Saiba como é comemorado o halloween em diferentes países do mundo

Compartilhe:

Você sabe como é comemorado o Halloween em diferentes países do mundo? Essa é uma festa que tem origem na cultura celta, mas que se espalhou por várias regiões e ganhou novos significados e tradições. 

E nos países que você gostaria de visitar, já sabe como é comemorado o Halloween por lá? A festa é igual ao que vemos nos filmes e nas séries, ou há diferenças e peculiaridades? 

Neste texto, vamos mostrar como é comemorado o Halloween e como ele é celebrado em alguns dos destinos mais procurados pelos intercambistas.

Se você tem interesse em saber como é comemorado o Halloween em lugares como os Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Inglaterra e México, continue lendo este texto. 

Você vai descobrir como essa festa é vista e vivida por diferentes povos e culturas, e como aproveitar essa experiência se fizer um intercâmbio nesses países

Não perca essa oportunidade de ampliar seus horizontes e se divertir com o dia das bruxas!

Como é comemorado o Halloween em diferentes tipos de culturas?

O dia do Halloween é uma festa que acontece todo ano no dia 31 de outubro, mas que tem origens e tradições diferentes em cada país. 

Tendo raízes antigas que remontam a mais de 3 mil anos, quando os celtas, um povo que vivia na Europa, o dia do Halloween celebrava o festival de Samhain para marcar o fim do verão e o início do inverno. 

Eles acreditavam que nessa época, os espíritos dos mortos podiam voltar à Terra e se apoderar dos corpos dos vivos. 

Para se protegerem, eles acendiam fogueiras e usavam fantasias para enganar os espíritos.

Com a chegada do Cristianismo, a Igreja tentou eliminar o caráter pagão da festa e estabeleceu o Dia de Todos os Santos no dia 1º de novembro. 

Assim, a véspera do dia das bruxas passou a ser chamada de All Hallows’ Eve (Véspera de Todos os Santos), que depois se transformou em Halloween

Vamos conhecer um pouco mais sobre como é comemorado o Halloween em algumas culturas pelo mundo, como por exemplo:

  • Estados Unidos;
  • Japão;
  • China;
  • Irlanda;
  • Inglaterra;
  • Tailândia;
  • México.

Estados Unidos

O clima americano que costuma acompanhar o dia do Halloween é frio e seco, com as folhas das árvores mudando de cor e caindo no chão, combinando muito com as cores das abóboras que enfeitam as ruas e as casas. 

As pessoas, desde a origem do Halloween, se preparam para a data com muita antecedência, comprando ou fazendo suas fantasias, decorando suas casas e ruas com:

  • Abóboras esculpidas (jack-o’-lanterns);
  • Teias de aranha;
  • Morcegos;
  • Vampiros;
  • Fantasmas;
  • Personagens de histórias de terror, etc.

Uma das tradições americanas mais famosas da festa de Halloween nos Estados Unidos é o Trick or Treat (doce ou travessura). 

Nesse caso, as crianças se vestem com fantasias de personagens e saem pelas ruas batendo nas portas das casas vizinhas. 

Elas dizem “trick or treat” e esperam receber doces e balas, sendo uma frase muito famosa para quem sabe como é comemorado o halloween. 

Outra tradição que envolve a origem do Halloween americano, que é seguida até hoje, é frequentar festas à fantasia, que podem ser organizadas por escolas, clubes, empresas ou grupos de amigos. 

As pessoas se divertem dançando, bebendo, comendo e competindo para ver quem tem a melhor fantasia. 

Normalmente, as fantasias podem variar desde temas clássicos de terror, como bruxas, vampiros e zumbis, até referências da cultura pop, como personagens de filmes, séries ou livros.

Além disso, muito associado à cultura e a origem do Halloween, há outras atividades que as pessoas podem fazer em relação a como é comemorado o Halloween nos estados unidos, como:

  • Visitar atrações assombradas;
  • Assistir filmes de terror;
  • Contar histórias;
  • Esculpir abóboras;
  • Comer doces e receitas temáticas;
  • Participar de jogos típicos da data. 

