Renovação de visto americano: saiba como funciona e quem precisa

Compartilhe:

Chegou o momento da tão sonhada viagem para os EUA e você ainda não tem ou não renovou o visto para os Estados Unidos? Então vem com a gente e entenda tudo sobre a renovação do visto americano!

A princípio, para viajar para os Estados Unidos é necessário emitir o visto. Entretanto, há alguns casos em que a renovação de visto americano é obrigatória.

E é sobre isso que nós vamos falar hoje. Nesse sentido, você vai descobrir quando, como e por que é necessária a renovação de visto americano em algumas situações específicas.

Quem precisa fazer a renovação de visto americano?

visto para os Estados Unidos

Antes de mais nada, saiba que todos os brasileiros que desejam viajar para os Estados Unidos país precisam tirar o visto, não só os estudantes que irão realizar um intercâmbio.

A renovação do visto americano é uma intercorrência que surge de acordo com cada situação específica do viajante e da viagem para os EUA

Neste contexto, se você é brasileiro mas tem um passaporte de outra nacionalidade, talvez seja possível entrar sem necessariamente possuir o visto para os Estados Unidos.

E isso é possível por causa do Programa de Isenção de Vistos, aplicável a indivíduos de algumas nacionalidades e para viagem de turismo.

Mesmo assim, sem a necessidade de solicitar o visto para os Estados Unidos, o viajante vai precisar apresentar a passagem de volta ao seu país comprada.

Quando fazer a renovação de visto americano?

tipos de visto americano

Como já citado acima, outro aspecto muito importante é que a renovação do visto americano tem que ser providenciada com a maior brevidade possível, antes de você viajar para os Estados Unidos, seja para estudar ou para turismo.

Então, mesmo que você esteja apenas em trânsito no país, por algumas horas, fique atento para a necessidade de emitir o visto para os Estados Unidos com antecedência.

Caso contrário, você corre grande risco de ser barrado pela imigração dos Estados Unidos e não é isso que ninguém quer.

Dessa forma, como em qualquer outra viagem, nesse momento é preciso se planejar e organizar as tarefas a serem cumpridas.

Dica de ouro para organizar a sua viagem para os EUA

Nossa dica aqui é preparar um checklist com tudo o que precisa ser feito e colocar prazos para cada coisa.

Aí, é só ir acompanhando, como uma agenda de atividades diárias para não esquecer nada! Assim, você consegue otimizar o seu tempo e não deixar nada para trás.

Outra coisa que é importante para você saber é que existem diversos tipos de visto americano, aplicáveis para cada modalidade de viagem para os EUA, seja a turismo, a trabalho ou para estudar.

Confira os principais tipos de visto americano

viagem para os Estados Unidos

Bem, se ainda restam dúvidas sobre o processo de renovação de visto americano, fique ligado nas considerações sobre o processo no texto logo abaixo. 

Mas, antes de mais nada, confere só a lista com alguns tipos de visto americano:

Na verdade existe uma grande quantidade de tipos de visto americano. Mas esses são alguns dos mais comuns de serem solicitados. 

E se tratando da renovação de visto americano, o processo para renovar é praticamente o mesmo que é realizado durante a solicitação inicial para emissão do visto para os Estados Unidos.

Como e por que fazer a renovação de visto americano?

Viajar para os Estados Unidos

O processo inclui a organização e apresentação de alguns documentos que são levados ao consulado americano. Em seguida, dentro de alguns dias ou semanas o passaporte é liberado com a renovação de visto americano.

Porém, também é necessário fazer o pagamento da taxa de solicitação de renovação de visto americano.

Ou seja, não é porque já pagou na primeira vez que tirou o visto para os Estados Unidos que não vai precisar pagar novamente para renovar! 

Atente-se sempre às informações solicitadas nos formulários e questionários que você vai precisar preencher.

Caso não preencha corretamente e os dados não atendam ao que foi solicitado, o visto pode ser negado e você terá que passar pelo processo novamente, além de pagar pela segunda vez a mesma solicitação.

Logo, para esse novo pedido de renovação de visto americano, é necessário ter efetuado todos os cadastros e, principalmente, ter preenchido o formulário de imigração DS-160.

