Escrito por: Marcelo Melo

Entenda o custo de vida em Vancouver antes do seu intercâmbio

Identifique os principais itens do custo de vida em Vancouver. Planeje o orçamento do seu intercâmbio em Vancouver com maior assertividade.

Início » Blog IE Intercâmbio » Entenda o custo de vida em Vancouver antes do seu intercâmbio

O Canadá é um dos destinos mais procurados de intercâmbio. Às vezes, sem saber o custo de vida de algumas regiões do país, os estudantes são pegos de surpresa e desafiados a seguir um estilo de vida que se encaixe nas mesmas condições. Por isso, hoje vamos falar sobre o custo de vida em Vancouver, uma das principais cidades para estudar no Canadá.

Porém, antes de você conhecer o custo de vida em Vancouver, deve entender que a cidade tem cerca de 640 mil habitantes e dispõe de excelente infraestrutura e serviços públicos de qualidade. Inclusive, já foi eleita várias vezes como uma das melhores cidades para se viver.

Nesse sentido, as pessoas enxergam o valor de viver em um ambiente seguro, com qualidade e ótimas oportunidades. E concordam que o custo de vida em Vancouver é extremamente compatível com tudo aquilo que o destino oferece para o morador e para o visitante.

Afinal, a qualidade de vida da região canadense é de tirar o chapéu e é por isso que o custo de vida em Vancouver não é motivo para desistir do intercâmbio. 

Pelo contrário, na verdade, o destino ainda assim é mais barato do que muitos outros países e cidades do mundo disponíveis para intercâmbio, que têm um similar padrão de qualidade de vida.

Então, para você não ser pego de surpresa e desafiado a seguir um estilo de vida que se encaixe nas condições do destino escolhido,  no post de hoje vamos falar sobre o custo de vida em Vancouver, uma das cidades mais verdes e acolhedoras para estudar no Canadá.

As estatísticas comprovam isso e os imigrantes e estudantes confiam na segurança, na saúde, no transporte e na educação da cidade. O que, de fato, faz valer o investimento para morar em Vancouver. 

Não é à toa que a cidade aparece na lista das melhores do mundo para se viver e estudar, seja para aprender inglês, fazer um High School ou ingressar em uma graduação ou pós-graduação.

Converse hoje mesmo com nossos especialistas no Canadá e conheça as diversas opções de intercâmbio em Vancouver e em outras cidades canadenses!

Assim, os pontos relacionados logo abaixo, englobam acomodação, transporte, lazer, alimentação, dentre outras despesas para morar em Vancouver. Os valores estão em Dólares Canadenses (CAD) e foram atualizados de acordo com o site Numbeo em novembro de 2021.

Confira a lista com os principais itens que compõem o custo de vida em Vancouver:

  • Moradia
  • Transporte
  • Lazer e entretenimento
  • Alimentação

Custo de vida em Vancouver: Moradia

Uma das maiores preocupações, se não a maior, é a moradia no exterior. Mas, algo que precisa ser levado em consideração são as regiões, certo? Esses valores sofrem variações de acordo com cada lugar escolhido para estudar no Canadá.

Em se tratando de morar em Vancouver, o valor do aluguel de um apartamento de um quarto, localizado no centro da cidade, custa entre CAD $1,700 e CAD $2,700.

O gasto mensal para eletricidade, aquecimento, resfriamento, água e lixo é de CAD $50,00 a CD $150,00, em um apartamento de 85 metros quadrados.

Entretanto, se a intenção for pagar mais barato, tente procurar lugares mais afastados dos centros urbanos. Nesse caso, a média de preço do aluguel pode variar de CAD $1,400 a CAD $2,000.

Uma saída muito comum encontrada pelos estudantes internacionais é dividir a moradia. Dessa forma, o aluguel de um quarto pode sair de  CAD $700 a CAD $1,000 por mês. 

Custo de vida em Vancouver: Transporte

O transporte público funciona bem na cidade e há diversas opções seguras e eficientes para locomoção durante seu intercâmbio em Vancouver. Você pode optar tanto por ônibus, por metrô, por barco, dentre outros. 

Entretanto, se você quiser maior privacidade e autonomia para estudar no Canadá, também há a possibilidade de você alugar um carro e somente ficar abastecendo. O litro da gasolina sai de CAD $1,40 a CAD $1,73.

Mas, se tratando de transporte público, o preço médio de um bilhete gira em torno de CAD $3,00. Todavia, é possível comprar um cartão mensal para aproveitar livremente durante o mês inteiro e pagar um valor de CAD $98,00 a CAD $180,00.

Para andar de taxi, a tarifa inicial é de CAD $3,25 a CAD $5 e o km rodado é de CAD $1,84 a CAD $3,11.

Custo de vida em Vancouver: Lazer e entretenimento

Este é um item que muita gente não dá importância na hora de planejar a viagem e acaba não se preparando para ter uma quantia separada para a diversão. Sem dúvida, se divertir e praticar atividades físicas é tão importante quanto estudar, comer e dormir. 

E Vancouver é uma das cidades canadenses com maior número de áreas verdes públicas, além de ter praias e montanhas. Assim, dá para fazer um monte de coisas ao ar livre e de graça! 

Mas se você gosta de fazer atividades físicas em academias, ginásios e clubes, saiba que a mensalidade de uma academia fica em torno de CAD $35,00 a CAD $99,00. Se quiser alugar uma quadra de tênis privada, por exemplo, pode custar até CAD $25.

Para sair com a galera, um bilhete para o cinema em Vancouver pode custar entre CAD $13,95 e CAD $20,00. 

Faça seu intercâmbio no Canadá com a IE

Custo de vida em Vancouver: Alimentação

Esse tópico é um dos mais importantes e não podia faltar, né? Mas olha, antes de tudo, saiba que ele também é muito relativo. Afinal, o seu gasto com comida depende dos seus hábitos alimentares. 

E, como não é todo mundo que come de tudo, entenda que os valores de referência apresentados aqui podem até não fazer parte da sua realidade, mas dá para ter uma ideia.

Enfim, vamos ao que interessa. Trouxemos alguns valores aqui, de alimentos mais genéricos, que podem ser facilmente consumidos por você. 

Dá uma olhadinha logo abaixo nos valores médios atualizados dos produtos de supermercado mais comuns, para calcular o custo de vida em Vancouver:

  • 1 litro de leite – CAD $2,15
  • 1 saco de pão fresco (500g) – CAD $3,41
  • 1 pacote de arroz branco (1kg) – CAD $3,97
  • 1 dúzia de ovos – CAD $4,54
  • 1 kg de queijo nacional – CAD $ 14,64
  • 1kg de peito de frango (desossado) – CAD $14,69
  • 1kg de carne vermelha (traseiro) – CAD $19,51
  • 1kg de maça – CAD $ 3,86
  • 1kg de banana – CAD $1,76
  • 1kg de laranja – CAD $3,63
  • 1kg de tomate – CAD $4,32
  • 1kg da batata – CAD $2,39
  • 1kg de cebola – CAD $2,34
  • Água mineral (garrafa de 1,5 litros) – CAD $2,40

Agora, se você prefere comer fora, em bares e restaurantes, confira os valores de alguns dos produtos mais populares:

  • Refeição McMeal (combo) no McDonald’s – CAD $12,00
  • Refeição simples para uma pessoa em restaurante barato – CAD $20,00
  • Refeição para duas pessoas em restaurante moderado – CAD $80,00
  • Refrigerante (330ml) em restaurante – CAD $2,48
  • Água mineral (330ml) em restaurante – CAD $2,15
  • Café capuccino em restaurante – CAD $4,79
  • 1 garrafa de vinho (médio) – CAD $20,00

Custo de vida em Vancouver x Toronto

Toronto também é outro destino bem popular para estudantes brasileiros que desejam fazer intercâmbio no Canadá. 

E, agora que você já tem uma noção bem legal sobre o custo de vida em Vancouver, saiba que a cidade tem valores um pouquinho mais elevados do que Toronto, que é a maior cidade do país, com cerca de 3 milhões de habitantes.

Por exemplo, o valor do aluguel em Vancouver é cerca de 10% maior do que em Toronto, assim como o custo dos alimentos também é mais alto. No entanto, quando o assunto é transporte público, Vancouver sai na vantagem. Confira:

  • Ticket único Vancouver CAD $3
  • Ticket único Toronto CAD $3,25
  • Passe mensal Vancouver: CAD $108
  • Passe mensal Toronto: CAD $150

Mude de vida com a IE Intercâmbio!

Em conclusão, você acabou de conhecer um pouco mais sobre o custo de vida em Vancouver e compará-lo ao custo de viver em Toronto. Com isso, vai poder tomar a sua decisão de forma bem mais consciente. 

Claro que esses valores são de 2021 e podem sofrer alterações constantemente, mas dá pra ter uma noção bem assertiva das principais despesas que você vai ter durante o seu intercâmbio no Canadá.

Enfim, há diversos outros países e cidades à sua disposição, os quais contam com experiências voltadas para estudo e/ou trabalho. É o seu momento de começar a planejar a viagem dos seus sonhos e tirar do papel o desejo de crescer profissionalmente.

Então, você já conhece o custo de vida em Vancouver em 2021 mas, se você sonha em conhecer outro lugar, converse com um de nossos consultores, para que juntos possam avaliar o destino ideal para o seu perfil de aluno e que esteja em sintonia com seu orçamento!

Referências

https://www.numbeo.com/cost-of-living/in/Vancouver

Deixe um comentário