Um dos jogos mais conhecidos é o bobbing for apples (pescar maçãs), que consiste em encher uma bacia de água e colocar maçãs dentro. 

As maçãs ficam flutuando e os participantes devem pegá-las com os dentes sem usar as mãos.

Cidades para comemorar o Halloween nos EUA

Todo o país comemora o dia do Halloween de maneira muito empenhada, mas algumas cidades podem oferecer uma experiência mais imersiva, como:

  1. Salem, Massachusetts: A Cidade das Bruxas foi palco do julgamento das bruxas de Salem em 1692, oferecendo atrações hoje, como o museu das bruxas e eventos temáticos;
  2. Sleepy Hollow, Nova York: Vilarejo famoso na cidade de Nova York pela Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, você pode conhecer o cemitério onde ele está enterrado e assistir a um espetáculo teatral sobre a lenda;
  3. Nova Orleans, Louisiana: Você pode fazer um tour pelos lugares mais assombrados da cidade, como o Castelo de Bran, que inspirou o escritor Bram Stoker a criar o filme Drácula, além dos cenários de American Horror Story Coven;
  4. Chicago, Illinois: Você pode visitar o Biograph Theater, onde o famoso gângster John Dillinger foi morto pela polícia, ou o Congress Plaza Hotel, um dos hotéis mais mal assombrados dos Estados Unidos;
  5. Orlando, Flórida: Aproveite as atrações assombradas do Universal Orlando Resort, como o Halloween Horror Nights, o Howl-O-Scream e o Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party.

Japão

No Japão, a forma como é comemorado o Halloween é relativamente nova, surgindo por influência do cosplay, que é o hobby de se fantasiar de personagens de quadrinhos, games e desenhos animados. 

O cosplay é muito popular no país, tanto para moradores quanto para intercambistas e visitantes, especialmente entre os jovens, que aproveitam o dia do Halloween para se expressar e se divertir.

Uma das principais atrações do dia das bruxas no Japão é a Parada do Halloween, que acontece em vários locais do país, como Tóquio, Osaka e Kanagawa. 

Nessa parada, milhares de pessoas saem às ruas com fantasias criativas e coloridas, que vão desde personagens famosos até monstros e zumbis. 

A parada é uma forma de celebrar a cultura pop japonesa e também de interagir com outras pessoas enquanto se exibem diferentes tipos de vestuário, especialmente dedicados à festa de Halloween e sua comemoração.

Outra forma de como é comemorado o Halloween no Japão é visitar os parques temáticos, como a Tokyo Disneyland, a Universal Studios Japan e a Sanrio Puroland. 

Esses parques oferecem eventos especiais nessa época do ano, como decorações, shows, brinquedos e produtos relacionados à festa. Os visitantes também podem se fantasiar e tirar fotos com os personagens dos parques.

Além disso, o Halloween no Japão também tem um lado mais assustador, que envolve as lendas urbanas e as histórias de terror do país. 

Algumas dessas histórias, que envolvem diretamente a maneira como é comemorado o Halloween no Japão são:

  • Hanako do banheiro, uma menina fantasma que aparece no terceiro box do banheiro da escola;
  • Teke Teke, uma mulher que foi cortada ao meio por um trem e agora se arrasta com uma foice;
  • Cabeça de Vaca, uma história tão horrível que ninguém sabe ao certo qual é.

China

De maneira geral, podemos dizer que a forma como é comemorado o Halloween foi incorporada à cultura chinesa assim como outras grandes comemorações ocidentais, como o Natal e a Páscoa. 

Os jovens chineses de grandes cidades costumam comemorar a noite de Halloween em festas à fantasia, só por diversão. 

A tradição das fantasias é mantida, mas com menos abóboras e sem fazer “doces ou travessuras”. 

Nas áreas mais residenciais, é comum que as crianças se fantasiam, mas não costumam haver abóboras (as famosas lanternas).

No entanto, a China também tem uma festa própria para homenagear os mortos, chamada de Teng Chieh ou Festival dos Fantasmas. 

