Escrito por: Marcelo Melo

Lugares para intercâmbio: descubra 9 locais mais prestigiados

Com o mundo cada vez mais globalizado, o sonho de estudar no exterior está se tornando cada vez mais fácil …

Início » Blog IE Intercâmbio » Lugares para intercâmbio: descubra 9 locais mais prestigiados

Com o mundo cada vez mais globalizado, o sonho de estudar no exterior está se tornando cada vez mais fácil de ser realizado! E um dos maiores desafios dos intercambistas é justamente escolher entre os melhores lugares para intercâmbio!

Afinal, são tantas as opções de lugares para intercâmbio na atualidade que os estudantes precisam avaliar as vantagens e as desvantagens de cada um. Além disso, para escolher onde fazer intercâmbio, devem considerar seu perfil de estudante e objetivos do curso.

Dessa forma, os melhores lugares para intercâmbio são aqueles que, antes de mais nada, atendem às necessidades e as expectativas do aluno.

 

Lugares para intercâmbio: como escolher o seu destino ideal

É natural que você queira avaliar alguns quesitos, como:

Oferta do programa de intercâmbio desejado
Qualidade de ensino
Aspectos culturais
Infraestrutura (saúde, segurança, transporte público)
Custo de vida
Atrações turísticas
Distância

Estes são aspectos prioritários para você definir onde fazer intercâmbio no exterior. Ah, e sem dúvida, o valor do investimento no programa também é um fator decisório muito importante na escolha do tipo, da duração e do destino do programa de intercâmbio no exterior.

Outro aspecto fundamental para a escolha do destino ideal, dentre os lugares para intercâmbio disponíveis, é o seu estilo de vida como viajante. Ou seja, aquilo que você busca para si mesmo e como vive a sua vida.

Por exemplo, você prefere um destino com qualidade de vida mais alta ou outro com maior oferta de oportunidades de empregos? Tudo isso influencia na hora da escolha e deve ser levado em consideração.

Por isto é que o planejamento do intercâmbio precisa ser feito com antecedência e pode contar com a orientação profissional dos especialistas da IE com muita experiência em viagens para estudar no exterior.

Nossos consultores vão te orientar em todos os detalhes das diversas modalidades de programas e dos destinos mais incríveis para você ter a melhor experiência possível de intercâmbio fora do Brasil.

Em resumo, é isso que abordaremos no post de hoje. Vamos te orientar na escolha do melhor destino para você estudar no exterior, dentre as diversas opções de lugares para intercâmbio disponíveis.

Em seguida, apresentaremos 9 destinos incríveis, reconhecidos mundialmente como os melhores lugares para intercâmbio no planeta!

Fique com a gente até o final e aprenda de uma vez por todas como decidir o destino mais adequado para o seu intercâmbio no exterior. Confira!

 

Lugares para intercâmbio: os 9 mais procurados

Lugares para intercâmbio: descubra 9 locais mais prestigiados

Aqui, vamos listar os 9 melhores destinos onde fazer intercâmbio com uma seleção baseada em qualidade de vida, ensino de qualidade, infraestrutura, atrações turísticas, oportunidades de emprego e custo de vida.

  1. Estados Unidos
  2. Canadá
  3. Irlanda
  4. Nova Zelândia
  5. Austrália
  6. Malta
  7. Inglaterra
  8. África do Sul
  9. Espanha

 

Estados Unidos

O país que mais recebe intercambistas no mundo para aprender inglês não poderia ficar fora da nossa lista de melhores destinos onde fazer intercâmbio!

 

O intercâmbio nos Estados Unidos é reconhecido como o “clássico dos clássicos” e oferece tudo de melhor para o estudante estrangeiro.

 

Com a maior economia do mundo, o país conta com inúmeras opções de lugares para intercâmbio, de norte a sul, leste a oeste, com geografia, estilo de vida e clima diversificado. 

 

Além de grande pluralidade cultural e ampla disponibilidade de cursos e ofertas de empregos são outros diferenciais do intercâmbio nos Estados Unidos. 

 

O país abriga ainda algumas das cidades mais icônicas do planeta e sedia muitas das melhores instituições de ensino do mundo, como as universidades de Harvard, MIT, Stanford, Yale, dentre outras.

 

Sendo assim, o intercâmbio nos Estados Unidos é uma excelente oportunidade de estudar em um país referência na educação superior.

 

Inclusive, o intercambista pode buscar oportunidades nas sedes de empresas como a Google, a Amazon, a Apple, a Microsoft, Facebook, dentre outras na área de tecnologia.

 

Sem contar nas incríveis e super famosas atrações como a Estátua da Liberdade, os parques de diversão, os parques nacionais, os cassinos, os espetáculos da Broadway e muito mais!

 

Sem dúvida, o intercâmbio nos Estados Unidos proporciona uma experiência memorável e bastante completa para os estudantes estrangeiros. Por isso, não poderia ficar de fora do nosso ranking dos “melhores lugares para intercâmbio”. 

 

As cidades mais procuradas para intercâmbio nos Estados Unidos são:

 

  • Nova Iorque
  • San Francisco
  • Los Angeles
  • San Diego
  • Fort Lauderdale
  • Miami
  • Orlando
  • Boston
  • Chicago

 

Canadá

Lugares para intercâmbio: descubra 9 locais mais prestigiados

Outro destino onde fazer intercâmbio, que vamos te apresentar é um dos países mais desenvolvidos, multiculturais e seguros do mundo.

O intercâmbio no Canadá é também um dos mais procurados por estudantes brasileiros e conta com muitas vantagens.

Em primeiro lugar, está a educação e a hospitalidade do povo canadense, que adora receber e proporcionar oportunidades para estrangeiros. Inclusive, todos os anos, o país abre vagas para imigrantes de diversos países. Estima-se que 51% das pessoas que procuram por um intercâmbio no país, estão visando uma posterior imigração.

O segundo ponto diferencial do intercâmbio no Canadá é que o país oferece um elevado padrão de qualidade de vida a seus habitantes e visitantes, com muita segurança e uma infraestrutura moderna e completa.

Em terceiro lugar, outro diferencial do intercâmbio no Canadá é a possibilidade de estudar dois idiomas diferentes – inglês e francês, pois o país adota as duas línguas oficiais.

A quarta vantagem do destino é que os canadenses adotam um estilo de vida similar aos americanos, contudo, a burocracia é bem menor e o custo mais baixo no intercâmbio no Canadá do que nos Estados Unidos.

Igualmente aos Estados Unidos, o Canadá possui uma educação de excelência e renomadas instituições de ensino, o que torna o intercâmbio no Canadá muito procurado para cursos de graduação e pós-graduação no exterior.

Por último, o estudante que vai para um intercâmbio no Canadá tem a oportunidade de usufruir de uma natureza exuberante e bem preservada, com muitas áreas verdes, rios, lagos, cachoeiras e praias deslumbrantes!

As principais cidades para o intercâmbio no Canadá são:

  • Toronto
  • Vancouver
  • Montreal

 

Irlanda

Lugares para intercâmbio: descubra 9 locais mais prestigiados

Este pequeno país europeu é outro famoso destino onde fazer intercâmbio, muito procurado por intercambistas pelos programas mais econômicos e pelo custo de vida baixo.

Tradições milenares, histórias de duendes e fadas, além do amor pela cerveja e pelo uísque, permeiam a cultura deste país cheio de paisagens incríveis, dignas de filmes como O Senhor dos Anéis!

Um dos acontecimentos mais pitorescos e representativos da Irlanda, que é uma atração imperdível para o intercambista que vai estudar no país, é o tradicional Dia de São Patrício.

O evento, que é comemorado todo dia 17 de março, celebra o padroeiro da Irlanda e proporciona um espetáculo inusitado pelas ruas do país.

As pessoas se vestem e enfeitam as suas casas com a cor verde, saem às ruas para comemorar. Cantar, dançar e beber Guinness, a mais tradicional cerveja irlandesa! Uma diversão digna do nosso Carnaval!

O que também chama atenção para o intercâmbio na Irlanda é a facilidade de tirar o visto, inclusive para estudar e trabalhar legalmente no país.

Em outras palavras, o estudante poderá solicitar o visto de turista, estudante ou trabalho, sem a necessidade de emissão prévia.

Além disso, a Irlanda está bem perto dos países europeus. Dessa forma, o estudante pode viajar e facilmente conhecer os destinos mais desejados da Europa, com rapidez, segurança e economia.

As principais cidades onde fazer intercâmbio na Irlanda são:

  • Dublin
  • Cork
  • Galway
  • Limerick

 

Nova Zelândia

Lugares para intercâmbio: descubra 9 locais mais prestigiados

Nosso próximo destino fica do outro lado do mundo, bem isolado mas não por isso, menos popular entre as opções preferidas dos lugares para intercâmbio.

