Escrito por: Marcelo Melo

Gold Coast na Austrália: por que escolher Intercâmbio na cidade?

Gold Coast na Austrália é o melhor destino de praia para o seu intercâmbio na Austrália. Conheça opções de programas para morar na Austrália.

Início » Blog IE Intercâmbio » Gold Coast na Austrália: por que escolher Intercâmbio na cidade?

Um intercâmbio na Austrália é o sonho de muitos estudantes para estudar no exterior. Excelente educação, segurança, belezas naturais e qualidade de vida são algumas das razões. Dentre as opções das cidades australianas, você conhece Gold Coast na Austrália?

Gold Coast na Austrália possui muita natureza, com praias, que atraem banhistas e surfistas de todos os lugares. Sem dúvida, um paraíso de clima quente durante o ano todo! 

Definitivamente, é uma das melhores cidades australianas para morar na Austrália! Por isso, nosso post de hoje vai apresentar tudo sobre Gold Coast na Austrália.

Vamos dar informações sobre a história, a localização, a geografia, o clima, a população, a economia, o custo de vida, arte, cultura e tudo mais o que fazer em Gold Coast na Austrália.

Além disso, é claro que também vamos mostrar para você as incríveis praias de Gold Coast e todas as opções de programas de intercâmbio na Austrália, para estudar e trabalhar no destino.

Na verdade, a cidade é repleta de estudantes de todos os lugares do mundo, que vem estudar inglês, fazer High School, fazer graduação ou pós-graduação e trabalhar.

Por isso, Gold Coast na Austrália  pode ser o seu destino ideal para você morar na Austrália e experimentar uma experiência única de vivência internacional.

Com certeza, a vivência em um destino com esse é algo inesquecível, para você guardar para toda a vida!


Conheça a história de Gold Coast na Austrália

Originalmente habitada por indígenas, a região de Gold Coast na Austrália recebeu os primeiros europeu no início do século XIX e, a partir daí, desenvolveu-se com a exploração de madeira.

Mais tarde, no século XX, ganhou fama entre os ricos moradores de Brisbane, consolidando-se como famoso balneário depois da construção do hotel Surfers Paradise Hotel, que impulsionou seu desenvolvimento e crescimento.

Assim, desde a década de 1980, Gold Coast na Austrália se tornou um dos principais destinos turísticos do país, para nativos e estrangeiros que vêm em busca de sol, praias, clima quente e muita badalação.


Onde fica Gold Coast na Austrália?

A cidade de Gold Coast está localizada no estado de Queensland, na costa sudeste da Austrália, a cerca de 80 km de distância de Brisbane, que é a capital do estado e a terceira maior entre as cidades australianas.

Fica ainda a 850 km de distância de Sydney, que é a maior cidade do país e a cerca de 1.200 km de Canberra, a capital australiana.

Confira no mapa abaixo, a localização exata de Gold Coast na Austrália:


Como é a geografia de Gold Coast na Austrália?

Como está localizada no litoral, a região de Gold Coast conta com uma imensa quantidade de praias, além de exuberante natureza, com florestas de vários tipos: tropical, de eucaliptos, dentre outras.

Ali pertinho, inclusive, está o Parque Nacional de Lamington, listado como Patrimônio Mundial  da Humanidade e que oferece enormes variedades de trilhas, cachoeiras e muita natureza protegida!

Além disso, tem o parque de Burleigh Heads, de Currumbin Creek e muito mais opções para curtir a natureza!


Qual é o tipo de clima em Gold Coast na Austrália?

O clima em Gold Coast é bem parecido com o Brasil. É do tipo subtropical úmido, com temperaturas quentes, invernos mais suaves e verões com bastante calor. As chuvas mais fortes concentram-se no verão. 

Saiba como está o clima em Gold Coast na Austrália agora:


Qual é a população de Gold Coast na Austrália?

Com grande diversidade étnica, a maioria dos habitantes de Gold Coast na Austrália são descendentes de ingleses (30%), australianos nativos (23%), irlandeses (8%), escoceses (8%) e alemães (4%).

O inglês é o idioma oficial no país, mas o mandarim (1,5%), o japonês (1,0%), o coreano (0,8%),  espanhol (0,8%) e o cantonês (0,5%) são outras línguas mais faladas em Gold Coast na Austrália.

Com aproximadamente 600 mil habitantes, Gold Coast ocupa o sexto lugar entre as cidades australianas mais populosas.

Confira a lista das cinco maiores cidades australianas

  1. Sydney (5,7 milhões de habitantes)
  2. Melbourne (4,5 milhões de habitantes)
  3. Brisbane (2,5 milhões de habitantes)
  4. Perth (2 milhões de habitantes)
  5. Adelaide (1,5 milhão de habitantes)

A população da cidade também é bem jovem, adora a natureza, as praias de Gold Coast e as atividades ao ar livre. Mas também se amarra na diversão das animadas baladas noturnas!


Economia de Gold Coast na Austrália

Como famoso ponto turístico, Gold Coast na Austrália tem no turismo uma das suas principais atividades econômicas, geradora de muitas oportunidades para quem vai morar na Austrália.

Os mais de 10 milhões de habitantes que costumam visitar a cidade todos os anos movimentam também o setor de construção civil, hotelaria, alimentação, serviços e varejo em geral.

Apesar do carro ser o meio de transporte mais utilizado pelos moradores de Gold Coast, a cidade conta com uma eficiente rede de transporte público, com ônibus, trens e bondes leves de superfície.

Além disso, as paisagens de Gold Coast contribuem para um cenário perfeito para produções de cinema e televisão. 

Nesse sentido, o destino é o terceiro maior pólo cinematográfico da Austrália, atrás apenas de Sydney e Melbourne.

Confira alguns filmes famosos que foram produzidos em Gold Coast na Austrália:

  • O Casamento de Muriel (1994)
  • Scooby-Doo (2002)
  • Kong: a ilha da caveira (2017)
  • Aquaman (2018)
  • Dora a Exploradora (2019)
  • Godzilla x Kong (2020)

Imagina a cena: durante o seu intercâmbio na Austrália, você está caminhando pelas ruas de Gold Coast e é convidado para fazer uma ponta como figurante de um super filme?! O maior sonho, não é mesmo?!


Mas qual o custo de vida para morar na Austrália, em Gold Coast?

A princípio, o custo de vida na cidade é abaixo das grandes cidades como Melbourne e Sydney. Também é importante você saber, que na Austrália as principais despesas são medidas e pagas por semana. 

E uma dica quente é a seguinte: a melhor forma de economizar é dividir a moradia com alguém. Esta é uma opção bem comum para os estudantes internacionais. 

Se você dividir o quarto, é estimado que as despesas com moradia girem em torno de AU$170 por semana.

Mas se você prefere privacidade e pode optar por um quarto individual, os valores ficam em torno de AU$300. 

Para não gastar muito, procure também optar por passeios e visitas gratuitas nas diversas atrações e pontos turísticos na cidade.

Outra dica para economizar nas compras é ficar de olho nas promoções tipo “half price” do supermercado. Isso mesmo, semanalmente redes como Coles e Woolworths oferecem produtos pela metade do preço. Demais, né? 

Enfim, somando despesas com acomodação, alimentação, transporte e gastos pessoais, é estimado que um estudante internacional gaste entre AU$350 e AU$500 a semana durante o intercâmbio na Austrália.

De volta para a realidade, conheça agora o custo de vida para morar em Gold Coast na Austrália e compare com Brisbane, a capital do estado de Queensland, onde ambas estão localizadas.

Confira alguns itens mais comuns no orçamento mensal das duas cidades australianas, segundo o site Numbeo (2022).  

Os valores estão em Dólares Australianas (AU$), que é a moeda oficial da Austrália e tem seu valor um pouco mais baixo do que o Dólar Americano.

ItemBrisbaneGold Coast
Refeição barata AU$ 20AU$ 20
Refeição médiaAU$ 50AU$ 50
McMeal McdonaldsAU$ 14AU$ 12,50
Leite (1l)AU$ 1,68AU$ 1,38
Pão branco (1kg)AU$ 5,60AU$ 7,76
Arroz (1kg)AU$ 2,82AU$ 2,55
Ovo (12)AU$ 4,62AU$ 4
Queijo nacional (1kg)AU$ 10,16AU$ 10,28
Filé de frango (1kg)AU$ 11,28AU$ 9,49
Carne vermelha (1kg)AU$ 19,48AU$ 20,77
Maça (1kg)AU$ 4,61AU$ 4,07
Banana (1kg)AU$ 3,95AU$ 3,37
Laranja (1kg)AU$ 4,06AU$ 3,39
Tomate (1kg)AU$ 5,19AU$ 5,17
Batata (1kg)AU$ 3,41AU$ 3,63
Cebola (1kg)AU$ 2,62AU$ 2,62
Transporte público (unitário)AU$ 4,60AU$ 4,80
Aluguel 01 quarto no centroAU$ 1.772,73AU$ 1.800,00
Energia/água/lixo (mensal)AU$ 170,59AU$ 202,21

Em conclusão, o custo de vida nas duas cidades é bem parecido e os salários médios também são similares.


Salário médio nas duas cidades australianas

Antes de tudo, saiba que a Austrália possui um dos maiores salários mínimos do mundo!

A remuneração salarial média em Brisbane é de AU$ 5.287,25 e em Gold Coast na Austrália é de AU$ 4.937,05.


Arte e cultura em Gold Coast na Austrália

O Home of the Arts (HOTA) é a principal infraestrutura cultural na cidade. Conta com teatro e cinemas, além de uma movimentada programação de apresentações artísticas e musicais. 

A Gold Coast City Art Gallery  também é uma opção para apreciar artes visuais, pinturas e esculturas. 

Todos os anos, Gold Coast recebe o Festival Bleach em agosto, com a homenagem e participação de alguns dos artistas mais conhecidos da região. 

Tem dança, peças de teatro, ópera, espetáculos de música, apresentações circenses e muito mais atrações para o delírio dos quase 500 mil espectadores.


O que fazer em Gold Coast na Austrália

Aqui você vai desvendar os principais pontos turísticos e coisas incríveis para fazer por lá, como por exemplo as praias de Gold Coast. Confira nossa lista!

Fale com nossos especialistas via Whatsapp

  • Pegar altas ondas em Surfers Paradise, um um dos bairros mais famosos
  • Sair para os bares nos fins de semana e aproveitar a agitação da vida noturna
  • Conhecer os diversos parques temáticos e estúdios
  • Explorar as praias de Gold Coast 
  • Saber mais sobre o universo cinematográfico no estúdio Village Road Show
  • Conhecer a tranquila praia de água doce em Burleigh Heads
  • Se hospedar no tradicional hotel Surfers Paradise
  • Visitar o Borders Range National Park
  • Assistir aos espetáculos gratuitos artísticos e musicais ao ar livre
  • Fazer trilhas e caminhadas pelas florestas
  • Visitar maior museu do hemisfério sul, o The Wax Museum
  • Bater perna pelas lojas de departamentos e galerias para fazer compras
  • Participar de um típico luau na praia
  • Explorar o Parque Nacional de Lamington
  • Assistir shows de música ao vivo e de festivais de música (na praia)
  • Subir no alto da torre Q1 e admirar o visual panorâmico do horizonte


Praias de Gold Coast

Apesar de Gold Coast ser a oitava Reserva Mundial do Surfe, o intercâmbio na Austrália não proporciona apenas climas tropicais banhados de surfistas por lazer.

Com um litoral de mais de 70 km de extensão, o local sedia regularmente competições mundiais de surfe e recebe diversos esportistas famosos. 

Nos últimos dez anos, por exemplo, cinco temporadas do mundial Billabong Pro foram vencidas pelos campeões nas praias de Gold Coast


Conheça as 10 melhores praias de Gold Coast para curtir

  • The Spit
  • Currumbin Creek
  • Snapper Rocks
  • Rainbow Bay Beach
  • Kirra
  • Tallebudgera Creek
  • Burleigh Heads
  • Surfers Paradise
  • Miami Beach
  • Broadbeach 
  1. The Spit não é uma praia tão visitada por turistas, sendo mais popular somente entre os surfistas. É tipo um pico de surfe mais escondido, ainda desconhecido entre visitantes.
  1. Currumbin Creek é uma praia onde tem um rio que deságua no mar. Bem tranquila, é ideal para passear com cachorros, remar, fazer canoagem, nadar em água doce ou simplesmente relaxar.
  1. Snapper Rocks é um paraíso dos surfistas que sedia várias competições. Próxima a Rainbow Bay Beach, tem muitas pedras que, dependendo da maré, abrigam algumas piscinas naturais deliciosas!
  1. Rainbow Bay Beach é mais uma das praias de Gold Coast para o surfe! Está entre Kirra e Snapper Rocks, tem ondas perfeitas, que atraem surfistas de todas as partes da Austrália. E o pôr do sol ali é simplesmente deslumbrante.
  1. Junto com Snapper Rocks e Rainbow Bay Beach, Kirra é outra praia perfeita para o surfe e que também recebe campeonatos internacionais. A areia branca e fina compõem um cenário ideal para curtir o sol e as águas cristalinas.
  1. Igualmente a Currumbin Creek, Tallebudgera Creek é o cenário perfeito para desfrutar das águas doces de um rio junto ao mar. Para visitar, convém observar os horários da maré, pois pode variar bastante e acabar ficando quase seco.
  1. Burleigh Heads é uma praia que no passado era frequentada somente pela galera do surfe. Atualmente, é bem popular entre turistas e moradores locais. 
  1. Também tem um visual sensacional e é mais urbana, com quiosques que vendem até açaí! Já pensou em saborear um bowl da iguaria brasileira em plena Austrália?!
  1. Além disso, ali próximo fica o Parque Nacional Burleigh Heads com uma imensa área de floresta tropical na beira do mar, perfeita para trilhas e caminhadas.
  1. Surfers Paradise é a praia mais famosa e popular de Gold Coast na Austrália. Até rola umas ondas mas não é a melhor opção para surfar. É mais uma opção para badalar, ver gente bonita e curtir o sol. 
  1. Durante o dia, o pessoal curte a praia e à noite, a moçada passeia pelo centrinho em busca dos melhores bares e restaurantes, festas e baladas.
  1. Calma aí, você não está nos Estados Unidos! Miami Beach é bem movimentada e a preferida das famílias locais em Gold Coast. Nos fins de semana à noite, recebe eventos de música e gastronomia.
  1. Broadbeach é quase a continuação de Surfers Paradise. Mas é bem tranquila e vazia. É mais um local sem badalação, perfeito para curtir a natureza, relaxar e aproveitar bons momentos entre amigos e familiares.


Parques de diversões, aquáticos, temáticos e estúdio em Gold Coast na Austrália

Além da natureza exuberante, das praias de Gold Coast e da atmosfera que motiva a prática de atividades ao ar livre, a Costa Dourada conta com grande variedade de atrações, como parques de diversões, aquáticos e temáticos.

Selecionamos para você, uma lista com as 13 melhores opções de parques e estúdio para você visitar, brincar e se divertir com a galera! Veja só:


Principais parques de diversões, temáticos, aquáticos e estúdio em Gold Coast na Austrália

  1. Parque aquático Sea World
  2. Parque temático e de diversões Warner Bros. Movie World
  3. Parque aquático GC Wave  
  4. Parque aquático Wet´n Wild Gold Coast
  5. Parque aquático The Rock Pools
  6. Parque temático Dreamworld
  7. Parque aquático e temático Whitewater World
  8. Parque temático e de diversões Nickelodeon Land
  9. Parque aquático Castaway Bay
  10. Parque aquático CG Aqua Park
  11. Parque temático Infinity Attraction
  12. Parque temático Adrenalin Park
  13. Estúdio Village Road Show


Principais pontos turísticos em Gold Coast

Além das praias de Gold Coast, dos parques de diversões, temático e aquático, das áreas naturais para explorar, a Costa Dourada tem atrações turísticas que valem a pena serem visitadas durante o seu intercâmbio na Austrália.

Confira os principais pontos turísticos de Gold Coast na Australia

  • SkyPoint Observation Deck – é um mirante que fica nos andares 77 e 78 do Q1 Building, a quase 100 metros de altitude, um dos mais altos edifícios residenciais do mundo. 
  • Ripley ‘s Believe It or Not –  é a tradicional franquia mundial de museu de coisas interessantes e bizarras. Sempre vale a pena visitar, seja onde for!
  • Hard Rock Cafe Surfers Paradise – outra franquia internacional de bares temáticos, possui artefatos de artistas e tem todo um clima descolado, como a galera do surfe gosta.
  • Point Danger – é uma região à beira mar onde tem um farol e um monumento em homenagem ao famoso navegador capitão James Cook. O visual é de tirar o fôlego!
  • Passeio de barco – há muitas opções para navegar nas águas salgadas e doces de Gold Coast na Austrália. Você pode optar desde a adrenalina dos passeios em lanchas rápidas até o conforto dos cruzeiros com refeições incluídas.
  • Currumbin Wildlife Sanctuary – é um tipo de zoológico onde o visitante pode interagir com alguns animais. Sem dúvida, as maiores atrações são os animais tipicamente australianos, como cangurus e coalas.
  • Village Road Show – do lado do Parque Temático Warner Bros Movie World, conta com oito estúdios, salas de edição, escritórios de produção, locais para figurinos, oficinas, dentre outros departamentos. É gigante, sendo um dos maiores do hemisfério sul.


Programa de intercâmbio na Austrália

Bem, após você conhecer todas as opções para aproveitar ao máximo tudo o que fazer em Gold Coast, que tal descobrir as incríveis oportunidades para estudar e morar na Austrália?

Dentre as opções, você vai entender como é o programa para estudar e trabalhar em Gold Coast na Austrália, uma das modalidades de intercâmbio na Austrália mais desejadas por estudantes brasileiros.

Tipos de intercâmbio em Gold Coast na Austrália

Curso de idiomas

Inicialmente,  o programa de intercâmbio na Austrália com curso de inglês está disponível para estudantes a partir de 16 anos de idade, com passaporte válido para todo o período da viagem..

O curso abrange todos os níveis de fluência do idioma, recebendo alunos desde o nível iniciante até o mais avançado.

A duração do programa pode ser a partir de duas semanas e a carga horária de aulas é de 15 horas a 40 horas semanais. 

As aulas são completas e incluem todo o conteúdo teórico, além de muitas atividades práticas, como visitas e eventos.

Nesse sentido, potencializam a interação entre os participantes, professores e nativos, facilitando o aprendizado do novo idioma.

A hospedagem durante o intercâmbio na Austrália pode ser realizada em duas opções principais: casas de família (Host Family) e residências estudantis. 

A acomodação em uma Host Family inclui refeições e a utilização dos serviços da casa. É obrigatória para os participantes menores de 18 anos de idade.

O aluno mora com uma família local e tem a oportunidade de vivenciar o cotidiano da comunidade, praticando o inglês constantemente.

No caso das residências estudantis, o estudante mora com outros alunos estrangeiros e compartilha a autonomia e as obrigações de manter uma casa, como pagar contas, dentre outras.

É indicado para quem tem um perfil mais independente e confere o desenvolvimento da autoconfiança e da responsabilidade, além da ampliação do networking internacional. 

High School

O programa de intercâmbio na Austrália com High School é destinado aos alunos adolescentes que querem cursar o ensino médio no exterior.

Nesta modalidade de High School Distrital, o aluno escolhe uma área de Gold Coast e aponta três opções de escolas públicas, sendo direcionado para uma delas. As datas de entrada são em janeiro e fevereiro, ou em julho. 

A acomodação é em casas de família e o estudante brasileiro pode utilizar os créditos cursados no exterior para descontar da sua carga horária quando retornar ao Brasil. Assim, não perde o ano!

Por fim, um grande diferencial deste programa de intercâmbio na Austrália com High School da IE é que o aluno recebe um treinamento de Psicologia Intercultural com a Andrea Sebben, maior referência do país no assunto. 

Definitivamente, este programa é perfeito para o enriquecimento cultural do aluno, além de promover grande interação com a cultura local, ampliar o networking e facilitar o aprendizado do novo idioma.

Curso profissionalizante

Os programas com cursos profissionalizantes são elaborados para qualificar o estudante no domínio do idioma inglês, além de desenvolver as habilidades técnicas do aluno.

Os cursos profissionalizantes são como cursos técnicos, que abrangem conteúdos específicos e atividades práticas, de acordo com a área de atuação profissional do participante.

A duração é variada, de acordo com os objetivos e as necessidades do aluno.

Conferem a oportunidade de absorção de conhecimentos e procedimentos atualizados, além de proporcionar maior contato com profissionais e professores que são referências mundiais nas suas áreas.

Graduação, MBA

Também é possível cursar o ensino superior em Gold Coast na Austrália, em uma de suas renomadas universidades e colleges, como por exemplo:

  • Universidade Griffith
  • Universidade Bond
  • Universidade Cruzeiro do Sul

Há uma grande variedade de programas de Graduação e Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, nas áreas de Administração, Business, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Tecnologia, Direito e muitas outras.

Os programas de intercâmbio na Austrália para ingressar em uma universidade são mais longos e o intercambista vai precisar morar na Austrália por alguns anos. 

Por isso, exigem uma maior complexidade no processo de admissão, com testes de proficiência no idioma, atestados, comprovantes, visto etc.

Assim, consulte nosso especialista em programas de intercâmbio universitário em Gold Coast na Austrália, ele vai te orientar em todo o processo.

Estudar e trabalhar em Gold Coast na Austrália

Antes de mais nada, com o programa de Estudar e Trabalhar em Gold Coast, o intercambista tem a chance de viver a experiência de morar na Austrália como um habitante nativo.

O mais querido programa de intercâmbio na Austrália é possível porque o governo australiano tem uma política flexível para estudantes internacionais podem trabalhar legalmente no país.

Para participar, o candidato deve estar matriculado em um curso de idiomas com pelo menos 14 semanas de duração. 

A carga horária de aulas do curso deve ser de pelo menos 20 horas por semana e o trabalho é permitido durante todo o período em que o estudante estiver frequentando as aulas.

A carga de trabalho permitida é de até 20 horas por semana durante as aulas do curso e de até 40 horas semanais durante as férias e os feriados.

A remuneração média salarial é de AU$ 16.88 por hora, o que possibilita ao estudante ganhar em moeda estrangeira e, com isso, até ajudar a pagar o intercâmbio na Austrália.

E ainda, se economizar direitinho, dá até para fazer aquela trip maneira e conhecer ainda mais a terra dos cangurus.

Além disso, é necessário apresentar passaporte válido, o Seguro Saúde Governamental OSHC e comprovação financeira.

O visto de estudante deve ser providenciado ainda no Brasil, antes do embarque, e já vem com a autorização para trabalhar legalmente.

O programa está disponível em todas as épocas do ano, entretanto, o melhor período é durante os meses de alta temporada no verão, de dezembro e fevereiro, quando tem mais turistas e as oportunidades de emprego temporário são mais numerosas.

Vantagens do intercâmbio na Austrália para estudar e trabalhar em Gold Coast

Além de todas as vantagens que uma vivência internacional pode gerar para você, participar do programa de intercâmbio na Austrália para estudar e trabalhar em Gold Coast pode mudar a sua vida!

Isto porque você vai ter experiências tão únicas e sensacionais que vão fazer você crescer, se desenvolver e destravar todo o seu potencial pessoal e profissional.

A vivência em um ambiente diferente, fora da sua zona de conforto, vai fazer você aprender a se adaptar às novas realidades, abrir a cabeça para a diversidade cultural e aumentar ainda mais o seu repertório cultural.

Isso sem contar no enorme diferencial que você vai incluir no seu currículo acadêmico e profissional. 

Com certeza, a partir do intercâmbio na Austrália, você vai ocupar um lugar de destaque na multidão e aumentar as suas chances de alcançar o sucesso no mercado de trabalho.

Planeje o seu intercâmbio em Gold Coast na Austrália com a IE

Com mais de 20 anos de experiência no planejamento de programas de intercâmbio e milhares de estudantes satisfeitos, a IE Intercâmbio possui uma equipe especializada para atender você em todas as etapas da sua experiência internacional.


Desde o início, para escolher o destino e o tipo de intercâmbio, até o momento do seu retorno ao Brasil, nosso time estará ao seu lado, orientando, apoiando e motivando a jornada mais importante da sua vida!

Conte sempre com agente, seja para morar na Austrália, estudar e trabalhar em Gold Coast na Austrália ou simplesmente fazer turismo pelas cidades australianas. Nossos consultores vão adorar falar com você e ajudar a realizar o seu sonho!

Referências

https://www.goldcoast.qld.gov.au/Home

https://www.australia.gov.au/