Escrito por: Marcelo Melo

Qual o Custo de Vida na Austrália? (Atualizado 2022)

Conheça o custo de vida na Austrália e saiba o valor das coisas: o valor do aluguel, do transporte, do preço dos alimentos, lazer e saúde.

Início » Blog IE Intercâmbio » Qual o Custo de Vida na Austrália? (Atualizado 2022)

Sem dúvida, o custo de vida na Austrália é um dos fatores mais importantes para os estudantes que desejam fazer intercâmbio na terra dos cangurus.

E por isso, no post de hoje, vamos desvendar juntos os principais itens que contemplam o custo de vida na Austrália e o valor dos itens mais importantes, como moradia, alimentação, transporte, celular/internet, lazer e saúde.

Neste caso, o custo de vida na Austrália é proporcional à excelente qualidade de vida, infraestrutura e serviços públicos oferecidos para os habitantes do país e visitantes.

Geralmente, as capitais e maiores cidades têm um custo de vida superior do que os lugares menores. E ainda, morar na Austrália, em bairros mais centrais, também pode ser mais caro do que nos subúrbios.

Por exemplo, o custo de vida em Sydney, que é a maior cidade da Austrália, é maior do que o custo para viver em Perth ou Golden Coast. Veja o ranking das 10 cidades com maior custo de vida na Austrália, segundo o Numbeo (2022):

  1. Sydney
  2. Darwin
  3. Brisbane
  4. Perth 
  5. Adelaide
  6. Canberra
  7. Melbourne
  8. Gold Coast
  9. Newcastle
  10. Hobart

Além disso, é preciso levar em conta que o custo de vida na Austrália também se torna relativo, de acordo com o perfil de cada viajante: simples, moderado ou luxuoso.

Também é necessário determinar os objetivos da viagem e como se deseja viver na Austrália. Será apenas para estudar, trabalhar ou pretende explorar e desfrutar tudo o que o país tem a oferecer?

Salário mínimo na Austrália

Então, antes de entender o custo de vida na Austrália, vamos entender qual salário mínimo no país. 

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que ele pode variar de acordo com a cidade e o piso salarial da profissão. Em 2022, o salário mínimo nacional é de AUD 772.60 por semana, para uma carga horária de 38 horas semanais.

O estudante internacional na Austrália pode trabalhar 40h por quinzena. Então, o contrato de trabalho mais comum é o casual onde você é pago por hora trabalhada. Está estimado hoje em AUD 20.33 por hora.

Principais itens do custo de vida na Austrália de um estudante

Assim, se você deseja fazer intercâmbio para estudar ou trabalhar no exterior, vamos mostrar os principais itens do custo de vida na Austrália, o país do surfe, dos coalas e da maior barreira de corais do mundo.

Nesse sentido, o valor das coisas aqui apresentadas estão em Dólares Australianos (AUD) e são uma média nacional, de acordo com o governo australiano e o site Numbeo. Confira!

Custo de vida na Austrália com moradia

A moradia é um dos maiores gastos durante o seu programa de intercâmbio na Austrália. Nesse sentido, o valor do aluguel e as demais despesas podem variar bastante, de acordo com a localização na cidade (centro/subúrbio) e o tipo de acomodação, como você pode ver abaixo:

  • Valor do aluguel compartilhado – aproximadamente AU$ 95 a AU$ 215 por semana
  • Valor do aluguel de casa ou apartamento – varia de AU$ 185 a AU$ 440 por semana
  • Albergues e hotéis simples – cerca de AU$ 90 a AU$ 150 por semana
  • Alojamento no campus da universidade/college – de AU$ 110 a AU$ 280 por semana
  • Casa de família (homestay) – em torno de AU$ 235 a AU$ 325 por semana

Custo de vida na Austrália com alimentação

O custo da alimentação também é um fator que pode pesar bastante no seu orçamento. E o preço dos alimentos vai depender muito se você vai comer mais em casa ou fora, em algum restaurante. 

Em média, os valores gastos com alimentação, considerando compras de alimentos e refeições feitas fora de casa, ficam em torno de AU$ 140 a AU$ 280 por semana. 

Então, se você gosta de comer fora, veja abaixo o preço dos alimentos cobrado fora de casa, em bares e restaurantes:

  • Refeição para 1 pessoa em restaurante econômico – AU$ 12,57 a AU $37
  • Refeição para 2 pessoas em restaurante moderado – AU$ 60 a AU$ 150
  • McMeal no McDonald’s (combo) – AU$ 10,75 a AU$ 15
  • Refrigerante (330ml) – AU$ 2,50 a AU$ 4,50
  • Água mineral (330ml) – AU$ 2 a AU$ 4
  • Café cappuccino – AU$ 3,50 a AU$ 6

Mas, se prefere comer em casa e economizar, confira o preço dos alimentos nos mercados e feiras semanais:

  • 1 litro de leite – AU$ 1 a AU$  3
  • 1 saco de pão fresco (500g) – AU$ 1,30 a AU$ 5
  • 1 pacote de arroz branco (1kg) – AU$ 1,40 a AU$ 4,80
  • 1 dúzia de ovos – AU$ 3 a AU$ 7,20
  • 1 kg de queijo nacional – AU$ 6,90 a AU$ 30
  • 1kg de peito de frango (desossado) – AU$ 7 a AU$ 15
  • 1kg de carne vermelha (traseiro) – AU$ 10 a AU$ 28
  • 1kg de banana – AU$ 2 a AU$ 6
  • 1kg de maçã – AU$ 2,50 a AU$ 6
  • 1kg de laranja – AU$ 1,80 a AU$ 6,50
  • 1kg de tomate – AU$ 2,50 a AU$ 8
  • 1kg da batata – AU$ 1,25 a AU$ 5
  • 1kg de cebola – AU$ 1,50 a AU$ 4
  • Água mineral (garrafa 1,5l) – AU$ 0,80 a AU$ 4
  • 1 garrafa de vinho (médio) – AU$ 10 a AU$ 25

Custo de vida na Austrália com transporte

O transporte é um custo que você pode tentar reduzir bastante, se optar por caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo. Geralmente, é uma despesa diária que você vai ter para ir e voltar da escola, durante os dias de semana. 

Com certeza, o transporte público, que é muito eficiente na Austrália, pode ser a opção mais em conta. Mas, também é possível utilizar táxis, aplicativos de transporte e até mesmo alugar um carro. 

Sendo assim, se você gosta de dirigir, vai adorar as excelentes ruas das cidades e o visual incrível das estradas australianas! Confira abaixo, algumas modalidades de transporte e seus custos:

  • Passagem de ônibus (1 viagem) – AU$ 3 a AU$ 6
  • Passagem de ônibus (bilhete mensal) – AU$ 80 a AU$ 234
  • Tarifa do táxi – inicial AU$ 3,60 a AU$ 7 / Por cada km – AU$ 1,62 a AU$ 3,20
  • Gasolina (litro) – AU$ 1,20 a AU$ 1,70
  • Aluguel de carro (diária) – AU$ 60

Custo de vida na Austrália com celular/internet

Nas dependências da escola, assim como em grande parte dos lugares públicos na Austrália, há sinal de wifi gratuito. Assim como, na maioria das vezes, nas casas de família e nos apartamentos alugados também têm internet incluída.

Mas se você precisar pagar um plano de internet para casa, vai sair em torno de AU$ 60 a AU$ 100 por mês. Para uma linha de celular local, com dados, o valor pode variar de AU$ 30 a AU$ 60 por mês.

Custo de vida na Austrália com lazer e entretenimento

Na Austrália existem inúmeras opções de atrações para você fazer ao ar livre e de graça. Proporcionadas, principalmente, pelas belas paisagens naturais disponíveis, com amplas áreas verdes, praias e montanhas.

Além disso, o clima na Austrália é considerado quente e seco, não chove muito e tem bastante sol durante todo o ano. As temperaturas são bem agradáveis, propícias à atividades outdoor. Veja como está o clima em Sydney, agora:

Dessa forma, dá para passear muito, praticar esportes e diversas atividades sem gastar muito ou quase nada, como por exemplo: surfar, nadar, mergulhar, fazer caminhadas, andar de bicicleta, dentre outras.

Mas se você gosta de se exercitar ou praticar esportes em ambientes fechados, também há uma grande variedade de opções de clubes e academias. Veja abaixo, os valores de algumas atividades mais comuns:

  • Academia de ginástica – AU$ 30 a AU$ 120 por mês
  • Ingresso para cinema – AU$ 15 a AU$ 25 por adulto
  • Aluguel de quadra esportiva (tênis) – AU$ 10 a AU$ 30 por hora nos fins de semana

Custo de vida na Austrália com saúde

Em primeiro lugar, você precisa saber que qualquer estudante estrangeiro que vai fazer intercâmbio na Austrália deve fazer um seguro saúde chamado Overseas Student Health Cover (OSHC) e deve cobrir toda a duração de seu estudo na Austrália. 

Isto porque há uma lei no país que proíbe estrangeiros de utilizar o sistema público de saúde. E os valores dos serviços médicos são bastante elevados, caso sejam feitos de forma particular. 

Mas há ainda planos de saúde com cobertura ainda maior com opções individuais ou para famílias. Portanto, recomendamos que você fale com um especialista da IE intercâmbio para saber de todos os detalhes e cotar as melhores condições para adquirir o seu seguro de saúde internacional.

Além disso, o consultor da IE Intercâmbio pode te orientar a escolher o programa de intercâmbio na Austrália mais adequado ao seu perfil e objetivo de vida.

Então, agora que você já conhece o valor das coisas referentes ao custo de vida na Austrália, veja alguns detalhes dos programas de intercâmbio mais populares para brasileiros no país dos cangurus.

Intercâmbio na Austrália

Curso de idiomas

O intercâmbio com curso de idiomas é direcionado para estudantes a partir de 16 anos de idade, que desejam aprender ou aprimorar o idioma inglês. 

Os programas têm duração flexível e incluem aulas e atividades extracurriculares para aumentar a interação entre os alunos e proporcionar maior imersão cultural dos intercambistas. 

São aceitos alunos em todos os níveis de fluência no idioma: básico, intermediário e avançado.

Estudo e trabalho

Nesta modalidade, o estudante que vai fazer um curso de idiomas pode solicitar (antes da viagem, no Brasil) um visto de estudante com permissão para trabalhar. Sendo assim, ele pode trabalhar legalmente na Austrália durante o período de estudo.

Mas para isso, é necessário que o curso tenha duração maior do que 14 semanas e a carga horária mínima de aulas deve ser de 20 horas por semana.

O próprio aluno deve buscar a vaga de emprego e a permissão para trabalhar é de 40 horas quinzenais durante os estudos. No período de férias o estudante pode trabalhar até 40 horas semanais. 

As maiores vantagens deste programa é que ele proporciona profunda interação do aluno com a comunidade local, o que ajuda a destravar o idioma de vez! 

High School

O High School é o intercâmbio direcionado para estudantes que querem cursar o ensino médio na Austrália. Na modalidade de High School Distrital, o candidato seleciona 3 opções de escolas em uma mesma região do país, de acordo com suas preferências.

O estudante fica hospedado em uma casa de família nativa e participa do seu cotidiano, vivenciando os costumes e as tradições locais.

Além disso, possibilita interagir de forma bem intensa com os demais colegas de curso durante as aulas, que acontecem em uma escola pública. Os períodos são semestrais, com início em janeiro/fevereiro e julho. 

Assim, o intercambista pode fazer somente um período ou um ano completo. E outra grande vantagem deste tipo de intercâmbio é  a possibilidade de abater este período internacional de estudos da escola no Brasil.

Outro super diferencial, que está incluído em todos os programas de High School oferecidos pela IE Intercâmbio, é o acompanhamento de Psicologia pré-embarque. 

Assim, os intercambistas já embarcam para o intercâmbio preparados para o grande desafio de viver em outra cultura e longe da família.

IE: a agência de intercâmbio que te leva para a Austrália!

Em resumo, no post de hoje apresentamos os principais itens que compõem o custo de vida na Austrália e mostramos para você os tipos de intercâmbio mais populares no país.

É importante lembrar que os valores aqui descritos são uma média nacional, ou seja, há diferença no valor das coisas entre as cidades australianas. Além disso, foram obtidos no site do Governo Australiano e do Numbeo.

Então, se você quer fazer o intercâmbio ideal, pelo melhor valor possível, busque a orientação de um especialista em intercâmbio. Ele vai te ajudar a adequar o seu orçamento de viagem ao custo de vida na Austrália!