Inclusive, no berço da cultura Maori, a Nova Zelândia é um lugar que oferece a possibilidade de intercâmbio que conjuga estudo e trabalho.

O país possui uma população pacífica, que tem um profundo respeito pela natureza e é decorado por paisagens incríveis, com praias, montanhas, lagos, vulcões e muito verde.

Além disso, é um dos principais destinos para a prática de esportes e atividades de aventura, como bungee jump, rafting, canyoning, rapel, dentre outros.

Tudo isso, aliado a uma altíssima qualidade de vida, esperam os intercambistas apaixonados por adrenalina e paisagens incríveis.

O inglês é a língua oficial do país e os cursos de inglês da Nova Zelândia ainda são reconhecidos mundialmente.

E outra vantagem é que para fazer intercâmbio na Nova Zelândia também não há necessidade de aplicação prévia para visto. As principais cidades neozelandesas para intercâmbio são:

  • Auckland
  • Wellington
  • Christchurch
  • Queenstown

 

Austrália

Lugares para intercâmbio: descubra 9 locais mais prestigiados

Localizada bem próxima da Nova Zelândia, a Austrália também se destaca como um requisitado destino onde fazer intercâmbio em inglês.

Isto porque, como foi dominada pelo império britânico até o início do século XX, a Austrália assimilou a cultura inglesa e, principalmente, o idioma inglês, considerado como a língua oficial no país.

Um clima tropical, como no Brasil, um elevado nível de desenvolvimento, uma excelente qualidade de vida e grande amor pela natureza são atributos que diferenciam a Terra dos Cangurus e a sua população dos demais lugares para intercâmbio.

Com praias belíssimas, a Austrália também é um dos principais destinos dos intercambistas que buscam incluir a prática de atividades em seus programas de intercâmbio, como o surfe, que é muito praticado por lá!

Além disso, para os amantes do mar, a Grande Barreira de Corais fica no seu litoral e permite passeios e mergulhos incríveis!

O país também conta com um regulamento que permite que estudantes estrangeiros trabalhem por lá. Nesse sentido, possui o interessante sistema de Vocational Educational Training (VET), que são cursos técnicos com foco no mercado de trabalho.

Veja as principais cidades onde fazer intercâmbio na Austrália:

  • Sidney
  • Melbourne
  • Gold Coast
  • Brisbane
  • Perth

 

Malta

Lugares para intercâmbio: descubra 9 locais mais prestigiados

Este destino é incrível! Perfeito para mergulhadores e amantes de história e da natureza. Cercado pelo Mar Mediterrâneo, o arquipélago de Malta é mais um sensacional destino dentre os lugares para fazer intercâmbio que selecionamos para você!

Malta possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito elevado, de 0,895 (2019) e tem grande diversidade cultural, pois foi dominado por diversas culturas ao longo do tempo.

Entretanto, o inglês é uma das línguas oficiais, então o intercâmbio para aprender o idioma neste país é muito popular e permite ainda que o estudante trabalhe legalmente.

Confira detalhes sobre o programa de intercâmbio para estudar e trabalhar em Malta:

  • Idade mínima: 18 anos
  • Carga horária de aulas: padrão, semi-intensivo ou intensivo
  • Tempo do trabalho: Durante o período de estudo, após 13 semanas
  • Horas de trabalho permitidas durante as aulas: até 20 horas por semana
  • Horas de trabalho permitidas durante as férias e feriados: até 40 horas semanais
  • Média salarial: EUR 5 por hora
  • Visto: O visto é solicitado no destino

 

Por fim, a posição geográfica estratégica deste paraíso natural, que fica entre a África e a Europa, também proporciona muitas atividades e badalação para os estudantes, com um comércio de alto padrão, joalherias, bancos, clubes noturnos e bons restaurantes.

Sendo assim, as principais cidades para intercâmbio em Malta são:

  • Gozo
  • Sliema
  • Saint Julians
  • Valeta

 

Inglaterra

Um dos mais tradicionais lugares para fazer intercâmbio de inglês no mundo, a Inglaterra oferece muita história, cultura, desenvolvimento, qualidade de vida e oportunidades para os estudantes estrangeiros.

Com excelente infraestrutura, segurança e uma educação de excelência, a Inglaterra oferece tudo de bom e de melhor para o intercambista, que ainda pode usufruir do aroma da realeza britânica!

