacionais.

C2

Comprova conhecimento linguístico em nível totalmente avançado. A comunicação é perfeita e o domínio do idioma é total inclusive em termos culturais.

A maior prova de que estamos no C2 em nível de proficiência é quando nos comunicamos tão naturalmente que não é preciso pensar. Sonhar e acordar do sonho em outra língua também são fortes indícios, além de, claro, reconhecer a língua onde quer que você esteja!

As avaliações de fluência geralmente são feitas em testes de proficiência. No caso do espanhol, o mais popular e renomado é o DELE – Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira.

 

Mas como alcançar a proficiência em espanhol?

Bom, existem algumas dicas para o aprendizado de idioma:

  • Ler desde notícias a livros no idioma;
  • Assistir programas, filmes e séries de televisão no idioma;
  • Conversar com nativos por aplicativos;
  • Fazer um curso de idiomas;
  • E o mais efetivo deles: fazer um intercâmbio para estudar no exterior, que é a melhor forma de exercitar todas as dicas anteriores.

Fazer um curso de idiomas no exterior é o que você precisa para conseguir levar seu espanhol para o nível mais alto da escala e conseguir se comunicar com segurança em qualquer lugar do mundo. Você pode fazer intercâmbio!

Curso de idiomas no exterior é com a IE Intercâmbio 

Com os programas de intercâmbio da IE, você pode fazer um curso de espanhol no exterior e se desenvolver ainda mais profissionalmente! Entre em contato com os nossos especialistas e vá atrás do seu certificado de proficiência do espanhol!


Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário