Escrito por: Marcelo Melo

Cidade de Montreal: sobre intercâmbio, cultura e programas no destino

O Canadá é um dos maiores países do mundo em extensão territorial e também um dos mais desenvolvidos. É considerado …

Início » Blog IE Intercâmbio » Cidade de Montreal: sobre intercâmbio, cultura e programas no destino

O Canadá é um dos maiores países do mundo em extensão territorial e também um dos mais desenvolvidos. É considerado bilíngue e as cidades do Canadá são bastante procuradas por intercambistas brasileiros para estudar inglês e francês, principalmente a cidade de Montreal.

Nesse sentido, a cidade de Montreal, que fica na província de Quebec, oferece infraestrutura completa para quem deseja morar no Canadá para estudar inglês ou francês, trabalhar e ainda se divertir muito, com todo conforto e segurança.

Por isso, no post de hoje, vamos te mostrar que a cidade de Montreal é uma excelente opção para o seu intercâmbio no exterior, seja para aprender um novo idioma, cursar o High School ou até mesmo o college no Canadá.

Também é possível ingressar em uma das universidades canadenses, que estão ranqueadas entre as melhores do mundo, a cidade de Montreal é um charmoso destino perfeito para você e seus objetivos! 

Então, neste GUIA super completo, vamos apresentar para você TUDO sobre a cidade de Montreal:

  • Localização
  • População
  • Clima
  • Geografia
  • História
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Pontos turísticos
  • Curiosidades
  • Opções de intercâmbio

Contudo, antes de falarmos da cidade de Montreal, vamos situar você em relação ao Canadá, país onde ela está situada.

Saiba mais sobre morar no Canadá, onde está a cidade de Montreal

Como falamos, o Canadá é o segundo maior país do mundo, atrás apenas da Rússia, e também possui a maior fronteira terrestre do planeta com o vizinho Estados Unidos. 

É mundialmente reconhecido como um país aberto à recepção e acolhimento de estrangeiros, com programas periódicos de imigração e, nesse sentido, conta com ampla diversidade natural, étnica e cultural.

Da mesma forma, o Canadá é também altamente desenvolvido tecnologicamente e possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto (0,929) e a sua moeda é o Dólar Canadense.

Atualmente, é uma Monarquia Constitucional Federal Parlamentarista e, no passado, foi colonizado e dominado pela França e pela Inglaterra, até conquistar sua independência em 1867. 

Sua população é de aproximadamente 38,4 milhões de habitantes. Dentre as cidades do Canadá, a mais populosa é Toronto (com quase 3 milhões) e a capital do país é Ottawa, que possui cerca de 900 mil pessoas.

E ainda, tem um fato histórico que impacta também no intercambista brasileiro: o Canadá é um país que possui duas línguas oficiais e você pode escolher uma entre ambas para estudar.

Isso mesmo, você pode optar por estudar inglês ou francês, que são idiomas oficiais do país e utilizados em algumas das cidades do Canadá.

Porém, em alguns lugares um dos idiomas é falado em maior proporção, mas os dois são considerados oficiais. Logo, é possível também realizar um programa para aprender francês por lá.

Administrativa e politicamente, as cidades do Canadá estão situadas em 10 províncias e 3 territórios, Veja quais são:

10 províncias do Canadá

  1. Provincia de Ontario
  2. Provincia de Quebec
  3. Província da Nova Escócia
  4. Provincia de Novo Brunswick
  5. Provincia de Manitoba
  6. Província da Colúmbia Britânica
  7. Província da Ilha do Príncipe Eduardo
  8. Provincia de Saskatchewan
  9. Provincia de Alberta
  10. Provincia da Terra Nova e Labrador

10 territórios do Canadá

  1. Territórios do Noroeste
  2. Território de Yukon
  3. Território de Nunavut

Agora que você já tem uma noção mais detalhada sobre o país, vamos te ajudar no planejamento do intercâmbio para você morar no Canadá, estudar inglês ou francês.

Vamos desvendar tudo sobre a cidade de Montreal, que abriga, além de outras belezas, o famoso Mont Royal, que deu origem ao seu nome.

A cidade de Montreal é uma das mais benquistas cidades do Canadá e tem o francês como um dos idiomas oficiais, além do inglês.

