Viagem para Alemanha: confira as melhores cidades antes de viajar

Compartilhe:

Planejar uma viagem para Alemanha pode ser o começo de uma experiência imersiva para o viajante que sonha em conhecer a Europa.

Por isso, no artigo de hoje, vamos citar dicas e direcionamentos sobre como planejar a sua viagem para Alemanha, que vão te ajudar a aproveitar ainda mais este momento.

Aqui, você vai ler mais dicas essenciais que vão te ajudar a aproveitar ao máximo a sua experiência durante a viagem para Alemanha.

Você vai descobrir quais são os melhores destinos para conhecer, melhor época para viajar, o visto ideal e o que fazer no país para além do óbvio turismo em Berlim, Alemanha. Confira!

O que fazer em uma viagem para Alemanha

O turismo na Alemanha oferece múltiplas opções aos visitantes que se interessam pela sua história e cultura, além da culinária rica e característica que o país oferece. 

Entre os principais exemplos, podemos citar: 

  1. Catedral de colônia;
  2. Portão de Brandemburgo;
  3. Castelo de Neuschwanstein;
  4. Memorial do Holocausto;
  5. Catedral de Aachen;
  6. Ruas medievais de Rothenburg Ob Der Tauber;
  7. Floresta Negra;
  8. Miniatur-Wunderland;
  9. Mercado de Natal;
  10. Oktoberfest;
  11. Museu da Salsicha;
  12. Museu do Chocolate.

Catedral de Colônia

Conhecida como uma das igrejas mais impressionantes da Europa, a catedral conta com duas torres góticas que dominam a paisagem da cidade, atraindo turistas do mundo todo. 

Ela começou a ser construída em 1248, tendo sido concluída somente em 1880, após muitas interrupções e danos causados por guerras que ocorreram durante os períodos.

Uma das curiosidades mais interessantes do ponto turístico é que ele carrega vitrais, obras de arte e o famoso relicário dos 3 reis magos, muito procurado por quem já fez viagem para Alemanha.

Por isso, é muito comum que o ponto turístico esteja presente em muitos roteiros sobre o que fazer na Alemanha.

Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo é conhecido como um dos mais famosos símbolos do turismo em Berlim, Alemanha. 

Ele foi erguido no ano de 1791 como um arco do triunfo para celebrar a paz. Durante o período da Guerra Fria, o monumento ficou isolado pelo Muro de Berlim e se tornou um ícone da divisão do país.

Já no ano de 1989, o Portão de Brandemburgo foi também palco de múltiplas comemorações pela unificação do povo alemão a partir da histórica queda do muro de Berlim.

Castelo de Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein é um dos castelos mais famosos do mundo, que inspirou o castelo da Cinderela da Disney e que encanta pessoas que procuram o que fazer na Alemanha.

Ele foi construído no século XIX pelo rei Ludwig II da Baviera, que era fascinado por lendas medievais e romances, um ponto famoso entre turistas que realizaram uma viagem para Alemanha.

Por isso, sua arquitetura conta com pontes, torres, diferentes tipos de pinturas e decorações, além de referências ao tema, que podem ser vistas em toda a construção durante uma viagem para Alemanha.

Memorial do Holocausto

No quesito lugares históricos, o Memorial do Holocausto representa uma grande parcela da história da humanidade em sua exposição e um dos mais famosos pontos de turismo em Berlim, Alemanha.

Oferecendo uma das experiências mais emocionantes e reflexivas de Berlim, o memorial é composto por 2.711 blocos de concreto de diferentes alturas, que lembram lápides dos judeus. 

Eles representam os judeus mortos pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, causando comoção e propondo uma grande reflexão sobre o passado e como não repeti-lo no presente e futuro.

Ao realizar a viagem para Alemanha, também é possível encontrar um centro de informação subterrâneo, com destaque sobre as experiências das vítimas e dos sobreviventes.

Vale a pena destacar o memorial na sua lista sobre o que fazer na Alemanha e sobre as cidades para conhecer na Alemanha.

Catedral de Aachen

A primeira catedral da Alemanha, a Catedral de Aachen é um dos monumentos mais antigos do país, representando fortemente sua cultura europeia.

Ela foi construída no século VIII pelo imperador Carlos Magno, que está enterrado em seu interior.

Seu interior conta com um mix de estilos arquitetônicos, como o barroco e o gótico, além de obras de arte e obras sacras, muito procuradas por quem realiza uma viagem para Alemanha.

Ruas medievais de Rothenburg Ob Der Tauber

Uma das cidades mais charmosas da Alemanha, chamada Rothenburg Ob Der Tauber, parece ter saído de um conto de fadas por suas referências medievais. 

Ela conserva suas muralhas, torres, portões e casas em estilo enxaimel do século XVI, oferecendo uma experiência de praticamente estar na idade média nos dias atuais.

É o tipo de visita que vale a pena listar sobre o que fazer na Alemanha.

