Renovação de visto americano: quando, como e por que fazer

Renovação de visto americano: quando, como e por que fazer

Já ouviu falar sobre renovação de visto americano? Pois bem, para entrar no país é necessário emitir o visto. Porém, em alguns casos a renovação é necessária e é sobre isso que nós vamos falar hoje.

Nesse sentido, você vai descobrir quando, como e por que é necessária a renovação de visto americano em algumas situações. Primeiro de tudo saiba que todos os brasileiros que desejam viajar para o país precisam tirar o visto, não só os que irão realizar um intercâmbio.

Ou seja, mesmo que você esteja apenas em trânsito no país, fique atento para emitir o documento. Você corre grande risco de ser barrado pela imigração dos Estados Unidos e não é isso que ninguém quer.

A renovação do visto americano é uma intercorrência que surge a partir de casos e casos. Mas, você vai entender o por que algumas pessoas precisam fazer esse tipo de renovação e como esse processo é feito.

Outro ponto importante é que isso precisa ser visto com antecedência, tanto a emissão do visto americano como a renovação dele. Se já está certo que o seu destino é esse, se o seu passaporte está em dia e você já sabe o intuito da sua viagem, só vai.

Assim como em qualquer viagem, nesse momento é preciso ter planejamento e, mais do que isso, é necessário otimizar o tempo. Se você é brasileiro mas tem um passaporte de outra nacionalidade, talvez seja possível entrar sem necessariamente ter o visto. 

Sendo assim, isso acontece por conta do programa de Isenção de Vistos, onde é sim possível que alguns indivíduos visitem o país a turismo sem visto, por um determinado período, é claro. Mas, nesse caso, a comprovação da passagem de volta é necessária.

Como e por que fazer a renovação de visto americano

 

Se você tem dúvidas sobre o processo de renovação do visto, fique ligado nas considerações sobre o documento logo abaixo. Mas, antes de mais nada, confere só a lista com alguns tipos de visto americano:

  • B1/B2 – visto de negócio ou turismo;
  • F1 – visto de estudante;
  • J1 – visto de intercâmbio;
  • H1B – visto de trabalho para profissionais formados;
  • EB5 – visto de investimentos para imigrantes;
  • R1 – visto religioso;

 

É possível encontrar ainda outras opções, mas esses são alguns dos mais comuns. Se tratando da renovação do visto, o processo é praticamente o mesmo se comparado à primeira solicitação, certo?

Alguns documentos são levados ao Consulado e dentro de alguns dias ou semanas o passaporte é liberado com a renovação. Porém, dentro desse cenário, ainda é exigido o pagamento da taxa de solicitação.

Ou seja, não é porque pagou na primeira vez que não pagou para renovar! Atente-se sempre aos dados que estão sendo informados, para que o visto não seja negado e você tenha que, além de passar pelo processo novamente, pagar pela segunda vez a mesma solicitação.

Logo, para essa nova solicitação, é necessário ter realizado todos os cadastros e, principalmente, ter preenchido o formulário DS-160. Atenção, algumas pessoas não precisam comparecer na entrevista, são nesses casos:

  • Pessoas que têm o visto com menos de um ano de vencido; 
  • Menores de 13 anos;
  • Pessoas acima de 79 anos;

 

Documentos para a renovação de visto americano

 

  • Passaporte novo e antigo com o visto anterior;
  • Confirmação do formulário DS-160;
  • Ter as digitais previamente coletadas (da etapa de entrevista);
  • Confirmação da entrega de documentos;
  • Solicitação do mesmo visto que o anterior, afinal é renovação;
  • Ter duas fotos 5×7;

 

Antes de separar os documentos, esteja atualizado sobre quais são as necessidades. Isso pode sofrer alterações e pela falta de um dos requisitos, sua solicitação pode sofrer consequências ruins. 

 

Em suma, você descobriu como e em que casos é necessária a renovação de visto americano, certo? Pois bem, agora é hora de planejar o seu intercâmbio e realizar um programa de estudo ou trabalho nesse destino

Optar pelos EUA é ir de encontro a muitas possibilidades. O destino oferece lugares e instituições de leste a oeste e recebe os estrangeiros muito bem, prontos para viverem seu propósito e realizarem seu sonho. Se você deseja saber mais sobre, bate um papo com um de nossos especialistas e quem sabe feche um programa com foco em desenvolvimento e carreira. 

 

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email