Essa festa ocorre no 15º dia do sétimo mês do calendário lunar, que geralmente cai entre agosto e setembro no calendário solar. 

Nessa época, os taoistas e budistas acreditam que os espíritos dos ancestrais voltam para visitar os vivos, assim como surgiu a origem do Halloween

Por isso, as pessoas colocam muitas comidas e água na frente das fotos dos seus parentes que já faleceram. Além disso, os chineses costumam acender fogueiras e ligar lanternas por toda a cidade para guiar os mortos de volta à terra.

Se você estiver na China durante o Halloween e quiser aproveitar a festa, existem algumas opções de lugares para visitar:

  • Hong Kong, os parques temáticos Ocean Park e Disneyland sediam noites temáticas de terror para o Halloween, com personagens fantasiados e atrações; 
  • Shanghai, existe um grande prédio chamado 1933 Shanghai, que era um antigo matadouro, mas hoje sedia festas à fantasia na data. 
  • Pequim, há vários bares e restaurantes frequentados por estrangeiros que decoram o ambiente com imagens de gatos pretos, fantasmas e monstros, e fazem bailes de máscaras

Irlanda

11

Tanto a festa de Halloween quanto o dia do Halloween são datas muito populares na Irlanda, pois foi lá que ocorreu, literalmente, a origem do Halloween há mais de 2.000 anos. 

Os antigos celtas celebravam o Samhain, que marcava o fim do verão e o início do inverno, além de ser considerado o ano novo celta. 

Nessa época, acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar os seus familiares e que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornava mais fino.

Para homenagear os seus ancestrais e se proteger dos espíritos malignos, os celtas acendiam fogueiras, usavam máscaras e fantasias, faziam oferendas de comida e bebida e praticavam rituais mágicos. 

Alguns desses costumes foram preservados até hoje e se misturaram com outras influências culturais e religiosas.

Assim como em todos os países, o Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, mas, na Irlanda, as festividades se estendem por todo o mês, apesar do clima ser frio e chuvoso.

Algumas das tradições típicas do dia das bruxas, que envolvem diferentes maneiras de como é comemorado o halloween na Irlanda são:

  1. Esculpir abóboras;
  2. Pedir doces;
  3. Fazer brincadeiras;
  4. Jogar jogos;
  5. Contar histórias;
  6. Comer barmbrack.

Esculpir abóboras

As abóboras são esvaziadas e iluminadas com velas para criar rostos assustadores, assim como é muito comum em tantos outros países quando o assunto é como é comemorado o halloween. 

Elas são colocadas nas janelas ou nas portas das casas para afastar os maus espíritos, tendo sua origem a partir de uma lenda irlandesa sobre um homem chamado Jack O’Lantern.

Na lenda, Jack enganou o diabo várias vezes e foi condenado a vagar pela noite com uma lanterna feita de um nabo.

É um tipo de atividade muito reproduzida por intercambistas, irlandeses e até mesmo turistas.

Pedir doces

Crianças se fantasiam de bruxas, vampiros, fantasmas e outras criaturas e saem pelas ruas batendo nas portas das casas e dizendo “trick or treat” (doce ou travessura). 

Elas recebem doces, frutas, bolos e moedas em troca de não fazerem travessuras, como é comemorado o halloween em muitos outros países. 

Essa tradição foi levada pelos imigrantes irlandeses para os Estados Unidos no século XIX e se popularizou pelo mundo todo.

Fazer brincadeiras

É muito comum ver as pessoas aproveitarem a festa de Halloween para fazer pegadinhas e sustos uns nos outros. 

Algumas brincadeiras que envolvem como é comemorado o halloween, e que são muito comuns são: colocar objetos estranhos na comida, esconder aranhas ou ratos falsos, fingir que há fantasmas ou monstros na casa, etc.

Jogar jogos

Existem vários jogos tradicionais que demonstram como é comemorado o halloween na Irlanda.

Um deles é o bobbing for apples (pescar maçãs), que consiste em tentar pegar com a boca uma maçã que está boiando em uma bacia de água. 