Em seguida, o próximo passo é participar de uma entrevista pessoal com um oficial do consulado dos EUA. 

Porém, atualmente, algumas pessoas não precisam comparecer na entrevista, são os casos de:

  • Jovens menores de 13 anos de idade
  • Adultos acima de 79 anos de idade
  • Pessoas que têm o visto americano vencido há menos de um ano

Documentos necessários para renovar o visto para os Estados Unidos

documentos para o visto americano
  • Comprovantes de entrega dos documentos solicitados
  • Apresentar a solicitação do mesmo visto que o anterior, afinal é renovação
  • Passaporte atual válido e antigo com o visto anterior (quando for o caso)
  • Formulário DS-160 corretamente preenchido
  • 2 fotos 5×7
  • Biometria das digitais efetuada

Além disso, ao organizar a documentação, certifique-se de separar os documentos certos, que devem estar em bom estado de conservação, com originais e cópias, quando for o caso.

Documentos ilegíveis ou com aparência duvidosa podem emperrar todo o processo e até fazer o visto para os Estados Unidos não ser aprovado, igualmente pode ocorrer com a renovação de visto americano.

É fácil fazer a renovação de visto americano?

Como todo processo de emissão e renovação de visto para qualquer país, a renovação de visto americano envolve tempo, dinheiro e alguma burocracia, especificamente para reparar a documentação que deverá ser apresentada.

Hoje em dia, está bem mais fácil e rápido do que no passado e muitas etapas iniciais são feitas online, no site do governo americano, que traz todas as orientações e é traduzido para português, agilizando os processos.

Então, a resposta é sim, a renovação de visto americano não é complexa de ser realizada, mas todos os procedimentos devem ser lidos e entendidos pelo solicitante, a fim de não perder tempo e nem dinheiro.

Viagem para os EUA: destinos e tipos de intercâmbio

Estados Unidos

A opção por viajar para os Estados Unidos é a realização de um grande sonho para muita gente. Sem dúvida, o destino oferece oportunidades incríveis, tanto de turismo e estudo, como para trabalho. 

Além disso, as cidades americanas estão entre as mais procuradas por brasileiros que desejam fazer um intercâmbio para viajar, estudar e até trabalhar no exterior.

Principais destinos nos Estados Unidos para intercâmbio

As cidades dos Estados Unidos são diversificadas, oferecem infraestrutura adequada e atrações incríveis que vão fazer o seu intercâmbio ser inesquecível! Confira as top 9:

  1. Cidade de New York
  2. San Francisco
  3. Miami
  4. Orlando
  5. Los Angeles
  6. Boston
  7. Fort Lauderdale
  8. San Diego
  9. Chicago

Principais modalidades de intercâmbio nos Estados Unidos

7

Nos Estados Unidos existem uma grande variedade de tipos de intercâmbio, onde você pode curtir a maior viagem, aprender idiomas, estudar em uma universidade, trabalhar legalmente (e ganhar em dólar) e muito mais!

Enfim, optar por viajar para os Estados Unidos é ir de encontro a muitas possibilidades. 

O destino oferece lugares e instituições de leste a oeste, que estão prontos para receber os estrangeiros muito bem e ajudá-los na realização do seu sonho e propósito de vida. 

Se você deseja saber mais sobre, e quem sabe feche um programa com foco em desenvolvimento e carreira.

Conte com a IE para a renovação de visto americano

intercâmbio nos Estados Unidos

Em suma, se você chegou até aqui, descobriu quem precisa, quando, como e em que casos é necessária a renovação de visto americano, não é mesmo? 

Por que não começar a planejar hoje mesmo o seu intercâmbio e realizar um programa de estudo ou trabalho nos Estados Unidos?

Que tal bater um papo com um de nossos especialistas sobre a renovação de visto americano e desvendar ainda mais possibilidades para o seu intercâmbio nos Estados Unidos? Conte com a IE para fazer seu intercâmbio!

Thumb Málaga Espanha

Espanha

Málaga

Estude desde o nível básico

12X de R$ 535*

Receba nossas novidades