Floresta Negra

Localizada em uma das regiões mais tradicionais da Alemanha, a Floresta Negra é formada por montanhas cobertas de pinheiros, lagos cristalinos, cachoeiras e vilarejos pitorescos. 

Na fronteira com a França, ela representa um dos pontos turísticos que valem a pena a visita e que vão além do turismo em Berlim, Alemanha.

É lá que se originaram os famosos relógios cuco e as tortas de cereja, além de ser um ponto de encontro para turistas, intercambistas e moradores que gostam de esportes ao ar livre.

Miniatur-Wunderland

O Miniatur-Wunderland é o maior museu de miniaturas do mundo, além de ser um dos mais famosos também entre as famosas cidades para conhecer na Alemanha.

Ele fica em Hamburgo e exibe réplicas detalhadas de cidades, países, paisagens e cenários famosos, como Las Vegas, Veneza.

Também é possível encontrar réplicas do aeroporto de Frankfurt e da Estação Espacial Internacional, muito famosas entre as cidades para conhecer na Alemanha.

A atração ainda é conhecida como um ponto turístico da culinária alemã graças a um restaurante local que oferece pratos típicos da região para uma típica viagem para Alemanha.

Mercado de Natal

Durante todo o mês de Dezembro, os mercados de Natal se tornam uma tradição em diferentes cidades alemãs, oferecendo artesanato, presente, decoração, etc.

É, sem dúvida, mais um ponto turísticos a senha conhecer em uma viagem para Alemanha

Nos mercados também é possível experimentar comidas típicas, como lebkuchen (biscoito de gengibre), glühwein (vinho quente) e gebrannte mandeln (amêndoas caramelizadas).

É, com certeza, uma das experiências que devem fazer parte gastronômica e de lazer sobre o que fazer na Alemanha.

Oktoberfest

Conhecida mundialmente e vivida em diferentes países, como no Brasil, a Oktoberfest é a maior festa popular da Alemanha, que acontece todos os anos em Munique, na Baviera.

Sem dúvidas, um dos mais famosos pontos de turismo na Alemanha.

Ela é considerada uma grande festa que comemora a celebração da cerveja, das comidas típicas alemãs e da música, tão conhecidas por quem procura realizar a viagem para Alemanha.

Museu da salsicha

O Museu da Salsicha em Berlim é dedicado à alimentação alemã, com foco na Currywurst, uma salsicha cortada em pedaços e coberta com molho de tomate e curry, conhecida mundialmente.

Ele mostra a origem e a evolução do prato, que é um dos mais populares da culinária de rua alemã. 

No final da visita, ainda é possível experimentar uma autêntica Currywurst no restaurante do museu, além de usufruir de um sofá gigante em formato de salsicha, conhecida como roulette.

Museu do chocolate

No Museu do Chocolate é possível conhecer a história e a produção do chocolate desde os astecas até os dias atuais, com exposições interativas e degustações.

O destaque é a fonte de chocolate de três metros de altura, onde os visitantes podem mergulhar um waffle e saborear, melhorando ainda mais a experiência dos visitantes.

Tipos de visto para realizar turismo na Alemanha

Viagem para alemanha

Sendo assim, brasileiros que têm interesse em vivenciar a rotina e realizar uma viagem para Alemanha, desde que fiquem por até 90 dias, no máximo, a cada 180 dias, não precisam de visto.

Porém, é importante destacar que a entrada no país não é completamente liberada ou garantida.

No caso de brasileiros para realizar turismo na Alemanha é preciso:

  • Passagem aérea com ida e volta compradas e com permanência de até 90 dias;
  • Comprovante de hospedagem, podendo ser estadia em hotel ou carta-convite;
  • Passaporte com validade superior a 6 meses;
  • Comprovante de meios financeiros suficientes para a estadia com extrato bancário, dinheiro, cartão, etc;
  • Seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil euros.

Para visitantes que desejarem ficar por mais de 90 dias no país, o visto será necessário e deverá ser solicitado de acordo com necessidades e duração particular. 

Se você ainda não sabe quanto tempo precisará para cumprir suas listas sobre o que fazer na Alemanha, mantenha a atenção às opções, como:

  • Visto de estudo;
  • Visto de trabalho;
  • Visto de reagrupamento familiar;
  • Visto de negócios.

A melhor época para visitar a Alemanha

Turismo na Alemanha

Cada estação tem suas vantagens e desvantagens, e tudo vai depender do seu objetivo, do seu gosto e da disponibilidade do seu tempo

A Alemanha é um país que tem muito a oferecer aos viajantes em qualquer época do ano. 

Por isso, não há uma resposta definitiva para qual é a melhor época para visitar esse país, rico em cultura, beleza e economia também.

A melhor época é quando você quiser ir, independente do local, que pode ser comum como turismo em Berlim na Alemanha ou mesmo em cidades localizadas em fronteiras ou próximas.

