Durante o planejamento do intercâmbio nos Estados Unidos, uma das principais etapas é a solicitação do visto adequado ao programa. Por isso, hoje vamos esclarecer tudo sobre o visto f1, um visto de estudante necessário para estudar nos EUA.

Isto porque, diferente de outros países, onde o estudante brasileiro pode estudar por até 90 dias sem a necessidade de um visto, nos EUA ele vai precisar do visto B1 (turismo), ou se o tempo for maior de três meses, precisará aplicar para o visto F1

Assim, seja para um curso de idiomas, um curso profissionalizante, um high school ou para um curso superior, o visto F1 é um dos vários requisitos obrigatórios para estudantes brasileiros que desejam participar de um intercâmbio nos Estados Unidos.

Continue com a gente e saiba mais sobre como funciona e como solicitar o visto f1. 

Também vamos te mostrar os principais tipos de intercâmbio nos Estados Unidos e as cidades mais requisitadas.

O que é e como funciona o visto f1?

Visto americano

Antes de mais nada, o visto F1 é um visto americano temporário destinado a estudantes estrangeiros que desejam estudar no país.

Logo, o visto f1 é válido pelo período do programa de intercâmbio escolhido. Dessa forma, este visto de estudante se faz necessário em programas como:

  • Curso de Idiomas – regulares, profissionais e executivos
  • Universidade nos EUA – cursos de graduação e pós-graduação
  • College
  • Programa High School – ensino médio no exterior

Na verdade, existem diversos tipos de visto americano, mas o visto f1 se aplica a diversas instituições educacionais nos EUA e contempla o ensino em várias idades. 

Porém, é necessário ser aceito em uma instituição antes de fazer a solicitação deste visto de estudante.

A aceitação na instituição de ensino é uma etapa classificatória em todo o processo de planejamento do intercâmbio, e obrigatória para a emissão do visto f1, além do cumprimento de outros requisitos.

Confira com nosso especialista em cursos no exterior para confirmar os requisitos e documentação necessária para cada um dos tipos de intercâmbio nos Estados Unidos.

O f1 é um visto para trabalhar?

Este visto americano não é especificamente um visto para trabalhar mas, em situações excepcionais, pode autorizar seu portador a ter um emprego durante ou após a graduação nos estudos e por uma carga limitada de horas.

Tipicamente, como um visto para trabalhar, o f1 autoriza que o estudante matriculado em um programa de OPT (Optional Practical Training – programa de treinamento prático), como um estágio profissional.

Dessa forma, os estudantes do programa OPT e com visto f1 podem aplicar para uma permissão de trabalho no sem campo de estudo.

Durante o tempo do OPT o aluno pode mudar de emprego mas não pode ter mais de um ao mesmo tempo. 

Além disso, não é permitido ao aluno ficar sem trabalhar por mais de 90 dias consecutivos e ele deve comunicar a instituição sempre que trocar de emprego.

Como solicitar o visto f1?

Visto de estudante

A partir da definição da modalidade de intercâmbio, é necessário se matricular em uma instituição que seja aprovada pelo órgão SEVP, do governo americano para concessão deste tipo de visto de estudante.

Assim que você for aceito, a escola vai emitir o formulário denominado I-20, que deve ser preenchido e levado na entrevista. 

Em seguida, você será inscrito no SEVIS e deverá fazer um pagamento online. 

Posteriormente, será necessário agendar pelo site do consulado uma entrevista pessoal para solicitar o visto.

Mas, saiba que esse processo pode sofrer variações e, por esta razão você deve confirmar tudo pelo site do consulado americano.

Em seguida, você deve preencher o formulário online de solicitação do visto e comparecer à entrevista na data agendada.

O que significa SEVP?

O Student and Exchange Visitor Program (SEVP) é um programa do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) que administra o SEVIS.

Foi criado para que as agências governamentais tenham os dados relacionados aos estudantes não imigrantes e visitantes de intercâmbio nos Estados Unidos.

Ele autoriza e fiscaliza as escolas que podem matricular alunos não imigrantes e orienta ambos sobre os requisitos para manter seu status de aluno.

Conforme a legislação migratória americana, os não-imigrantes F-1 são alunos de outros países que vêm estudar nos EUA em cursos e escolas aprovadas pela SEVP. 

O que é SEVIS?

O Student and Exchange Visitor Information System (SEVIS) é um sistema online administrado pelo SEVP para controlar as informações sobre estudantes não imigrantes e visitantes de intercâmbio nos Estados Unidos

O que é o Formulário I-20?

O I-20 é um formulário de imigração onde as instituições de ensino qualificam o estudante a obter o visto f1. 

Nesse documento é possível encontrar algumas informações necessárias para o processo de qualificação e solicitação do visto f1.

 Além disso, esse formulário é emitido somente após a matrícula do aluno na escola escolhida.

Confira agora os requisitos que você deve cumprir para aplicar para o visto f1 e estudar nos EUA.

Requisitos para solicitar o visto de estudante tipo f1

8
  • Possuir passaporte válido
  • Exame médico
  • Seguro saúde internacional
  • Comprovante de pagamento da taxa consular
  • Estar matriculado em uma escola autorizada pelo SEVP
  • Apresentar a carta de aceitação na universidade ou college
  • Fazer um curso de tempo integral (pelo menos 40 horas por semana)
  • Comprovar condições financeiras de se manter nos Estados Unidos durante o curso
  • Apresentar comprovante de residência permanente em seu país de origem
  • Comprovar interesse em retornar ao seu país após o curso
  • Outros documentos que podem ser solicitados pelo consulado americano

Um ponto importante com relação a este tipo de visto de estudante é que ele pode ser renovado, caso você tenha interesse em estender seu programa de estudos.

Mas a renovação não é automática e cada situação é avaliada novamente. Somente após esta análise é que a extensão pode ser autorizada ou não.

Porém, as situações são avaliadas e só a partir disso essa atualização de status pode ser feita.

Conheça agora, os principais destinos e outras modalidades de intercâmbio nos Estados Unidos, além das apresentadas acima, que podem atender o seu perfil de estudante e os seus objetivos.

Tipos de intercâmbio nos Estados Unidos

Intercâmbio nos estados unidos
  • Férias Teen – curso de idiomas para adolescentes com atividades e muita diversão
  • Work experience IE – EUA – trabalho legal em empresas americanas 
  • Au Pair – trabalho como babá de crianças em casas de famílias americanas

Destinos mais procurados para estudar nos EUA

Visto para trabalhar

Como um dos países mais procurados para intercâmbio, os Estados Unidos dispõem de condições e destinos perfeitos para qualquer tipo de intercâmbio!

Mas, sem dúvida, as cidades mais populares por intercambistas brasileiros são:

  • Nova York, NY
  • San Francisco, CA
  • Los Angeles, CA
  • San Diego, CA
  • Boston, MA
  • Chicago, IL
  • Fort Lauderdale, FL
  • Miami, FL
  • Orlando, FL

Organize seu programa nos EUA com antecedência e suporte profissional

Enfim, o processo de seleção e aceitação nas escolas – principalmente colleges e universidades nos EUA,  pode ser bem complexo, demorado e gerar custos. 

Isto porque inclui uma série de etapas e processos, além da necessidade de apresentação de vários documentos.

Para ingressar em um curso de graduação ou pós-graduação nos Estados Unidos em  universidade ou college, por exemplo, você vai precisar preparar e apresentar o seguinte:

  • Carta de solicitação da vaga
  • Carta de recomendação de um professor
  • Histórico escolar do ensino médio (no Brasil ou no exterior)
  • Certificado de aprovação no teste de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, Cambridge)

Além disso, toda a documentação deve ser copiada e traduzida para o inglês. Os originais e as cópias devem ser apresentados.

Da mesma forma, os procedimentos para solicitação e extensão do visto f1 costumam demorar e ser igualmente custosos. Então não deixe para a última hora! 

Organize seu tempo e planeje seu orçamento para não ter surpresas desagradáveis que podem até impedir que você realize o sonho de viver e estudar nos Estados Unidos.

Por isso, é tão importante que você conte com a orientação profissional de uma agência de intercâmbio como a IE, que tem mais de 25 anos de experiência no planejamento e na organização de programas de intercâmbio nos Estados Unidos.

A IE te orienta em todas as etapas para solicitar o visto f1

3

Definitivamente, a orientação e o suporte de uma agência de intercâmbio especializada durante esse processo é extremamente importante. 

Então, não deixe de seguir orientações de quem entende do assunto e pode ajudar da melhor forma. Você vai economizar um tempo precioso e dinheiro também!

Se você deseja estudar nos Estados Unidos, esse momento é todo seu e você pode contar com a IE para planejar o seu programa ideal e orientar em todos os detalhes, desde a escolha do destino até a solicitação do visto f1. Vem com a gente!