Isto porque, Montreal é a segunda maior cidade de língua francesa no mundo, perdendo no ranking somente para Paris. Morar na charmosa Montreal também é vivenciar momentos e paisagens tipicamente européias, em plena América do Norte!

Mas não se preocupe porque em Montreal, dá para estudar inglês ou francês, ou os dois juntos, pois dizem que fica ainda mais fácil aprender novas línguas quando você começa a estudar alguma.

Onde morar no Canadá: identifique a localização da cidade de Montreal

A cidade de Montreal está localizada no sudeste do país, na província de Quebec, quase fronteira com os Estados Unidos, a cerca de 170 km (2 horas e meia) de distância da cidade americana de Vermont. 

Assim, é uma das cidades do Canadá mais próximas do limite com os Estados Unidos. Confira no mapa abaixo:

Conheça as características da população na cidade de Montreal

A população da cidade de Montreal é composta por cerca de 1,8 milhões de pessoas, que falam francês, prioritariamente. Aproximadamente 70% utilizam francês como primeira língua, 14% usam o inglês e os demais 16% possuem outra língua materna.

Igualmente a outras cidades do Canadá, os habitantes de Montreal compõem um grupo bastante diversificado etnicamente, com a sua maioria de brancos (87%), afro-canadenses (5%), arabes (3%), sul-asiáticos (1,8%), chineses (1,7%) e multirraciais (1,5%).

Além disso, comunidades de imigrantes provenientes da Irlanda, da Itália, da Grécia, da América Latina, Haiti, Portugal, árabes e judeus convivem harmoniosamente com descendentes franceses e ingleses.

Além de estudar inglês, morar no Canadá e viver em Montreal é, sem dúvida, uma oportunidade sem igual para compartilhar e desfrutar ainda mais o sabor, a cultura, a arte e toda a diversidade do povo canadense!

Confira o clima na cidade de Montreal

Pela sua grandeza territorial, o Canadá possui enorme diversidade climática, com temperaturas extremas em diversas regiões, podendo variar de -35ºC a 35ºC. Mas como o país possui as 4 estações do ano bem definidas, é possível desfrutar do país em todas as estações do ano.

A cidade de Montreal, que fica na província de Quebec, possui um clima considerado como Continental Úmido, com verões quentes e húmidos. O inverno é frio, com bastante neve e vento gelado. 

As estações da primavera e do outono têm um clima muito mais ameno, porém é bastante  suscetível a drásticas mudanças de temperatura em curto período de tempo.

Mas uma coisa é certa: o clima no Canadá é bastante frio para os padrões brasileiros, então não esqueça de colocar os casacos na mala para o seu próximo intercâmbio no Canadá! Confira o clima na cidade de Montreal agora!

Entenda a geografia da cidade de Montreal

Conforme já informado, Montreal fica na parte sul da província de Quebec, cerca de 100 km da fronteira com os Estados Unidos. Seu porto é banhado pelos rios Ottawa e São Lourenço que, através de uma via aquática, dá acesso ao Oceano Atlântico.

Faça seu intercâmbio no Canadá com a IE

A parte mais alta da cidade é o Monte Royal, situado no meio da cidade, é uma colina composta por 3 picos e 232 metros de altitude. 

Como você poderá ver mais abaixo no texto, é uma ótima opção de lazer, principalmente nos meses de inverno, onde é possível esquiar, patinar e praticar várias atividades e esportes de inverno!

Descubra a história da cidade de Montreal

De acordo com a história, o primeiro europeu a pisar na atual cidade de Montreal foi o francês Jacques Cartier, que havia chegado a então denominada Ville-Marie por mar, através do Rio São Lourenço, em 1535.

Fundada em 1642, a pequena Ville-Marie passou a ser chamada de Montreal e possuía cerca de 3,5 mil habitantes. Em meados do século XVIII, em 1760, Montreal foi invadida por forças inglesas e passou a ser controlada pelo império britânico.

Em 1776, foi ocupada temporariamente pelos Estados Unidos durante a guerra da independência, que tentaram conseguir o apoio de canadenses francófonos à causa da independência das Treze Colônias contra os britânicos. 

Em vão, os americanos logo recuaram com a chegada das tropas britânicas, que passaram a comandar o lugar.

Com rápido crescimento, Montreal foi a capital da província colonial do Canadá entre 1844 e 1849, e o centro de uma explosão econômica que atraiu muitos imigrantes de língua inglesa, como irlandeses, escoceses e ingleses. 

Isto tornou o idioma inglês a principal língua da cidade por um curto período de tempo, até a chegada de mais imigrantes franceses nas décadas de 1840 e 1850. 

A partir daí, o idioma francês também passou a ser muito utilizado, consolidando-se como uma das línguas oficiais da cidade de Montreal.

Este desenvolvimento acelerado fez de Montreal a maior cidade da América Inglesa na época e a capital econômica e cultural do Canadá, causando um boom populacional que levou a população da cidade a passar de 16 mil habitantes em 1825, para 50 mil habitantes em 1850.

Entretanto, já no século XX, Montreal foi superada pela cidade de Toronto entre os anos de 1970 e 1980, tanto em termos de quantidade de habitantes como em relevância e desenvolvimento econômico.

A cidade de Montreal e sua economia

Atualmente, a cidade de Montreal é a segunda maior economia do Canadá e a maior da província de Quebec. É um importante centro financeiro, de comércio, serviços, indústria, tecnologia, telecomunicações, entretenimento, relações internacionais e  cultura.

No setor financeiro, Montreal sedia a mais antiga bolsa de valores do país e os escritórios dos principais bancos nacionais e internacionais, além de empresas como Bombardier, Canadian National Railway, Air Canada, Cirque du Soleil, dentre outras.

O setor aeroespacial é igualmente bastante relevante para a economia local e Montreal sedia a Agência Espacial Canadense, além de outras importantes empresas do segmento, o que potencializa a geração de empregos aeroespaciais.

Nas relações internacionais, a cidade hospeda ainda os escritórios centrais da Organização da Aviação Civil Internacional, da Agência Mundial Antidoping (um órgão olímpico), da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), dentre outras.

O porto de Montreal também contribui significativamente para a economia da região, sendo um dos maiores portos continentais do mundo e um dos mais relevantes no Canadá. Montreal também é reconhecida como um importante centro ferroviário do Canadá.

Na área de entretenimento, Montreal vem se destacando como importante cenário e pólo de produção de filmes e televisão, sediando produtoras, redes de rádio e TV. 

Da mesma forma, a indústria de videogames vem crescendo exponencialmente desde 1997 e, mais recentemente, a cidade vem atraindo desenvolvedores de jogos e renomados estúdios para videogames.

Atualmente, a cidade é uma capital bem desenvolvida e com infraestrutura de alta qualidade, oferecendo serviços públicos e privados de todos os tipos para seus moradores e visitantes. 

Dessa forma, vem atraindo bastante estrangeiros que buscam oportunidades de estudo e emprego nos diversos segmentos na cidade.

Educação em Montreal: excelente para estudar inglês e francês

O sistema de ensino público e privado de Montreal é muito eficiente e dividido em dois segmentos: o que ensina em inglês e o que ensina em francês. Ambas as línguas são consideradas oficiais na cidade e amplamente utilizadas no setor público e pela população.

Nesse sentido, estudar inglês em Montreal é como fazer dois intercâmbios ao mesmo tempo e aprender 2 línguas em uma tacada só! Demais, não é?

A cidade é conhecida por ter a maior população universitária por morador na América do Norte. Isto porque, além de diversas escolas e colleges, Montreal sedia grandes universidades de alto nível, sendo 3 delas reconhecidas em todo o mundo:

  • Universidade McGill (aulas em inglês)
  • Universidade Concórdia (aulas em inglês)
  • Universidade de Montreal (aulas em francês)

Então, se você está pensando em uma graduação ou pós-graduação no exterior, que tal conhecer as nossas condições para estudar em Montreal? Confira com nosso especialista no Canadá.

Manifestações culturais na cidade de Montreal

Montreal é mundialmente conhecida pelos eventos culturais e musicais que organiza, principalmente o Festival Internacional de Jazz de Montreal e o Festival Internacional de Cinema de Montreal.

Outros eventos que você deve assistir quando estiver em Montreal são: o L’International des Feux Loto-Québec (queima de fogos), o Grand-Prix de Montreal, o Igloofest, o Osheaga Festival, o Francofolies Festival, dentre muitos outros.

Esportes na cidade de Montreal

Sem dúvida, os esportes são uma parte importante no dia a dia dos habitantes de Montreal, principalmente após 1976, quando a cidade sediou os Jogos Olímpicos de Verão daquele ano.

Inclusive, o Complexo Olímpico que foi construído naquele ano é uma das opções de atrações para visitar na cidade. A torre Inclinada do Stade Olympique, que tem uma inclinação de 45º, é o maior destaque.

E o mais legal é que, através de um bonde,  dá para chegar no topo e ter uma vista 360° de Montreal.

Dessa forma, por toda a cidade, há uma completa infraestrutura para a prática de diversas modalidades, assim como para assistir a emocionantes e barulhentas competições e partidas.

Sendo assim, o destaque é para o hóquei no gelo, que é o esporte mais popular por lá, seguido pelo futebol americano, basquete, tênis e beisebol, bastante praticados, e o futebol tradicional vem se tornando mais popular com o passar dos anos, sobretudo entre as meninas.

Anualmente, Montreal também sedia o Grande Prêmio de Fórmula 1, corridas da NASCAR, competições de ciclismo, triatlo, dentre outras modalidades esportivas.

Gastronomia na cidade de Montreal

A culinária da cidade de Montreal é um reflexo da diversidade cultural da sua população. Há inúmeros restaurantes que servem pratos italianos, asiáticos, latinos e muito mais opções para quem vai morar no Canadá

Inclusive, a cidade conta com diversos festivais gastronômicos, como o Taste Montreal e o Montréal en Lumière.

Mas vamos apresentar para você uma lista de iguarias tipicamente canadenses, que são uma delícia! Hum, confira abaixo estas delícias que são consideradas como típicas comidas do Canadá:

Pratos salgados mais populares da província de Quebec

  • Bagel – Igualmente a Nova Iorque, Montreal também se orgulha de preparar o melhor bagel! Confira os dois e depois conta pra gente! Na verdade, é o famoso pãozinho salgado, feito de farinha e em formato de anel, que é fervido em água e depois assado. 
  • Peameal Bacon – É um tipo de bacon feito com o lombo do porco e coberto com farinha de milho. É mais tradicional em Toronto, mas também bastante apreciado por toda a província de Quebec.
  • Poutine – É um dos mais tradicionais e populares pratos típicos do país. Está presente em praticamente todas as cidades do Canadá e todo mundo adora! 
  • Nada mais é do que a tradicional batata-frita, salpicada com bastante queijo do tipo coalho e embebida em um molho de caldo de carne (gravy). É de lamber os beiços e brigar por mais!
  • Smoked Meat Sandwich (pastrami) – É preparado com carne bovina, que é curada no sal e especiarias por sete dias, depois é cozida no vapor. O grande toque está no modo de preparo e nas especiarias utilizadas. Também disputa a vaga de melhor do mundo com Nova Iorque!
  • Steak Tartare – Tipicamente francês, é um prato bem popular em Montreal. Basicamente, é feito com carne bovina crua preparada com diferentes especiarias. Mas há variações com peixe e carne de porco. 
  • Tourtière – Como o nosso empadão, possui massa com recheio que pode ser de carne, porco ou frango, bastante temperados e levemente picante. Na província de Quebec, é bem tradicional no Natal, mas também pode ser achada em outras épocas do ano.

Sobremesas mais gostosas

  • Beaver Tail – Em português, significa “rabo do castor”, por causa do seu formato. É feita com massa de farinha de trigo integral, frita em óleo quente, coberta ao gosto do cliente: Nutella, Oreo, maçã com canela, chocolate, pasta de amendoim, dentre outros recheios deliciosos
  • Butter tarts – São tortinhas preparadas com uma massa doce, de farinha, manteiga e açúcar. São recheadas com manteiga, açúcar, ovos e qualquer outro ingrediente, como chocolate, nozes, banana, noz-pecã, pêra, passas, blueberries, ameixas, maçã, abóbora, dentre outros. 
  • Maple Syrup – É um xarope doce extraído da seiva de árvores do gênero Maple, que tem sua folha incorporada à bandeira do país em 1965, como um símbolo do Canadá. Vai super bem com waffles, panquecas, crepes…
  • Nanaimo bar – Sobremesa feita com bolacha wafer com chocolate, creme de baunilha e cobertura de chocolate, em 3 camadas. Pode-se mudar as combinações com café, pasta de amendoim, nozes ou castanha e até coco.

Pontos turísticos na cidade de Montreal

Agora, falando em turismo, se você vai morar no Canadá deve se preparar para conhecer muitos atrativos históricos e culturais interessantíssimos, Mas também, saiba que há opções incríveis de lugares para visitar e coisas para fazer ao ar livre!

Descubra com a gente alguns dos melhores pontos turísticos para você visitar em Montreal.

  1. Montreal antiga – É a região da cidade que abriga as construções mais antigas e tradicionais, muitas ainda do século XVII.
  1. Basílica de Notre Dame de Montreal – Tem mais de 300 anos e conta com um riquíssimo acervo de peças sacras.
  1. Museu Biosphere – Este é um dos principais museus de toda América do Norte que são dedicados ao estudo da biosfera, sem dúvida, um dos maiores cartões postais de Montreal. 
  1. Oratório de São José – Construída em 1917, é uma igreja católica que possui a segunda maior cúpula do mundo, atrás somente da Basílica de São Pedro, que fica no Vaticano. Possui um museu e é visitado por mais de 3 milhões de pessoas por ano.
  1. Mundo Subterrâneo – Para fugir do frio, a cidade elaborou um novo ambiente embaixo da terra: a Underground City, com mais de 30 quilômetros de túneis subterrâneos que conectam prédios, lojas, shoppings, centros comerciais e 14 estações do metrô. 
  1. Bairro Le Plateau de Mont-Royal – É cheio de bares, cafés, eventos e casas noturnas super animadas. Os grafites deixam as ruas bem coloridas e com um clima meio underground e interessante para visitar e curtir.
  1. Museu de Belas Artes de Montreal – Inaugurado em 1860, é um dos mais interessantes atrativos da cidade, com belíssimas exposições, do estilo contemporâneo e moderno ao antigo, e um acervo com mais de 40 mil obras.
  1. Velho Porto de Montreal – Inaugurado em 1830, tem  dois quilômetros de extensão e recebe mais de 6 milhões de visitantes todos os anos, para passear, patinar no gelo, comer, andar de tirolesa, pedalinhos, explorar e aproveitar.
  1. O Bairro Quartier Chinois é a Chinatown em Montreal! Desde 1860, quando imigrantes chineses chegaram na cidade e se instalaram na área, Conta com lojas, restaurantes e diversos estabelecimentos oriundos da comunidade chinesa.

Os parques e as praças ocupam papel de grande importância na lista de pontos turísticos de Montreal. Confira os mais concorridos:

  1. Place d’Armes – É uma charmosa praça em frente à Basílica de Notre Dame,  que tem a estátua de um dos fundadores de Montreal no centro: Paul de Chomedey.
  1. Praça Jacques Cartier – Outra praça tradicional, com lindo jardim e mais de 150 anos, batizada em homenagem ao explorador francês Jacques-Cartier. 
  1. Parque Mont Royal – Durante o inverno, é possível esquiar, patinar no gelo e aproveitar muito a neve fofa que cobre toda a colina. Também é possível alugar bicicletas para conhecer o parque em outras estações do ano.
  1. Jardim Botânico de Montreal – O parque conta com aproximadamente 750 mil m²,  possui 20 jardins temáticos, 10 estufas de exposição e 22 mil espécies de plantas. Foi inaugurado em 1931.
  1. Parque Jean Drapeau em Montreal – É lugar único em Montreal, fica em uma ilha no meio de um rio. É bem grande e dá para aproveitar muito em trilhas, caminhadas, bicicleta, patins, ou simplesmente relaxar ao ar livre.  
  1. Place des Arts – É uma atração obrigatória para desfrutar da vida cultural de Montreal. São diversas opções de shows, espaços culturais, peças de ballet, festivais e grandes espetáculos internacionais que incluem dança, teatro, música e ópera – imperdível!

12 Curiosidades da cidade de Montreal

Desvende em seguida, algumas das mais interessantes curiosidades sobre a cidade de Montreal!

  1. Montreal é a segunda cidade com maior número de pessoas que falam o idioma francês, atrás de Paris, apenas.
  1. Há quase 400 km de ciclovias na cidade e as bicis são um meio de transporte consolidado.
  1. O Igloofest é um festival de música eletrônica que só acontece no inverno, com temperaturas abaixo de 0°C.
  1. Montreal possui a maior cidade subterrânea do mundo.
  1. Normalmente neva nos dias mais quentes do inverno e faz sol nos dias mais frios.
  1. A temperatura pode variar mais de 30ºC no mesmo dia!
  1. Ninguém deixa de ir à escola ou trabalhar por causa da neve. Tudo normal…
  1. No inverno, você pode “perder” seu carro soterrado na neve e levar horas para tirar toda a neve de cima. Tudo numa boa…
  1. Todo mundo tem um par de sapatos extras na escola ou no trabalho, para trocar pelo usado na neve.
  1. Você pode precisar mudar o seu carro de lugar de uma hora para a outra, para limpeza das ruas, conforme aviso da prefeitura.
  1. O nome “Montreal” vem de “Mont Royal”.
  1. Na Universidade de Montreal, as aulas são lecionadas em francês.
  1. Tem um passeio fantasma em Montreal com lendas e histórias mais horripilantes da cidade velha, fantasmas, mistérios inexplicados e lugares assombrados.
  1. A rua Chabanel é um ponto secreto para comprar roupas de grife com preço de fábrica!

Cidade de Montreal: opções de intercâmbio

Todo ano, milhares de estudantes internacionais escolhem morar no Canadá, para estudar na cidade de Montreal (província de Quebec) com o intuito de mudar de vida e seguir crescendo e desenvolvendo habilidades profissionais e pessoais. 

A cidade é um dos destinos mais importantes do país da América do Norte, inclusive se tratando de turismo. Mas, um intercâmbio de qualidade também atrai jovens brasileiros, afinal as oportunidades são muitas, de trabalho, estudo e diversão.

Não é à toa que o país e a cidade em si são cenários para muitos aprendizados e, em outras palavras, a cidade já foi apontada inclusive como uma das melhores para estudar, por toda segurança, tranquilidade e multiculturalidade. 

Ademais, podemos levar em conta também todas as questões que envolvem qualidade de ensino, professores renomados e instituições reconhecidas mundialmente.

E aí, você já imaginou morar no Canadá e fazer um intercâmbio na cidade de Montreal? Já pensou na possibilidade de encarar uma experiência no exterior bem ao estilo canadense de ser? Confira as opções de intercâmbio em Montreal:

Veja os detalhes da modalidade de intercâmbio em Montreal para estudar inglês ou francês:

Este programa é voltado para o aprendizado e aperfeiçoamento do novo idioma, seja inglês ou francês. A carga horária de aulas é de 15 a 40 horas por semana, incluindo atividades interativas que contribuem para o aprendizado e o interrelacionamento dos estudantes.

A infraestrutura das escolas é de altíssima qualidade, oferecendo as melhores condições para os alunos estudarem. Os professores são especializados e nativos no idioma selecionado, o que garante ainda maior consistência no ensino e na compreensão da língua.

A acomodação pode ser feita em casas de famílias locais ou em residências estudantis.

E se o seu objetivo vai além do estudo e da qualificação profissional, o programa de Mochilão é voltado para uma experiência mais curta, como uma viagem independente de turismo. São alguns dias conhecendo diversos pontos turísticos dos mais variados lugares.

Planeje seu intercâmbio para Montreal com a IE

Você viaja com a IE com acomodação, transporte e roteiro inclusos. Ou seja, sem preocupações extras com nada. Curte passeios diversos e conhece pessoas do mundo todo, além de praticar o idioma oficial do programa.

Com a IE você consegue visitar esse e outros destinos, seja para realizar um intercâmbio ou mesmo para curtir uns dias de folga, sacou? 

Por isso, seja para morar no Canadá, ou para uma experiência de trabalho e/ou estudo, tenha em mente pelo menos qual a sua disponibilidade de tempo, o que você deseja alcançar com o intercâmbio e uma listinha com opções de destinos e pontos turísticos que deseja visitar.

Em suma, que tal aproveitar as condições diferenciadas da IE Intercâmbio e confirmar o seu embarque para a cidade de Montreal hoje mesmo? Seja para estudar, trabalhar ou para turismo,  converse com um de nossos consultores e compartilhe suas preferências e objetivos.

Fale com nossos especialistas via Whatsapp

Referências

https://www.mtl.org/en/plan/visitor-information

https://www.canada.ca/en.html