Diversas atrações permeiam a incrível capital da Terra dos Beatles e inclui:

  • Westminster Abbey
  • Winter Wonderland
  • London Eye
  • Royal Opera House
  • Buckingham Palace
  • Natural History Museum
  • Torre de Londres
  • Tower Bridge
  • Madame Tussauds
  • Tower Bridge
  • Big Ben
  • Abbey Road
  • National Gallery
  • (centenas) de Pubs

 

Berço do idioma anglicano, a Terra da Rainha tem diversos destinos para atender a todos os gostos, desde a multiculturalidade da cosmopolita capital Londres até as tradicionais cidades de Cambridge e Oxford.

Inclusive, a Universidade de Oxford é considerada a melhor universidade do mundo, segundo o Times Higher Education (2021).

Logo, fazer um curso de inglês na Inglaterra é uma oportunidade de ir além de simplesmente viver a experiência de aprender um idioma no exterior.

Ou seja, optar por este país onde fazer intercâmbio é experimentar uma vivência completa: se aprofundar em uma nova cultura, conhecer pessoas do mundo todo, ampliar o networking e aprender um idioma com quem sabe de berço.

Então, as cidades mais populares para intercâmbio na Inglaterra são:

  • Londres
  • Brighton
  • Oxford
  • Cambridge
  • Newcastle

 

África do Sul

Lugares para intercâmbio: descubra 9 locais mais prestigiados

Nosso próximo destino é um dos lugares para intercâmbio mais exóticos e bonitos do planeta! A África do Sul é o país mais desenvolvido no continente africano e oferece condições incríveis para o seu intercâmbio de inglês, que é um idioma oficial no país.

Natureza exuberante, diversidade cultural, clima ameno, praias, florestas, rica história e uma população receptiva, fazem da nação sul africana um lugar diferenciado para estudar no exterior.

Além disso, o intercambista brasileiro pode participar de um programa de trabalho voluntário na África do Sul e ajudar a transformar a vida das pessoas que mais precisam, lecionando aulas para crianças, cuidando de idosos, dentre outras possibilidades de fazer o bem.

Assim como, pode fazer trabalho voluntário para a preservação de áreas naturais ou para a proteção e abrigo de animais selvagens.

Seja qual for o programa escolhido, você vai emergir no estilo de vida dos mais diversos povos residentes no país, aprender muito com eles e encher o coração de alegria e gratidão.

Então, se você tem o desejo de estudar e ajudar pessoas, esse destino pode aquecer o seu coração, mudar a sua vida, a forma como lida com problemas e permitir o desenvolvimento de autonomia e autoconfiança.

A Cidade do Cabo (Cape Town) é o principal destino onde fazer intercâmbio neste país e é reconhecida como um dos destinos mais bonitos do mundo.

Mesmo ainda sendo pouco desbravada pelos viajantes, a Cidade do Cabo reúne cultura, história, cenários naturais riquíssimos com praias e muito verde, além de um povo que dá valor ao turismo e ama receber estrangeiros.

 

Espanha

Lugares para intercâmbio: descubra 9 locais mais prestigiados

Chegando ao final da nossa lista dos 9 lugares para intercâmbio mais famosos, a Espanha é um destino que oferece oportunidades únicas de desbravar a história de uma cultura milenar e muito tradicional, mas que sabe se divertir, comer e beber!

Este é o único país por nós listado que não tem o inglês como idioma predominante e, por isso, é perfeito para aprender espanhol, uma das línguas mais faladas e importantes do mundo atual.

Fazer intercâmbio na Espanha é ter a oportunidade de vivenciar um país cheio de tradições culturais e muita beleza natural.

Clima ameno, praias belíssimas, arte e arquitetura diferenciada compõem atrativos singulares da nação espanhola!

Com povo muito hospitaleiro e divertido, a nação espanhola oferece inúmeros destinos aptos a receber estudantes estrangeiros.

Os destinos principais são a cosmopolita capital Madri e a inusitada Barcelona.

A cidade de Barcelona abriga praias badaladas, incríveis obras arquitetônicas de Gaudí e o bairro gótico, é considerada a capital do modernismo catalão e sedia ainda, oito Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Em Madri, o ambiente da cidade é mais de capital nacional, com prédios administrativos, a maior população do país, diversas empresas e negócios, restaurantes, bares, muita história e cultura.

Go Pack GIFfrom Go GIFs

Agora que você já conhece os melhores lugares para intercâmbio, é só escolher o seu destino preferido, a modalidade de intercâmbio e planejar sua viagem com os especialistas da IE! Converse com nossa equipe ainda hoje!

Fique por dentro de tudo sobre intercâmbio

Deixe um comentário