Outro é o snap apple (morder a maçã), que consiste em tentar morder uma maçã que está pendurada em um barbante. Esses jogos simbolizam a fertilidade e a sorte.

Contar histórias

As pessoas se reúnem em volta das fogueiras ou das lareiras para contar histórias de terror, lendas, mitos e folclore irlandês durante a festa de Halloween

Algumas das histórias mais famosas contadas por quem deseja saber como é comemorado o halloween são sobre:

  • Banshee (um espírito feminino que anuncia a morte com um grito agudo);
  • Leprechaun (um duende que guarda um pote de ouro no fim do arco-íris);
  • Dullahan (um cavaleiro sem cabeça que carrega a sua própria cabeça debaixo do braço).

Comer barmbrack

O barmbrack é um tipo de pão doce com frutas secas que é típico da rotina de quem vive a experiência de como é comemorado o Halloween na Irlanda. 

O doce é quase como um ponto turístico da Irlanda, merecendo estar na lista de quem escolhe conhecer o país.

Dentro dele são colocados objetos que representam o futuro da pessoa que os encontrar, como por exemplo: um anel significa casamento, uma moeda significa riqueza, um pedaço de pano significa pobreza, etc.

Além dessas tradições sobre como é comemorado o halloween, existem vários eventos e festivais que acontecem na Irlanda durante o Halloween. 

Alguns deles são:

  • Bram Stoker Festival: Celebra a vida e a obra de Bram Stoker, o autor irlandês do famoso livro Drácula, entre 27 a 30 de outubro, e conta com espetáculos, performances, sessões de cinema, atividades literárias e muito mais.
  • Puca Festival: Um festival que resgata as origens do Halloween na Irlanda, baseado no festival celta de Samhain, acontecendo em vários locais do condado de Meath, de 28 a 31 de outubro;
  • Halloween Derry Festival: Maior festival de Halloween da Irlanda, que transforma a cidade de Derry em um epicentro de folclore, banquetes e celebraçõe durante todo o mês de outubro, mas o ponto alto é a parada do dia de Halloween.

Inglaterra

A forma como é comemorado o Halloween na Inglaterra pode se assemelhar bastante aos costumes americanos, principalmente no quesito fantasias, decoração de casas e festas temáticas.

No entanto, o dia das bruxas inglês também tem muitas diferenças, que podem ser vistas em tópicos, principalmente no comparativo americano de como é comemorado o Halloween, como:

  • Na Inglaterra, as pessoas costumam usar fantasias mais assustadoras, como fantasmas, bruxas ou vampiros, enquanto nos EUA as fantasias podem ser mais variadas e divertidas, como personagens de filmes, programas de TV ou livros;
  • Na cultura inglesa, as pessoas costumam entalhar lanternas em beterrabas ou nabos, enquanto nos EUA as abóboras são mais usadas;
  • O dia depois do Halloween é chamado de Boxing Day, que é um feriado em que as pessoas trocam presentes ou fazem doações de caridade. Nos EUA, não há um feriado específico depois do Halloween;
  • O dia das bruxas é menos comercializado na Inglaterra do que nos EUA, onde há uma grande indústria de produtos relacionados à data, como doces, decorações, roupas e maquiagens.

México

Dia das Bruxas

Como é comemorado o Halloween no México, representa uma celebração à vida e à memória dos mortos, misturando elementos da cultura indígena e da religião católica. 

A festa é chamada de Dia dos Mortos ou Dia de Los Muertos e acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. 

Nesse período, os mexicanos enfeitam as casas, as ruas e os cemitérios com flores, velas, incensos, caveiras, esqueletos e outros símbolos que representam a morte e a ressurreição.

Sua origem está nas tradições dos povos pré-hispânicos, como os astecas, os maias e os toltecas, que acreditavam que os mortos voltavam à Terra uma vez por ano para visitar seus familiares e amigos. 

Com a chegada dos espanhóis e a imposição do catolicismo, a festa foi adaptada ao calendário cristão e incorporou elementos como os santos, as missas e as orações.

O Dia dos Mortos é uma festa muito colorida e alegre, que expressa o respeito e o carinho pelos entes queridos que já se foram. 

Os mexicanos preparam altares com oferendas para os mortos, que incluem fotos, objetos pessoais, comida, bebida e doces, tendo como comida típica o pão de morto, um pão doce em forma de osso coberto com açúcar. 

Já a bebida mais consumida é o chocolate quente, que pode ser misturado com canela ou baunilha.

A dinâmica do dia dos mortos

Uma das atividades mais populares de como é comemorado o Halloween ou Dia dos Mortos é se fantasiar de caveira ou de esqueleto e sair às ruas para participar de desfiles, danças e brincadeiras. 

As caveiras mexicanas são muito decoradas e coloridas, com flores, rendas, fitas e pinturas. Elas representam a ironia e o humor com que os mexicanos encaram a morte.

O Dia dos Mortos é uma festa que varia de acordo com a região do México, e algumas das cidades mais famosas de como é comemorado o Halloween pela sua celebração mexicana são: 

  • Cidade do México;
  • Puebla;
  • Oaxaca;
  • Querétaro;
  • Michoacán;
  • Tabasco;
  • Chiapas. 

Cada uma delas tem suas próprias características, costumes e curiosidades. 

Por exemplo, na Cidade do México acontece um grande desfile inspirado no filme 007 – Contra Spectre.

Enquanto isso, em Puebla se fazem tapetes de serragem colorida nas ruas.

Já em Oaxaca se realizam concursos de altares e de fantasias e em Querétaro se montam cenários de terror nos cemitérios.

No caso de  Michoacán se acendem milhares de velas na ilha de Janitzio.

Em Tabasco se tocam tambores e flautas nas casas dos mortos e em Chiapas se fazem bonecos de papel machê que representam pessoas famosas ou políticas.

Como é comemorada a festa de Halloween no Brasil?

a origem do halloween

No Brasil, o dia das bruxas não tem tanta tradição como nos outros países, mas ainda assim é celebrado de algumas formas diferentes.

A comemoração chegou ao Brasil através da grande influência da cultura americana, principalmente por meio da música, da televisão e dos cursos de inglês locais. 

Muitas escolas de idiomas e culturais promovem atividades relacionadas ao halloween, como concursos de fantasias, gincanas e brincadeiras que envolvem como é comemorado o halloween por aqui. 

Algumas casas noturnas e bares também organizam festas à fantasia para o público adulto, com decorações temáticas de monstros, vampiros, bruxas e outros personagens típicos da origem do Halloween

Outra prática comum de como é comemorado o Halloween entre os brasileiros é assistir a filmes de terror, especialmente na semana do dia 31. 

Alguns canais de televisão preparam uma grade de programação especial com esse tipo de filme, por exemplo.

Quais são os principais símbolos e tradições do Halloween? 

Dia do halloween

Os principais símbolos, cores e tradições sobre como é comemorado o Halloween  são:

  • Bruxas;
  • Morcegos;
  • Doces;
  • Fantasias;
  • Teias de aranha;
  • Fantasmas;
  • Caveiras;
  • Monstros;
  • Palhaços;
  • Gatos pretos;
  • Espantalhos;
  • Chapéus em cone;
  • Varinha mágica;
  • Caldeirão;
  • Lápide;
  • Máscaras e fantasias;
  • Cores: Preto, laranja, vermelho e roxo.

Além disso, também podemos citar algumas atividades comuns sobre como é comemorado o halloween em diferentes lugares do mundo, como por exemplo: 

  • Assistir a filmes ou séries de terror ou suspense;
  • Contar histórias assustadoras ou lendas urbanas;
  • Visitar casas mal assombradas ou cemitérios;
  • Fazer jogos ou brincadeiras com temas de Halloween;
  • Participar de concursos de fantasias ou de abóboras esculpidas.

Com a IE, você pode ver pessoalmente como é comemorado o Halloween pelo mundo!

3

Fale com nossos consultores e descubra como é comemorado o Halloween em diferentes países do mundo, vivendo como um nativo enquanto aprende um novo idioma!

Receba nossas novidades