Mas para facilitar a sua decisão, trouxemos algumas características que representam as 4 estações do ano para turismo na Alemanha e como elas se manifestam no país. Confira:

Inverno (dezembro a março)

O turismo na Alemanha, no inverno, costuma ser frio, úmido e escuro, ideal para quem gosta de viver experiências diferentes do que vemos na maior parte do Brasil. 

As temperaturas podem ficar abaixo de zero e nevar em algumas regiões. É preciso levar roupas quentes e impermeáveis para enfrentar o frio. 

Por outro lado, o inverno também pode ser interessante, especialmente na época do Natal, quando as cidades se enfeitam com luzes e mercados natalinos, como já citamos. 

É uma ótima oportunidade para provar pratos típicos da estação durante uma viagem para Alemanha.

O inverno também é ideal para quem gosta de esportes de neve, como esqui e snowboard para quem sonha com a  viagem para Alemanha.

A época é considerada baixa temporada na Alemanha, exceto no Natal e no Ano Novo, quando os preços sobem e os turistas lotam as cidades. 

Se você quer economizar e não se importa com o frio, o inverno pode ser uma boa época para visitar a Alemanha.

Primavera (abril a junho)

As temperaturas na primavera alemã são mais amenas, normalmente já esquentando, o que vai refletir diretamente no peso da sua mala, sem casacos pesados e botas de neve. 

A primavera também é a época em que as flores colorem as paisagens dos parques, jardins e florestas para turistas que gostam desse clima, e procuram o que fazer na Alemanha

O período também tem alguns eventos interessantes, como a Páscoa, o Dia do Trabalho (1º de maio) e o Festival da Primavera em Munique (uma versão menor da Oktoberfest). 

A procura costuma se enquadrar em média temporada na Alemanha, ou seja, os preços não são tão altos quanto no verão nem tão baixos quanto no inverno. 

Se você quer aproveitar o clima agradável e as paisagens floridas, a primavera pode ser uma boa época para uma viagem para Alemanha.

Verão (julho a setembro)

O verão na Alemanha é quente, ensolarado e bastante animado, considerando que os alemães gostam de aproveitar dias assim. 

As temperaturas podem chegar a 30 graus ou mais em algumas regiões, combinando com roupas leves e muito protetor solar. 

O verão também é a época em que os alemães saem às ruas para aproveitar os dias longos e as noites claras, bem opostas aos dias longos, escuros e gelados de inverno. 

Há muitas atividades ao ar livre para fazer na Alemanha nessa estação, como andar de bicicleta, fazer piqueniques, nadar nos lagos e rios ou tomar uma cerveja nos biergartens (jardins de cerveja). 

O verão também tem alguns eventos imperdíveis, como o Festival de Rock de Wacken, o Festival Internacional de Cerveja em Berlim e a famosa Oktoberfest em Munique. 

É um período considerado de alta temporada no país, ou seja, os preços são mais altos e os turistas são mais numerosos. 

Sendo assim, se você quer aproveitar o calor e a agitação, o verão pode ser uma boa época para turismo na Alemanha.

Outono (outubro a novembro)

O outono na Alemanha é frio, chuvoso e colorido. As temperaturas começam a cair e as folhas das árvores mudam de cor, criando um cenário cinematográfico. 

É preciso levar roupas quentes e impermeáveis para se proteger do frio e da chuva, que são frequentes. 

É uma época em que os alemães celebram algumas tradições, como:

  • O Dia da Unidade Alemã (3 de outubro);
  •  O Dia de São Martinho (11 de novembro);
  • O Dia de Ação de Graças (Erntedankfest). 

O outono é considerado média temporada para uma viagem para Alemanha, ou seja, os preços não são tão altos quanto no verão nem tão baixos quanto no inverno. 

Então, se você quer apreciar as cores e as tradições do outono, o outono pode ser uma boa época para visitar a Alemanha, seja a passeio, trabalho ou estudo.

Portanto,  a conclusão que chegamos sobre a melhor época é justamente que não há melhor época para visitar a Alemanha. 

Qualquer época é boa, dependendo do que você quer ver e fazer durante uma viagem para Alemanha. 

O importante é se informar sobre o clima, os eventos e os preços de cada período e escolher aquele que mais combina com você.

Cidades para conhecer na Alemanha

E, para finalizar, podemos citar, por ordem de procura, cidades para conhecer na Alemanha que merecem sua visita e destaque no roteiro.

Afinal, há muito mais a se fazer do que apenas o óbvio, como turismo em Berlim, Alemanha.

São elas:

  1. Berlim;
  2. Munique;
  3. Hamburgo;
  4. Frankfurt;
  5. Colônia;
  6. Dresden;
  7. Nuremberg;
  8. Heidelberg;
  9. Rothenburg ob der Tauber;
  10. Bamberg.

Conheça a Alemanha com a IE

Cidades para conhecer na Alemanha

Se você quer aproveitar a viagem para Alemanha com intercâmbio em grande estilo, entre em contato com nossos consultores e confie a sua viagem a quem entende tudo de intercâmbio!

Receba nossas novidades