Escrito por: Marcelo Melo

Faculdade em Oxford: veja como é e onde fica a melhor do mundo!

Fazer uma graduação no exterior, em uma das mais conceituadas instituições de ensino do planeta, sem dúvida, é um grande …

Início » Blog IE Intercâmbio » Faculdade em Oxford: veja como é e onde fica a melhor do mundo!

Fazer uma graduação no exterior, em uma das mais conceituadas instituições de ensino do planeta, sem dúvida, é um grande sonho. Conheça mais sobre a faculdade em Oxford, uma das cidades universitárias mais antigas e tradicionais do Reino Unido!

Os estudantes que vão fazer faculdade em Oxford são provenientes de todos os lugares do mundo, o que, dessa forma, confere à cidade um clima jovial, multicultural e bem descontraído.

Assim, fazer faculdade em Oxford é uma magnífica oportunidade de conhecer pessoas e culturas de todo o mundo, além da possibilidade de estudar em algumas das mais renomadas instituições de ensino no mundo.

De fato, em recente publicação da THE – Times Higher Education, a Universidade de Oxford foi eleita a melhor do mundo. Na frente, inclusive das famosas Harvard, MIT, Yale e Stanford, dentre outras.

Ficou na frente também da Universidade de Cambridge, que é a principal universidade rival de Oxford e que fica na cidade inglesa com o mesmo nome.

 

Fale com nossos especialistas via Whatsapp
Fale com nossos especialistas via Whatsapp

 

Faculdade em Oxford x Cambridge

Uma curiosidade histórica sobre as cidades e instituições “rivais” é que , a partir do século 12, os estudantes ingleses foram proibidos de frequentar a Universidade de Paris.

Com isso, a Universidade de Oxford, que é considerada a mais antiga instituição de ensino superior na língua inglesa, recebeu um número muito grande de alunos que, em determinado momento entraram em conflito com os habitantes locais.

Então, alguns acadêmicos decidiram se mudar para a cidade de Cambridge, onde criaram a Universidade de Cambridge que, desde então, mantém grande disputa com Oxford, nas pesquisas e, principalmente, nos esportes.

Entretanto, ambas as instituições de ensino superior na Inglaterra são renomadas e altamente reconhecidas pela excelência no ensino e pesquisa.

Grandes nomes da história estudaram em Oxford e Cambridge, como por exemplo, o astrofísico Stephen Hawking e o inventor Isaac Newton, respectivamente.

De volta à faculdade de Oxford, a Universidade é composta por várias instituições, incluindo 39 faculdades diferentes e vários departamentos acadêmicos. A instituição não possui um espaço delimitado e tem vários edifícios espalhados pelo centro da cidade.

Um dos fatos mais relevantes da Universidade de Oxford na atualidade é que, em 2020, foi uma das pioneiras para o desenvolvimento da vacina contra a covid-19, em parceria com laboratório AstraZeneca.

Contribuindo assim, ainda mais com a ciência e a melhoria de vida da população mundial.

Conheça ainda, além da própria Universidade, outras atrações incríveis para você visitar e fazer enquanto visita a cidade ou faz faculdade em Oxford. Veja só:

Atrações em Oxford

  • Caminhar pelo centro histórico e visitar as dezenas de livrarias e cafés
  • Passear de barco
  • Conhecer o Mercado Coberto (Covered Market)
  • Jardim Botânico de Oxford (1621)
  • Museu de antropologia e arqueologia Pitt Rivers (1884)
  • Magdalen College (1458) – onde Oscar Wilde estudou
  • Castelo de Oxford (1073)
  • Museu Ashmolean, o mais antigo do Reino Unido, de 1683
  • Christ Church College (1524) – um dos cenários do filme Harry Potter
  • Biblioteca Bodleiana de 1427, com mais de 12 milhões de títulos

E aí, gostou de conhecer tudo sobre esta pitoresca cidade universitária? Eu sei, bateu aquela vontade de estudar tudo, né?!

Então, você pode fazer um intercâmbio internacional para estudar inglês na Inglaterra ou, até mesmo, ingressar na Universidade de Oxford, ou em Cambridge! A escolha é sua!

Saiba muito mais sobre a cidade e como fazer faculdade em Oxford! Manda uma mensagem para a nossa equipe de consultores especializados em intercâmbio no Reino Unido e tire todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário