A obra-prima do arquiteto Antoni Gaudí é um dos maiores destaques turísticos e expoentes da arquitetura modernista do mundo. A importância histórica do monumento é absurda: Gaudi começou a construi-la no fim dos anos 1800, com suspensão durante a Guerra Civil Espanhola (época da Segunda Guerra Mundial), e a inauguração não está prevista antes de 2026. Gaudi já se foi, mas deixou seu legado para o mundo. Eu só sei que quero estar vivo quando for inaugurada!

Uma mega jardim com vista pro mar, no topo das montanhas em Barcelona. O jardim foi uma encomenda de um empresário para Gaudi, que executou com a maestria de sempre. Centenas de mosaicos, e muitas cores. Lindo de morrer, e a entrada é de graça.

A Las Ramblas é uma das principais ruas/regiões de Barcelona, próximo à Praça Catalunya. Apesar de ser bem turística (o que traz pontos positivos e negativos), é um local cheio de artistas de ruas, ótimas lojas, e comidinhas baratas. Perfeita para sentir a alma street barceloneta.

De todos os lugares que eu já visitei na Europa pelas viagens, Barcelona é o mais futebolístico. O Barça é mesmo o melhor time do mundo, recheado de estrelas, e símbolo master da Catalunha. A seleção espanhola, que acabou de vencer a Copa do Mundo de 2010, praticamente joga inteira no BCN. Além de craques como Messi e Ibrahimovic. Eu que não sou um fanático por futebol, achei imperdível assistir um jogo no Camp Nou! Barcelona – Més que un Club!

O Festival Sonar representa a vanguarda espanhola em termos de música, videoarte, novos artistas, e cultura pop. Acontece todo mês de Junho, durante 3 dias, com um line-up recheado de artistas internacionais. Neste ano, veio o The Chemical Brothers, Hot Chip, LCD Soundsystem, e por aí vai.